TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Presencial e Educação a Distância abordando os seguintes aspectos

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Curso de Especialização Em Gestão em Saúde
Educação a distância - Polo Joinville

Disciplina: Introdução a Educação a Distância

Prof.  Alexandre Moraes Ramos

Aluno: Christiane Maschio Romais

ATIVIDADE 1

1. Estabeleça uma comparação entre Educação Presencial e Educação a Distância abordando os seguintes aspectos:

  1. Infraestrutura e alcance geográfico. B. Perfil docente. C. Perfil discente. D. Tecnologias utilizadas. E. Projeto Pedagógico.

Atualmente, com a criação e inserção de novas tecnologias, com o avanço da internet, e a possibilidade de acesso a essas tecnologias por grande parte da população, ampliou-se a procura de interessados em educação a distancia (EAD).  Essa modalidade de ensino, proporciona aos alunos as mesmas oportunidades que os estudantes da modalidade presencial, incluindo validação do certificado, horas de estudo, acesso a conteúdo entre outros. O que difere a educação à distância, da educação presencial, é o fato de que, por meio das tecnologias, os alunos e os professores se encontram em locais diferentes, interagindo em momentos diferentes, já a modalidade presencial, é quando os alunos e professores encontram-se sempre fisicamente no mesmo local e horário, interagindo ao mesmo tempo.  

Ambas as modalidades têm a mesma finalidade, que é repassar determinado conteúdo ao aluno, o qual, deve se adaptar para aprender.

O EAD também oferece ao aluno, a flexibilidade dos estudos, a autonomia bem como muitas vezes, o baixo custo, se comparado com o mesmo curso, na modalidade presencial. Porém, requer do estudante uma organização e dedicação talvez maior que do aluno presencial, pois precisa ler, estudar, interpretar e assimilar os conteúdos de forma individual, apesar dos grandes estímulos para que sempre haja discussão coletiva.

 Outra grande diferença, do EAD principalmente para as instituições de ensino, é a não utilização, ou a pouca utilização de espaço físico. O qual demanda de altos custos para construção, equipamentos e as devidas manutenções.

O curso EAD possui algumas figuras diferentes dos cursos presenciais. Normalmente, além do professor e aluno, tem-se também o monitor e o tutor. Mas nem sempre existe o monitor. Às vezes o tutor faz-se também de monitor. E outras vezes, não existe também o tutor, e sim, um professor-tutor. Essas definições devem vir sempre no projeto pedagógico do curso. Onde, além dessa informação das figuras presentes no curso, têm-se também as deliberações a respeito de como serão as provas, se haverão e quantos serão os encontros presenciais, se haverá prova online, se ela será objetiva, discursiva, entre outras informações. O perfil pedagógico do curso EAD deverá atender ao perfil do aluno que o curso quer alcançar, de acordo com as suas características.

O Corpo docente de um curso EAD, difere do corpo docente da educação presencial, na questão de que esse professor, preferencialmente deverá ter formação específica para trabalhos em EAD, e, terá que ter capacidade de transmitir o seu conhecimento, através de meios onde o aluno se sinta motivado a aprender e buscar mais informação. No curso presencial o professor dizia o que fazer, de que forma fazer, quando fazer, cobrava as datas, tirava as duvidas. No EAD, ele continua tirando as duvidas, e explicando o que deve ser feito, porém com muito mais autonomia e responsabilidade por parte do aluno em buscar mais conhecimentos, se manter ciente dos prazos e datas de entregas de trabalhos. A característica mais importante do professor, seja ele presencial ou EAD, é de transferir a aprendizagem de forma que o aluno, o absorva individual e/ou em grupo, desenvolvendo a sua análise crítica e finalmente passe a aplicar o conhecimento obtido. Porém no EAD, como o estudo é individualizado, se o material disponibilizado, e a forma de ensino, sejam maçantes ou cansativas, corre-se o risco do curso não ter sucesso e ter um alto grau de desistência. O professor EAD deve então ser criativo e utilizar de diversas formas para passar o conteúdo, de maneiras diferentes.

Também todo o know-how e títulos do corpo docente, devem seguir rigorosamente as qualificações exigidas na legislação em vigor, da mesma forma que na modalidade presencial. A mesma regra vale para o aluno do curso EAD, que possui obrigações como um aluno de ensino presencial. Precisa cumprir uma série de requisitos, tais como provas, exercícios, trabalhos, participar de chats e fóruns, comparecer nos encontros presenciais, entre outros.  O aluno de EAD, conforme dito anteriormente, possui mais autonomia, e independe do professor para buscar conteúdo. Ele procura o conhecimento, o material, e busca com o professor um auxilio nesse processo.

Para que esses requisitos possam ser cumpridos, são utilizadas diferentes mídias interativas, como a internet, por meio do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), Correio eletrônico, Sessões de chat, Audioconferências, Videoconferências e também o Material impresso.

Resumindo, o EAD, é uma modalidade de ensino que se mantem sempre inovadora, onde derruba barreiras, superando o distanciamento físico e geográfico, proporcionando que o aluno possa adquirir informação, o professor possa disseminar o seu conhecimento, e ambos possam interagir em qualquer lugar, com o auxílio da tecnologia, embasado sempre dentro das normas que regem a educação.  

2. Faça uma análise da evolução tecnológica em relação à evolução da EAD.

O EAD é uma modalidade de ensino muito antiga, e não teve seu início marcado com o avanço da tecnologia, como muitos podem achar. Iniciou-se com os cursos por correspondência, posteriormente com os cursos por radio, televisão e vídeo aulas, porém, com a chegada da internet, com a modernização e aumento de velocidade dos navegadores, com a criação de aplicativos como chats, e-mails, equipamentos wireless, bibliotecas virtuais, redes sociais, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, entre outros, o EAD se transformou rapidamente em uma modalidade de ensino eficaz por sua velocidade e grande alcance.

Inicialmente essa modalidade de ensino era unilateral, ou seja, apenas o professor que se comunicava com o aluno, transmitindo as informações. Com a chegada da internet, essa comunicação entre professor e aluno pode ser estabelecida.

Para demarcar cada grande mudança na educação a distância, foram denominadas as “gerações da educação a distância”, sendo elas:

  • Primeira Geração: Cursos por correspondência, através de materiais impressos e o processo de ensino-aprendizagem via correio.
  • Segunda Geração: Novas mídias e universidades abertas, onde algumas universidades foram criadas especialmente para fornecer cursos a distância via rádio e/ou tv.
  • Terceira Geração: Inclusão do computador, ainda via cabo, e uso da videoconferência com a utilização de microfones e webcans, iniciando aí a troca de informações, bilateral, de forma mais rápida e eficiente, entre aluno e professor.
  • Quarta geração:  A evolução da internet, dos computadores, a criação e possibilidade de acesso a bancos de dados e bibliotecas virtuais, ampliando a forma de busca de conhecimento, mas com tecnologia ainda via cabo.
  • Quinta geração: A evolução dos equipamentos e transmissores de internet, sem cabos – wireless, sendo possível acessar o computador de qualquer lugar.

De um modo geral, o ensino a distância teve a sua variação no decorrer dos anos, através das inovações tecnológicas, nunca perdendo o foco inicial, que é onde alguém transmite o conhecimento e outro o recebe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com