TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Capílulo Economia Micro e Macro

Por:   •  5/12/2018  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos de Economia – Escrever a mão!!

  1. Os problemas econômicos fundamentais surgem a partir da escassez dos recursos produtivos escassos pois em razão dos mesmos, as sociedades precisam fazer escolhas sobre como irão utilizar esses recursos, sempre na tentativa de fazer com que o produto seja mais atrativo para os consumidores.
  2. A principal diferença entre a economia de mercado e a economia planificada é a interferência estatal nas relações comerciais, enquanto na economia descentralizada o mercado se auto regula, necessitando de pequena interferência do Estado, na economia planificada a ação estatal é mais incisiva, ou seja, o Estado interfere de forma direta nas relações comerciais de um país.
  3. A curva de possibilidades de produção (CPP) tem como função demonstrar qual o máximo possível de ser produzido  de um determinado bem, considerando os recursos e tecnologia necessários e disponíveis.
  4. O formato da CPP é definido pela intersecção vários pontos que representam a quantidade de bens produzidos, como tratam-se de bens finitos, para produzir um bem, é necessário reduzir a produção de outro, por isso a curva é decrescente e côncava.  Se os custos de oportunidade fossem constantes, a representação da CPP seria uma reta decrescente.
  5. Na Economia, argumentos normativos correspondem aos conceitos teóricos de o que a economia deveria ser. A economia positiva lida com o que acontece na realidade.

  1. C) Escassez, pois à partir dela surgem os problemas fundamentais da economia e tudo que lhe sucede.
  2. C) Independentemente da sociedade, os bens sempre serão finitos, por esse motivo os problemas serão sempre presentes.
  3. D) O sistema de iniciativa privada possui total autonomia para variar a sua quantidade de bens ofertados para alterar a oferta e a demanda do mercado.
  4. D) A curva mostra os limites de unidades considerando os recursos necessários para a produção, sempre priorizando um dos dois produtos.
  5. E)  A,B e D estão corretas:

a)O ponto B está fora da curva, acima dela, ou seja, não há tecnologia ou recursos disponíveis para chegar a tal número de produção

b)Como C e D estão fora da curva e abaixo da mesma, não é necessário aplicar mais recursos ou tecnologia para alterar  a produção

d)Como citado anteriormente, nos pontos C e D há desperdício de potencial de produção.

D) Considerando  a CPP de dois bens, se X for mínimo, Y será máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com