TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia micro e macro

Por:   •  21/8/2015  •  Exam  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Curso sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão

Relatório

Por este curso aprendi as maneiras de ter um desenvolvimento sustentável para que possamos viver sem comprometer as gerações futuras.

O curso foi apresentado em cinco módulo sendo eles: Sustentabilidade, Qualidade de vida, Desenvolvimento sustentável, Consumo e sustentabilidade e Cotidiano responsável.

No módulo Sustentabilidade, o Professor enfatiza a idéia do aquecimento global que é ocasionado pelos gases poluentes derivados da queima de combustíveis, o que tende a aumentar a cada dia pelo desenvolvimento da humanidade.

No módulo Qualidade de vida o professor fala da desigualdade social no Brasil onde está entre as maiores do mundo o que pode gerar o aumento das migrações clandestinas,o aumento da violência e até o terrorismo.

Aprendemos também que o trabalho tem estrita relação com a qualidade de vida, pois quem realiza um trabalho forçado e estressante tende a ter problemas de saúde/ psicológicos no futuro, o que afeta diretamente a qualidade de vida da população.

O trabalho forçado correlaciona-se com características de escravidão, onde vimos que seu nível diminuiu drasticamente de umas décadas para cá.

No módulo Desenvolvimento sustentável o autor define como atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Onde tem gerado um desafio muito grande para a sociedade na qual está consumindo cada vez mais, com isso gerando um nível muito grande de resíduos.

No módulo consumo responsável vimos que cada pessoa deve pesquisar antes de comprar um produto, se o mesmo atende as regularidades no quesito de não usar agrotóxicos, economizar na embalagem, não aproveitar de seus contribuintes como trabalho forçado, ter entendimento nos impactos gerados nos desperdício de produção e no descarte do produto.

Para as pessoas este tem que buscar o equilíbrio entre satisfação pessoal e o bem-estar da sociedade e da natureza.

No último módulo, que foi apresentado em sete unidades o professor fala de compras responsáveis nas quais não deve haver o desperdício porque é possível até gerar uma economia de 30% que é desperdiçado em média por cada pessoa. Aprendemos também sobre a saúde e bem estar que está diretamente ligada na alimentação e na pratica de exercícios físicos pelo menos uma vez por semana, e vimos que a expectativa de vida tem aumentado a também por esses fatores.

O consumo de água deve ser algo muito bem observado pois metade da água potável está inacessível e apesar de se renovar, não podemos acelerar este processo de renovação por isso o seu consumo desnecessário pode gerar a falta deste recurso essencial para a nossa vida. O consumo de energia que está ligado ao consumo de água também por ser a principal geradora de energia por meio das usinas hidrelétricas.

Finalmente ele fala da reciclagem, na qual é uma forma de reaproveitar os produtos inutilizados tornando-se uma solução para os resíduos que antes não tinham uma destinação correta.

O voluntariado é um ato por livre vontade para ajudar algum propósito. Devemos ter mobilização e cidadania para melhorar o nosso mundo e garantir um desenvolvimento sustentável para que as futuras gerações tenham uma boa qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com