TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Comportamental & Tomada de Decisão

Por:   •  22/8/2022  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Atividade final        

Matriz de atividade final

Disciplina: Economia Comportamental & Tomada de Decisão

Professor: Fabricio Stocker

Aluno: Andreia de Sena

Turma: ONLO21QL-LGCLV2122 – 303218/2021

Situação 1 - Decisão rápida e intuitiva

Identifique uma situação em que você, membros da sua equipe, ou até mesmo clientes, se depare com a necessidade de tomar uma decisão rápida e intuitiva. Relate essa situação de forma resumida. Após o relato identifique os seguintes pontos: Ponto 1) quais vieses e heurística (de quem estiver tomando a decisão) podem estar influenciando essa decisão; Ponto 2) Com relação a arquitetura de escolhas, como você poderia aplicar o conceito de nudge para propiciar uma melhor tomada de decisão (insira o nudge na arquitetura de escolha).  

Situação de decisão 1

No orçamento para telha, 90% dos clientes pedem que o isolante térmico seja o Isopor (EPS).

Como essa solicitação em PIR, sendo que o produto oferecido é mais caro.

Ponto 1 – Viéses na tomada de decisão : quais vieses e heurística (de quem estiver tomando a decisão) podem estar influenciando essa decisão

É desconstruir a informação sobre que o “isopor”  que na verdade éuma marca, o nome certo do produto é EPS, ou seja, a informação que o cliente trás é influenciado de forma empírica, conhecimento adquirido  através de experiencias vividas anteriorente ou transmitida por alguém, que quando desconstruída gera incerteza daquilo que achava queera o correto.

Ponto 2 – Aplicando o Nudge

Mostrar que a forma de produção é diferente, enquanto uma é colada (EPS) a outra é injetada por termofusão (PIR), através de vídeos, visita na fábrica e amostras.

Apresentar o vídeos com teste de fogo, demonstrando que o EPS em contato com o fogo derrete e o PIR não propaga chamas.

Apresentar laudos de qualidade, aonde é aceito por seguradoras e bombeiros.

Visita em obras já instada os produtos.

Situação 2 - Decisão analítica

Identifique uma situação em que você seja responsável por uma decisão complexa e/ou estratégica, e por isso, você precisará apresentar uma árvore de decisão para discutir as alternativas e possíveis consequências desta decisão. Relate a situação e o problema da decisão de forma resumida.

Considerando os níveis de incerteza, risco e futuros alternativos, estruture em uma árvore de decisão as possíveis alternativas e consequências destes diferentes caminhos da decisão. Caso tenha informações e dados quantitativos, apresente também a probabilidade de cada uma das alternativas e seus resultados.  Ao final, não esqueça de indicar qual seria a melhor decisão frente à arvore de decisão apresentada. 

Situação de decisão 2:

Sou uma consumidora e tenho que decidir qual cobertura térmica será mais viável ao meu comércio, sendo que em pesquisas temos as telhas produzidas com isolante térmico de PIR e EPS.

Árvore de Decisão:

[pic 3]

Decisão Final:

Analisando os dados entre as duas propostas:

Comprando a telha em EPS, vou pagar mais barato, porém o tempo de garantia é menor e não possui laudo técnico contra fogo.

Comprando a telha de EPS, vou pagar R$ 80,00 mais caro por m2, porém a garantia é maior e com o laudo técnico posso apresentar a seguradoras e obter desconto.

Por se tratar de um comércio vejo como mais viável optar pelo telhado em PIR, pois os estudos mostraram que o produto tem mais qualidade frente ao EPS.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (806.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com