TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  6/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

1-) Qual dessas demandas é mais sensível a variação de preço:

a-) Demanda por um tipo específico de refrigerante como tônica diet, ou

b-) Demanda pelos refrigerantes em geral (toda a categoria)?

R.: Item ‘b’ é mais sensível, pois para o item ‘a’ por ser um tipo específico de refrigerante, no caso tônica diet, podemos relacionar o consumo desse produto, por ele ser muito característico, a um público fiel.

2-) A demanda das famílias por energia elétrica é, provavelmente, pouco sensível aos preços. Pelo menos em um horizonte curto de tempo (por exemplo, por um ano). Mas, em um prazo mais longo (por exemplo, cinco anos), é possível que as famílias reajam mais, reduzindo o consumo em caso de alta continuada de preços. Dito isso, responda: por que as demandas em geral tendem a ser mais sensíveis a preços no longo prazo?

R.: Em geral devido ao tempo necessário para as adaptações. No longo prazo, havendo de forma continuada a alta de preços, a tendência é que mudanças sejam implementadas afim equilibrar as contas do orçamento. Nesse exemplo específico da energia elétrica, no curto prazo é bem improvável que se consiga adotar medidas para reduzir o consumo, como por exemplo a instalação de um sistema alternativo de geração de energia (fotovoltaica por exemplo) ou mesmo a substituição dos equipamentos que consomem a energia por equipamentos com melhor rendimento e mais econômicos, pois em ambos os casos precisaria dispor de orçamento para executar tais medidas, o que tende a ser mais viável e exequível não a curto prazo.

3-) Um jovem estudante resolveu gastar sempre 10% de sua renda semanal com gasolina. Supondo que os preços do combustível não variem, mas que ele tenha alterações constantes em sua renda, qual o valor numérico de sua elasticidade-renda?

R.: O valor numérico da elasticidade-renda nesse caso é maior que zero, pois gasolina pode ser enquadrada na categoria de bens ‘top’, onde a demanda vai variar no mesmo sentido que a variação da renda – se aumenta a renda, aumenta também a demanda por esses produtos; se a renda cai, a demanda por esse produto também irá cair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com