TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “Economia Micro e Macro” de Vasconcellos, “Um breve retrospecto da evolução da teoria econômica

Por:   •  10/10/2019  •  Resenha  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC

TEORIA ECONOMICA

JÚLIE PIRES COSTA – 117174

RESUMO

O trabalho a seguir apresenta de maneira resumida uma explanação do apêndice, do capítulo 1 do livro “Economia Micro e Macro” de Vasconcellos, intitulado “Um breve retrospecto da evolução da teoria econômica”. A baixo as ideias principais do texto original encontram-se sintetizadas, de forma que possamos compreender a teoria econômica desde seu início.

Conforme explicado no texto, o início da teoria econômica, acontece no ano de 1776, quando foi publicada a obra de Adam Smith, A riqueza das nações. Anteriormente podia-se encontrar apenas pequenas referências sobre a teoria econômica. Foi na Grécia Antiga, que encontramos muitas coisas á respeito da economia, destacando-se o trabalho de Xenofonte (440-335 a.C.), que acredita-se ter sido o responsável pelo termo economia (“oikos nomos”). Encontra-se de Platão (427-347 a.C.) e de seu discípulo Aristóteles (384-322 a.C.), alguns escritos de ordem econômica. Roma não deixou nenhum escrito notável na área da economia.

No século XVI, nasce o primeiro conjunto de ideias mais sistematizadas sobre o comportamento econômico: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto homogêneo, o mercantilismo apresentava preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.

No século XVIII, a escola de pensamento francesa,  fisiocracia, produziu alguns trabalhos de destaque, dividindo a sociedade em classes sociais. Obteve  maior destaque  o trabalho de François Quesnay, um médico da corte de Madame Pompadour. Ele foi responsável por escrever Tableau economique, dividindo a economia em setores, mostrando a inter-relação entre eles. Sua análise econômica representou grande avanço, e enaltece a relação do homem com a natureza. Os fisiocratas criaram o termo “laissez-faire”, pois não eram partidários da intervenção do Estado na economia, posteriormente o termo se converteria no símbolo das ideias liberais.

Adam Smith é o autor da obra considerada como o primeiro tratado de teoria econômica, em 1776, publicou A riqueza das nações, um estudo sobre questões econômicas que englobam desde aspectos monetá rios e de preços até distribuição do rendimento da terra. Sua contribuição mais conhecida foi a hipótese da mão invisível. Para Adam Smith, todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. Adam Smith ainda tem outra importante contribuição à teoria econômica, ao destacar o papel do trabalho humano como fonte de riqueza, introduzindo a noção de produtividade como determinante da riqueza.

A teoria neoclássica tem inicio na década de 1870, com as obras de William Stanley Jevons, Carl Menger e León Walras, e posteriormente seus seguidores, como Eugen Bõhm-Bawerk, Joseph Alois Schumpeter, Vilfredo Pareto, Arthur C. Pigou e Francis Edgeworth. Os aspectos microeconômicos da teoria foram privilegiados neste período, a crença na economia de mercado fez com que não se preocupasse tanto com a política e o planejamento macroeconômicos. Princípios de economia, de Alfred Marshall, foi a obra de maior repercussão neste momento histórico.

Este foi um período onde a  formalização da análise econômica evoluiu muito. Analisando profundamente o  comportamento do consumidor. O desejo do consumidor de maximizar sua utilidade (satisfação no consumo) e do produtor em maximizar o lucro são a base para a elaboração de um sofisticado aparato teórico. Por meio do estudo de funções ou curvas de utilidade e de produção, considerando restrições de fatores e restrições orçamentárias, é possível deduzir o equilíbrio de mercado. Como o resultado depende basicamente dos conceitos marginais (receita marginal, custo marginal etc.).

A teoria keynesiana tem inicio com a publicação de  A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de John Maynard Keynes, na Páscoa de 1936. Muitos autores afirmam  que a partir daí iniciou-se a Revolução Keynesiana, devido ao impacto da obra, e que Keynes seria o pai da moderna macroeconomia.

Para entender o impacto que causou a obra de Keynes, é necessário considerar o contexto histórico da época. Neste período a  economia mundial atravessava, em 1930, uma recessão prolongada (depressão), e a teoria econômica que estava em vigência acreditava que se tratava de um problema temporário. Neste momento predominavam o liberalismo e a crença de que o mercado sozinho permitiria recuperar o nível de atividade e emprego. A Teoria geral procurou então mostrar por que a combinação das políticas econômicas adotadas não funcionava adequadamente, e apontou para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão. A teoria keynesiana foi rica em contribuições para todos os campos da economia, bem como para a ampliação dos horizontes de estudo.

A teoria econômica tem tido muitas críticas e abordagens alternativas. O espectro dessas abordagens é muito amplo e disperso e, evidentemente, é muito heterogêneo. Vasconcellos destaca a contribuição dos marxistas e dos institucionalistas e alguns desenvolvimentos relativamente recentes na área de organização industrial e da macroeconomia.

Os marxistas, por exemplo,  têm como fundamentação  de seu trabalho a obra de Karl Marx. O marxismo desenvolve uma teoria de valor - trabalho e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico. A apropriação do excedente produtivo pode explicar o processo de acumulação e a evolução das relações entre classes sociais. Karl Marx enfatizou muito o aspecto político em seu trabalho, que teve impacto ímpar não só na ciência econômica, como também em outras áreas do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com