TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Diante de uma realidade em que se promovem grandes discussões, nesta atividade iremos tratar o paradigma da inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular, onde a proposta de uma educação inclusiva, apresenta uma nova cara para a educação no Brasil, devido à complexidade de vários fatores a serem revistos para sua implantação.

Torna-se um enorme desafio, fazer com que a inclusão aconteça e ao mesmo tempo, garantir o avanço na aprendizagem, bem como o desenvolvimento completo do indivíduo com necessidades especiais.

A educação inclusiva pode ser reconhecida como a capacidade de receber a todos independente de suas condições, uma vez que ela propicia a revisão de nossas práticas e condutas, onde se busca edificar a escala das diferenças, promovem mudanças no meio escolar que atendem as inevitabilidades de todos e que traduz aos professores a reflexão sobre seu compromisso com a aprendizagem.

A educação como parte primordial do mecanismo social, busca de maneira crescente privilegiar uma educação inclusiva, que enfatiza o movimento com base na Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015, trazendo novos rumos para a sociedade.

Procura-se ainda, compreender esta realidade e esclarecer os desafios na atuação profissional dentro do contexto escolar, esta atividade analisa algumas barreiras enfrentadas pela escola no processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Down (SD) no ensino regular.

Considera-se ainda, a entrada de um número cada vez maior de crianças com necessidades especiais nas escolas (BRASIL, 2006) e com isso, surge então à preocupação e o interesse em explanar as questões relevantes que envolvem todo este processo.

Esta atividade busca mostrar questões relevantes como o apoio do governo através da aplicabilidade da lei já existente, capacitação de toda equipe escolar, familiares da criança no apoio da inclusão e a escola como meio de socialização e aprendizagem.

Nesta perspectiva, a realização desta atividade tem como objetivo a reflexão e abre caminhos para uma nova forma de entender aplicar e praticar a inclusão diante da sala de aula e em todos os lugares.

2 DESENVOLVIMENTO

Denomina-se Exclusão Social um processo que promove o afastamento ou a privação de um indivíduo ou de determinados grupos sociais nos mais diversos meios da estrutura da sociedade.

Dentro da escola, existem diversas formas de exclusão a serem superadas, dentre elas estão à econômica, que afeta exatamente a camada mais pobre da sociedade, crianças oriundas das populações negras, indígenas, quilombolas, vítimas de violência, exploração e ainda os meninos e meninas portadores de deficiência, grupo estes, já privados de outros direitos constitucionais.

Ignorar as nossas diferenças, caracteriza-se por não perceber as diversidades em nosso meio social e uma das formas de se combater e superar estas exclusões.

Assim, torna-se necessário ter uma escola que seja inclusiva, abertas às diversidades, onde os alunos possam ser reconhecidos pelas suas diferenças e se sintam respeitados, ou seja, escolas que não são indiferentes às diferenças e ainda, que promovam um ensino de qualidade que não excluam, onde os alunos possam estudar juntos.

As experiências comprovam que as crianças acolhidas nesse modelo de escola, são extremamente queridas pelos colegas, ainda sim, por parte de alguns adultos ainda existem preconceitos e quando isso ocorre, a escola envolve as famílias para serem conscientizadas, uma vez que nenhum de nós está isento de passar por uma situação de doenças, acidentes, entre outras situações, e por isso, precisa-se haver respeito sobre as limitações assim sendo, este processo promove a riqueza de uma cultura e de um povo.

Já a Inclusão Social caracteriza-se como um conceito para se combater ou reparar as consequências causadas pela exclusão social, ou seja, ela trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade e isso quer dizer, que são ações que priorizam a igualdade de direitos, onde se busca oportunidades de acesso para todos.

No Brasil, a educação inclusiva visa incluir as crianças especiais no ensino regular, onde a Constituição Federal de 1988 garante a todos o poder da igualdade (art. 5º), e no artigo 205 trata do direito de todos à educação, destinando ao "pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" (BRASIL, 2004). No artigo 206, inciso I, coloca um dos princípios para o ensino a "igualdade de condições de acesso e permanência na escola”.

Em regularidade com a Constituição, o Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 198, de 13 de junho de 2001, aprovou a nova lei baseada no disposto da Convenção de Guatemala, que demonstra a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência (BRASIL, 2004).

A Constituição não garante apenas o direito à educação, mas também o atendimento educacional especializado, ou seja, atendimento das especificidades dos alunos com deficiência, sem prejuízo do ensino regular, já que o ensino fundamental cuja faixa etária vai de sete a quatorze anos de idade é uma etapa considerada obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em seus artigos 4° e 6°, e pela Constituição, artigo 208 (BRASIL, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com