TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Financeira

Por:   •  27/3/2017  •  Dissertação  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO  FINANCEIRA 

     O objetivo da educação financeira é a participação  efetiva de todos  os colaboradores da empresa com o fim de se obter um aumento de produtividade e o  fortalecimento econômico e financeira da empresa. Vale, também, para as finanças das famílias.

      O termo investimentos  representa a aplicação de dinheiro em títulos, ações, imóveis, máquinas, estoques, e outros ativos com o fim de obter lucro. É muito importante  conhecer bem o conceito de risco e retorno. Quanto mais longo o investimento, maior o risco e, portanto, maior deve ser o retorno esperado.

      Os investimentos em ativos classificam-se em “investimentos financeiros”  e “investimentos operacionais”.  

       Os “investimentos financeiros”  representam a inversão de dinheiro em  ativos de rápida realização, tais como:  CDB,  fundo de investimentos  em renda fixa, LTN, cadernetas de poupança. São  ativos de alta liquidez, que podem ser convertidos em dinheiro em alguns dias.

Este grupo de investimentos pode ser dividido em Aplicações de renda fixa e  de renda variável.

Pode-se  mencionar , a título de exemplo, as seguintes aplicações financeiras de renda fixa:

  1. Certificado de Depósito Bancário – CDB , é um título emitido pelo banco com prazo determinado, com taxa prefixada ou pós-fixada;
  2. Caderneta de Poupança, que é um tipo de investimento popular, rende 0,5% ao mês, mais  a TR(Taxa referencial). O crédito do rendimento é mensal;
  3. Fundo de Renda Fixa,  é um fundo  de investimento administrado por um determinado banco. O investidor  torna-se proprietário de cotas do Patrimônio Líquido  do fundo. Outrossim, o investidor  suporta determinada despesa representado pela  cobrança da taxa de administração.

Os investimentos financeiros, classificados sob a forma de renda  variável, são representados  pelas inversões de dinheiro na compra de: a- Ações – são títulos  representativos do capital social das sociedades anônimas,  negociadas em Bolsa de Valores;

  1. Ouro – é um ativo negociado em bolsas de valores. O investidor  não precisa, necessariamente,  ter a posse do metal. Basta o certificado de custódia emitido por entidades  credenciadas;
  2. Outros investimentos, classificados na rubrica de  renda variável são: Fundos de Ações; Fundos Cambiais e Fundos Multimercado.

        Os  “investimentos operacionais”, mais existentes nas empresas,  representam as aplicações de dinheiro em ativos tais como: estoques, duplicatas a receber, máquinas e equipamentos, veículos,  móveis e utensílios, instalações, prédios, entre outros.  Neste  grupo pode-se classificar os investimentos , de acordo com sua natureza, em curto prazo e longo prazo. Os investimentos de curto prazo  representam os valores classificados no Ativo Circulante, enquanto que os de longo prazo são representados pelos Ativos Não Circulantes, representados por  Realização de Longo Prazo, Investimentos, Imobilizações e Intangíveis.  

        Não  existe um investimento  totalmente seguro. O risco  de investimento está na perda da rentabilidade, ou mesmo na perda  do ativo representado pela aplicação dos recursos. . Para eliminar o risco deve-se contratar um seguro ou uma operação de Hedge.  

        No caso de investimentos pessoais,  é recomendado  a  sua diversificação. Pessoas jovens dispõe  de maior tempo para recuperar eventual perda financeira, por isso podem correr mais riscos para obter maior rentabilidade. Enquanto que as pessoas  próximas da aposentadoria, devem ser mais comedidas e não devem assumir riscos elevados em relação as suas aplicações  financeiras, pois o tempo de recuperação é menor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com