TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  19/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 9

Questão 1 – Certamente, você já teve de realizar uma escolha quando da necessidade de alocação de um recurso pessoal, como a sua renda ou o seu tempo.

Quais foram o(s) custo(s) de oportunidade que você teve ao realizar essa escolha?

O Custo de Oportunidade é tudo aquilo que vc abre mão quando faz uma escolha de destinar capital ou tempo para outro caminho. Já que Capital e Tempo são bens finitos, há de se escolher (fazer um trade-off) entre as opções de destino desse bem: Manter o dinheiro no banco e alocar seus esforços em outra causa, ou, investir seu dinheiro e tempo em um projeto? Para isso ele precisará ponderar os custos de oportunidade: •Caso ele opte por manter o dinheiro no banco, o custo de oportunidade será o lucro desse projeto que poderia ter sido promissor; •Caso ele opte por investir seu dinheiro no projeto, o custo de oportunidade será o rendimento e a segurança de ter seu dinheiro no banco.

Questão 2 – Um executivo está decidindo se executa ou não um novo projeto para o qual será alocado determinado capital disponível da empresa.

Vamos supor que os juros praticados no País estejam sofrendo um forte aumento. Como esse mecanismo pode afetar a decisão de implementar esse novo projeto?

Por ser um projeto financiado pela iniciativa privada podemos prever que a motivação final e principal é o lucro. O aumento dos juros gera, como consequência, o aumento do custo desse projeto. Caso o lucro que será obtido através desse projeto não supere o custo dele (após o aumento dos juros) é provável que o projeto seja descontinuado, uma vez que um executivo não investiria recursos e capital para executar um projeto que, ao final, não o trouxesse lucro que superasse toda sua despesa. Por exemplo: uma empresa que pretende abrir um novo parque fabril. Terá uma despesa de 5 milhões nesse projeto, porém terá seu retorno e recuperará seu investimento em um espaço de tempo considerado razoável. Caso os juros sejam altos, elevando o custo do projeto de 5 para 10 milhões, o retorno desse investimento tardaria um prazo considerado expressivo e provavelmente inviável. (Receita Marginal x Custo Marginal)

Questão 3 – Se você fosse o produtor de um bem, preferiria que a demanda desse bem fosse inelástica ou elástica? E se fosse o consumidor desse bem, o que preferiria? Justifique a sua resposta.

Como Produtor preferiria que a demanda fosse inelástica (elasticidade-preço é menor que 1) pois apesar das variações de preço os consumidores continuariam comprando, gerando apenas pequenas alterações na demanda, me garantindo mais liberdade para explorar o lucro.

Como Consumidor preferiria que a demanda fosse elástica (elasticidade-preço é maior que 1) pois garantiria preços menores e mais estáveis, já que caso aumentem o preço, haverá uma queda considerável na demanda do mesmo, mantendo-os equilibrados e dentro de um “teto”.

Questão 4 – Que mecanismo fez com que, no final de 2019, a peste que atingiu a produção chinesa de suínos impactasse o preço da carne no mercado interno brasileiro? Descreva-o.

Em 2019, o Brasil, por conta da peste suína africana (vírus que exterminou centenas de milhares de porcos em um curto espaço de tempo), exportou toneladas de carne suína para a China, onde os porcos são considerados a principal proteína animal. A produção de suínos da China não estava conseguindo suprir a demanda interna, já que haviam sofrido grandes perdas, portanto o país teve que importar esse produto do Brasil. Aproveitando o cenário, os produtores e exportadores brasileiros buscaram aumentar suas vendas fornecendo, não apenas carne suína, como também bovina e de frango. Com todos os esforços voltados para o mercado Chinês, o mercado Brasileiro, desatendido, começou a sentir carência desses produtos, gerando um desequilíbrio no mercado interno, com a demanda maior do que a oferta os preços começaram a subir e ficaram inflacionados.

Questão 5 – Que mecanismo fez com que as festas de final de ano, o décimo terceiro e a liberação do FGTS também impactassem o preço da carne no País? Descreva-o e compare-o ao mecanismo apresentado na questão 4.

Festas de final de ano, liberação do FGTS e o décimo terceiro propiciaram o agravamento da inflação que já havia se instaurado no mercado interno após o aumento expressivo da exportação de carnes suínas para a China. A tendência do mercado brasileiro nesse período já é um aumento nos preços, causados pelo aumento exponencial da demanda doméstica (para ceias, churrascos), que fora agravado pela inflação que já havia afetado os preços por conta da peste suína africana. O resultado foi uma inflação ainda maior, que gerou preços altos para o consumidor brasileiro.

Questão 6 – Que mecanismo fez com que, no final de 2019, a forte alta de preço da carne bovina afetasse o preço da carne de frango? Descreva-o.

A carne de frango sofreu uma forte alta no preço desencadeado pelo aumento da demanda e consequentemente aumento do preço da carne bovina, gerando o mesmo efeito nos seus substitutos, como o frango.

O frango é uma substituição mais econômica para o consumo doméstico, sendo assim a demanda por essa solução aumentou e junto com ela, os preços também subiram.

Questão 7 – Como é constituído um cartel? Como o cartel forma o preço do mercado?

O Cartel é o agrupamento de duas ou mais empresas concorrentes, que unidas controlam um setor de atividade e se impõe sobre as demais empresas desse segmento. Dentro do Cartel são acordados os preços dos produtos, cotas de produção, divisão de clientes e de mercados, entre outras técnicas que oportunizem a dominação e controle do mercado.

É considerado uma prática ilegal no Brasil e em muitos países pois por meio das ações coordenadas dos participantes, pode-se eliminar concorrentes, gerar aumento de preços de produtos e gerar maiores lucros ás custas do bem estar do consumidor.

Questão 8 – Quais são as conhecidas dificuldades inerentes à manutenção de um cartel? Relacione a sua resposta com os eventos ocorridos no mercado mundial do petróleo, relatados no trecho da notícia apresentada.

Há muitas dificuldades na manutenção de um Cartel, para que ele seja bem sucedido é necessário que todos os participantes pactuem as medidas e sejam fiéis ao acordo. Se apenas um dos participantes cumprir o acordo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com