TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA MICRO E MACRO

Por:   •  2/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CAP.1

ECONOMIA MICRO E MACRO

  1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos?

 R: Os problemas econômicos fundamentais surgem, uma vez que, as necessidades humanas são ilimitadas e também são renovadas, em virtude disso, vivemos numa produção “infinita” de soluções para essas necessidades, porém, os recursos são limitados, nem mesmo os países desenvolvidos conseguem suprir a demanda populacional, então, não existe país autossuficientes em termos de disponibilidade de recursos produtivos, portanto, devendo se adequar aos recursos disponíveis, sendo obrigado a realizar escolhas referentes à O QUE E QUANTO, COMO e PARA QUEM produzir.

  1. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?

R: A economia de mercado pode ser analisada por dois sistemas, o sistema de concorrência pura e sistema de economia mista, no primeiro, não existe interferência do governo, já no segundo há interferência do governo, portanto, o funcionamento da economia de mercado se baseia na livre concorrência, na propriedade privada, na liberdade da realização de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da procura, além disso, pode-se dizer que as economias de mercado tendem a possuírem maior eficiência alocativa decorrente da menor interferência do governo. Já na economia centralizada os problemas econômicos fundamentais são resolvidos por um órgão central de planejamento e a propriedade dos recursos é do estado, ou seja, são de propriedade pública, portanto o estado define o que vai ser produzido, as melhores maneiras de produção e todo plano estratégico.

  1. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: A curva de possibilidades de produção é um gráfico que mostra as várias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados ou fatores de produção e a tecnologia disponíveis, ou seja, é o limite máximo de produção, com os recursos de que a sociedade dispões.

  1. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes?

R: A curva de possibilidade de produção tem inclinação decrescente e côncava em relação à origem. A inclinação decrescente ocorre, pois, para produzir mais de um bem, é necessário um sacrifício, ou seja, deixar de produzir outro bem. Se a escala fosse constante, não haveria uma curva de possibilidade de produção, uma vez que, passaria a ser uma reta de possibilidade de produção, com uma inclinação negativa.

  1. Explique o que vêm a ser argumentos positivos e argumentos normativos em Economia?

R: Argumentos positivos não trabalham com juízos, ou seja, trabalham com a realidade, portanto, a economia efetua a análise do que é, em outras palavras, a economia positiva é o conjunto de conhecimentos objetivos, que respeita todos os cânones científicos. Já argumentos normativos, envolve o juízo de valor, ou seja, algo que deveria ser, uma vez que a economia trata de comportamentos das pessoas, interferindo na análise de um fator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com