TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE: VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E SUAS RELAÇÕES COM O OUTRO

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE: VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E SUAS RELAÇÕES COM O OUTRO [pic 1]

Haroldo Mitsuaki Suzuki

Ivana Hellen dos Santos Gonzaga

Naziara Moreira de Lima

Professor: Lucas Cerqueira Moreira Alves

 Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Curso: Gestão Financeira (GFI0089/1) -Fundamentos e Teorias Organizacionais.

04/11/2017

RESUMO

Após as leituras de diversos textos, livros e artigos, com objetivo de escrever esse paper que abordar sobre a experiência de Hawthorne, experimento realizado por Mayo e seus colaboradores em uma empresa onde teve vaias fases. Relata ainda acerca das relações humanas, sendo Elton Mayo considerado o criador da escola da teoria das relações humanas na administração, que nasceu da obrigação de humanizar a Administração.

Palavra- chaves: Experiência. Teoria. Relações humanas

INTRODUÇÃO

 A teoria das relações humanas tem suas procedências nos Estados Unidos, em decorrência das experiências de Elton Mayo, chamadas Experiências de Hawthorne. Ela ocorreu em Chicago na cidade que deu o nome a experiência. A experiência de Hawthorne iniciou-se em 1927.

Elton Mayo que resguardar-se a questão da precisão psicológica do indivíduo de compreender quanto componente de um grupo igualitário. Anseia expor, que longe da gratificação financeira é imprescindível que a organização defenda a colaboração e a relação ao grupo social. Mediante abordou a difundir o competente Elton Mayo a concepção do indivíduo no trabalho, alimenta uma reservada relação através da motivação, à sociabilidade e a pretensão contornam-se órgãos imprescindíveis para prover ao sujeito a efetivação pessoal.

Então assim sendo as relações entre os indivíduos e essas organizações ficaram mais humanas e democráticas, aonde se ativaram as inquietações com os aspectos psicológicos e sociológicos, principiando deste modo a aplicação de conceitos assim como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a diálogo e repasse de conhecimentos. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.

2 Da Experiência para a valorização do ser humano.

Foi no ano de 1927 a 1932 que foi realizada na fábrica Western Electric Company pelo George Elton Mayo e seus contribuintes a experiência de Hawthorne na cidade de Chicago. O experimento era observar acerca da luminosidade no ambiente do trabalho dos operários, mais a frente estendeu sobre analise sobre o esfalfamento, efeito das condições de trabalho sobre a produção do pessoal e os acidentes no trabalho.

 Vale salientar que a fábrica Western Eletric Company, já priorizava uma política de qualidade para seus funcionários, onde não estavam preocupados em aumentar a produção, mas com o bem estar dos seus colaboradores.

Essa pesquisa teve quatro fases. Na primeira fase fez a observação de duas equipes de funcionárias para realizar os mesmos cargos sob as mesmas categorias de trabalho: o primeiro grupo havia uma iluminação modificável já o segundo grupo havia iluminação fixa. Os pesquisadores não depararam com nenhuma semelhança dentre a iluminação e a operosidade, entretanto a experiência de uma modificação psicológica. Então nesta ocasião onde essa fase eles assinalaram que fator psicológico tem afetado a atuação das operárias e, por analisar isto como contraproducente, apostaram encerrar este fator da experiência.

Na segunda etapa, a primeira equipe havia seis moças, onde cinco delas preparavam os equipamentos e a sexta era direcionada para prover as peças indispensáveis ao serviço. Na primeira equipe na pesquisa foi organizada em 12 fases e averiguou se que as moças importavam com uma supervisora, pois há avaliavam afável, ao oposto da equipe dois; o lugar amistoso acrescentava o contentamento no trabalho; tornaram-se amigas; ampliaram finalidades corriqueiras como acrescentar a produção.

Na terceira etapa os estudiosos consentiram de avaliar as qualidades físicas e deram preferência as relações humanas no trabalho. No ano de 1928, iniciou um programa onde havia o alvo de escutar propostas e reconhecer melhor os anseios das servidoras nos afazeres e no ano de 1931 as mesmas já constituiu a alvedrio para expressar livremente.

Em sua quarta etapa da experiência era observar a disposição sumária das operárias e o como era organizada a remuneração de acordo com que era produzido por cada grupo. Verificou que existia uma qualidade de dependência recíproca no grupo. Foi analisada a afinidade entre a organização designada pelas próprias funcionárias e a protocolada da empresa.

Nesta experiência de Hawthorne apontou que a condição da produtividade é verificada através da disposição social do patrão e não o fisiológico; o desempenho do sujeito se sustenta na equipe; as indústrias são formadas por coligações igualitárias informais que deliberam a conduta e diferentes exterioridades respeitáveis à produção; a concepção das relações humanas consente um ambiente saudável aos servidores; a especialização dos afazeres não é garantia de ação, os trabalhadores modificam de papel para impedir a monotonia; os meios emocionais tem direito a cautela.

Foi a partir da experiência Hawthorne que passamos a observar os princípios básicos nas relações humanas e também deu procedência ao que se institui de “efeito de Hawthorne”. A experiência de Hawthorne acabou sendo suspensa de 1932 por falta de recursos financeiros, entretanto suas conclusões foram fundamentais para que muitos dos princípios básicos da teoria clássica da administração fossem revistos.

2.1 Teorias das Relações Humanas: O Princípio do descobrimento de que o ser humano era uma pessoa humana e sensível.

De acordo com Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvidos por Elton Mayo e seus colaboradores.

 Com a enorme crise nos Estados Unidos no ano 1929, deu as possibilidades de advento da teoria das relações humanas, que já analisava o funcionário como um sujeito com obrigações adequadas de intervir na produção. Do mesmo modo com a crise, os trabalhadores permaneciam afrontados quantos indivíduos que agiam de maneira necessariamente automática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com