TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

1) Considerando a década de 1980, no que tange à Política Econômica Brasileira, trace um paralelo entre Política Ortodoxa e Heterodoxa.

R: De modo a resumir, tivemos diversos fatores que atenuaram a crise econômica que se iniciou durante a década de 1970 e perdurou até o final da década de 1990. Desde o início do regime militar, houve um trabalho atenuante no combate à inflação, que já era proveniente de outros momentos da história e com isso, se teve a criação do Banco Central do Brasil (Bacen) que prezava pela solidez do mercado e pela moeda forte.

No entanto, durante as 3 décadas passadas a década de 1990, o governo adotou medidas de inspiração keynesiana (ortodoxa) com o aumento de investimentos nas empresas estatais. O investimento estatal e aqui, onde vemos o forte investimento estatal na indústria pesada, petroleira/petroquímica/produção de energia/etc.(abordando uma economia heterodoxia), o que elevou a taxa média de bens duráveis de consumo, que no período, obteve um aumento de 5,5%. Dentre os diversos fatores que auxiliaram para a crise econômica, o Crash de 1971 foi um dos principais, sendo a segunda maior bolha financeira que atingiu o país. Com isso, gerou um sentimento de precaução e de desconfiança, que sofreu piora em virtude da crise do petróleo e do aumento da dívida externa no começo da década seguinte.

Com isso, no início da década de 1980, na virada da década, ocorreu a alta internacional dos juros, o que elevou a dívida externa nacional, tornando o Brasil o maior dependente de empréstimos estrangeiros. Diante disso, houve a contração de US$ 90 bi em dívidas que era usado 90% das receitas provenientes das exportações nacionais, deixando assim, o país em uma fortíssima recessão até a década de 1990.

2) Explique de que forma, no Governo Collor, o Brasil se abriu para o mercado mundial.

R: O planejamento contra a hiperinflação, herdado do governo Sarney, o Plano Collor I deu início à abertura comercial/mercado mundial do país.

O Plano Collor I é bastante relembrado pelo confisco das poupanças, o congelamento de salários e preços, no entanto, ocorreram outros aspectos importantes, como a abertura comercial do país, com a redução gradativa das tarifas de importação, que trazia a ideia de que com os produtos importados a um preço menor, a produção nacional seria forçada a reduzir o preço dos seus produtos e melhora a qualidade dos mesmos. Uma das principais ideias da abertura para o mercado externo era a capitalização de investimentos estrangeiros no país e o estímulo ao desenvolvimento da indústria nacional. O Plano Collor I é marcado justamente, pela implementação da política de abertura do mercado nacional às importações e pelo início do Plano Nacional de Desestatização (PND), que visava a privatização de diversas estatais.

3) Quais os objetivos das Políticas Econômicas do Governo?

R: Trata-se de atuações governamentais (Estado) que aspiram a contribuição para a economia nacional tendo assim, a instalação de metas de curto a longo prazo por parte do Estado.

Tendo isso, podemos citar como exemplo 4 principais Políticas Econômicas do Governo, sendo elas.:

• Política Cambial: Tem por objetivo o equilíbrio das contas externas e sobretudo a taxa de câmbio do país. Em outras palavras, isso se trata da quantidade de moeda nacional necessária para adquirira uma moeda estrangeira (proveniente de um Estado estrangeiro) como o dólar norte-americano (USD), tratando-se da conhecida reserva de moedas, proveniente do Banco Central do Brasil (Bacen), onde se tem uma influência direta com as importações e exportações, por exemplo. Nos dias atuais, com a desvalorização do Real (BRL) e a valorização do Dólar (USD), um produtor agrícola que exporta ao mercado externo, exporta na moeda norte-americana e que, com a desvalorização do Real, recebe a mais do que a moeda nacional, por exemplo.

• Política Fiscal: O principal objetivo o equilíbrio das contas do governo (Estado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com