TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  14/12/2017  •  Resenha  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto de Lançamento de Novo Produto

Empresa Hair-va-Mate

Outubro / 2017

[pic 2]


Disciplina: Economia Empresarial

Turma: 09-07 / Online

TÓPICOS DESENVOLVIDOS

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        Desenvolvimento        5

2.1        Atributos de um projeto de investimento        5

2.1.1        Payback simples        6

2.1.2        Payback descontado        6

2.1.3        Razão benefício-custo        6

2.1.4        Índice de lucratividade        6

2.1.5        Taxa interna de retorno (TIR)        7

2.1.6        Valor presente líquido (VPL)        7

2.2        Principais fontes de financiamento        7

2.3        Estruturas de mercado mais relevantes        8

2.4        Órgãos governamentais reguladores do mercado        9

3.        Considerações finais e recomendações        11

4.        Referências bibliográficas        12

  1. INTRODUÇÃO

Nos negócios a competição está cada vez mais acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes, os produtos tem um menor ciclo de vida, assim a empresa precisa manter sua posição no mercado e assim lançar novos produtos constantemente para acompanhar essa rápida mudança. No processo de manter-se no mercado e crescer a empresa Hair-va-Mate busca a diferenciação nos produtos  e utiliza da melhor forma os recursos financeiros e físicos.

Se a empresa conseguir sustentar e obter algum tipo de diferenciação, conseguirá tornar-se uma concorrente acima das demais (PORTER, 1980).

Nos últimos anos o nicho de cosméticos obteve o primeiro lugar de consumo entre os brasileiros e suas principais causas foram uma política de baixos preços de marcas populares e também produtos diferenciados para o público mais exigente.

  1. Desenvolvimento

O relatório tem como objetivo apresentar os atributos do projeto para o lançamento do novo produto da empresa Hair-va-Mate, durante o trabalho serão especificados as vantagens e desvantagens para melhor desenvolvimento desse projeto.

Como afirmam Khurana e Rosenthal (1997), a incapacidade de integrar uma estratégia do produto e uma estrutura organizacional, com uma clara identificação das necessidades dos clientes e um bom plano do projeto pode, muitas vezes, levar ao fracasso na implementação de um novo produto.

  1. Atributos de um projeto de investimento

Para executar o processo de planejamento financeiro a empresa Hair-va-Mate deverá se importar com alguns pontos importantes entre eles o fator de risco que engloba o aumento da concorrência, a elevação nos custos de mão de obra, os impostos, as mudanças no gosto dos consumidores, o surgimento de produtos substitutos.

E outro ponto a ser analisado são os fatores de incerteza como por exemplo a queda na renda da população, mais especificamente a que consumirá o novo produto, agravamento da inflação no país. Segundo Baxter (2000, p.82) “Na atividade de desenvolvimento de novos produtos, a incerteza é alta na fase inicial. Você não tem uma idéia clara do que resultará, como vai ser feito, quanto custará e qual será o grau de aceitação dos consumidores”

Para o lançamento do novo produto é importante a orientação para o mercado, ou seja, a diferenciação marcante do novo produto sempre almejando antecipar os concorrentes, apresentando características novas ao consumidor e que serão perceptíveis ao mesmo.

De acordo com Kotler (1998, p. 62), os maiores riscos no desenvolvimento de novos produtos são pelas “[...] mudanças das necessidades e gostos dos consumidores, às novas tecnologias, aos ciclos de vida dos produtos mais curtos e ao aumento da concorrência doméstica e estrangeira”. Além disso, os recursos investidos em novos produtos que fracassam no mercado dificilmente serão recuperados.

Com o grau de importância no desenvolvimento do novo produto da empresa Hair-va-Mate, precisa ter uma avaliação complexa do mercado brasileiro, onde o novo produto será lançado, o principal público alvo são as mulheres, abaixo listados os principais métodos de avaliação do projeto:

  1. Payback simples

Definição de Payback simples é "(...) o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado” (LUNELLI, 2011). A principal vantagem desse método é a sua simplicidade e rapidez, mas as desvantagens são inúmeras, entre elas não ter conhecimento do cash flows que exceda o período do projeto, não leva em conta a depreciação do investimento e não considera o valor do dinheiro no tempo

  1. Payback descontado

Esse método é semelhante ao o payback simples, a diferença é um adicional de taxa de desconto antes de realizar a soma dos fluxos de caixa, em geral será a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), conseguindo dessa forma avaliar o período de tempo de recuperação do investimento, continuando de forma simplificada, mas desconsidera os fluxos de caixa após o período da análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (242.4 Kb)   docx (681.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com