TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em González definimos a saúde através dos seguintes aspectos essenciais

Por:   •  25/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 8

Em González definimos a saúde através dos seguintes aspectos essenciais:

’’A saúde não se pode identificar com um estado de normalidade, pois a nível individual é um processo único e com manifestações próprias.A saúde não é uma "média", é uma integração funcional que a nível individual se alcança por múltiplas e diversas alternativas.

Não é um estado estático do organismo, é um processo que contente mente se desenvolve, onde participa de forma ativa e consciente o indivíduo como sujeito do processo. Na saúde se combinam de forma estreita fatores genéticos, congênitos, somato-funcionais e psicológicos. A saúde é uma expressão plurideterminada e seu curso não se decide pela participação ativa do homem de forma unilateral.

A expressão sintomatológica da enfermidade é resultante de um processo que precede o surgimento dos sintomas. A doença, como a saúde, é um processo que se define qualitativamente antes do surgimento dos sintomas, os quais não são mais do que um momento do desenvolvimento da doença3 (p. 8). Nesta definição de saúde torna-se claro sua característica integral e completa, irredutível a fórmulas únicas aplicáveis a todos os indivíduos diante de doenças similares. A saúde não é a ausência de sintomas, senão que um processo integral que otimiza os recursos do organismo para diminuir sua vulnerabilidade diante dos diferentes agentes e processos causadores da doença. Na definição de saúde considerada, destaca-se a sua característica plurideterminada, singular e complexa’’GONZÁLEZ REY, Fernando. Saúde e subjetividade: desafios para a investigação em psicologia da saúde uni versistas Psicologia, Brasília, v. 1, n.1, p. 25-44, 2000

O estágio em psicologia tem como finalidade de nós aproximar da rotina e experiências na área que escolhemos, no estágio podemos vivenciar situações práticas e condutas éticas e para melhor nos capacitar, mas sempre tendo a supervisão de um psicólogo responsável para nos orientar e nos ajudar em diversas situações, nos designando a atividades que irão nos ajudar futuramente na execução do nosso trabalho.

Muitas vezes o profissional nessa área e visto como uma figura neutra, e que só poucos poderiam ter acesso, sem contar a questão de que é vista como individual e contem muita dificuldade de ser inserida no campo social.

”Definição de estágio: Em qualquer nível de entendimento, o estágio é, geralmente, encarado como uma atividade profissional, isto é, "quando a atividade preponderante é a assistência e inexiste um plano específico de estágio, o estagiário comfrequência é considerado, em termos de produção, como profissional de experiência no campo..." (Oliveira, Chermont, Glycério, César, Albuquerque & Caldas, 1970, p. 51).

”A propósito, Estágio pode ser definido como "o conjunto de atividades supervisionadas, de cunho profissionalizante, que legalmente o aluno deve cumprir para complementar seu currículo acadêmico" (Witter, Gonçalves, Witter, Yuki-mitsu& Napolitano, 1992, p. 182)

Análise da entrevista:

A entrevista foi realizada com uma estudante de psicologia a Beatriz Stella,estudou naUniversidades Paulista DF em (2015)ela tem 26 anos e já trabalha atualmente como educadora social do Instituto de Projetos de Economia Solidáriaela tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde - Cirurgia Bariátrica, e atua principalmente nos seguintes temas: avaliação para cirurgia bariátrica, pré-operatório, terapia familiar, acompanhamento terapêutico e psicologia social. Ela estagiou na área de saúde mental, como acompanhante terapêutico, e na área da psicologia da saúde, com avaliação para cirurgia bariátrica. Os estágios dela foram realizados devido ao convênio entre a universidade com o Instituto de Saúde Mental de Brasília, e o Hospital Regional da Asa Norte e os pacientes erão encaminhados por estas instituições.

Um dos pontos destacados pela a Beatriz foi que, os pacientes que eram encaminhados nem sempre permanecia por um longo período, fazendo assim que em alguns semestres visse a faltaram paciente para alguns dos seus colegas, mas que ela sempre teve paciente para que pudesse acompanhar.

Os maiores desafios de acordo ela e criar vinculo e o paciente vir a ter confiança no trabalho realizado, e também, a insegurança que ela tinha por um tempo, e passar a ter autoconfiança em si mesma. A supervisão era realizada em grupo, o que de acordo seu relato algumas vezes prejudicava alguns alunos que não conseguia falar sobre o caso, ou a sessão. Um relato que ela destacou na entrevista foi o apoio que tiveram dos supervisores, para que eles tiverem mais segurança no que estavam fazendo, com ajuda e supervisão e muita leitura a Beatriz no seu estágio em cirurgia bariátrica ela consegui elaborar instrumentos que foi utilizado para melhorar as avaliações realizada no local.

Ao fim do estágio, na universidade sua apresentação foi realizada no primeiro dia de aula, em seguida os alunos deveriam escolher se atuariam em Equoterapia, Fisioterapia ou Cirurgia Bariátrica, e com todo apoio dos professores e supervisores e o suporte que a Universidade do DF que foi dado, as experiências foram positivas e foram correspondidas as expectativas no decorrer dos semestres, pois havia adquirido muito conhecimento durante todo esse período (segundo Beatriz).

Ela nos relata que durante todo período de estagio dela foi bem respeitado pelos pacientes que ela pode atender, e que aderiram ao acompanhamento e foram frequentes aos atendimentos, ao final do seu estágio alguns receberam seus laudos e outros foram encaminhados para continuar no ano seguinte.

3 - Apreciação geral do grupo

De maneira geral foi enriquecedor essa entrevista que tivemos com a Beatriz ela no decorrer da entrevista pode nos mostrar um pouco mais o que e viver nessa área incrível e ao mesmo tempo difícil também, pois iremos trabalhar com outro ser humano na sua maior dor que muitas vezes poucas pessoas podem compreende-las.

Ser um psicólogo (a) e ir muito mais além do que somente ouvir um paciente e sim ajudá-lo a se encontrar para que possa ter uma vida saudável. E nessa entrevista podemos conhecer um pouco da experiência que a Beatriz teve com o estágio que ela realizou.

Ela nos descreveu as dificuldades que um dia também iremos passar, mas nos mostro também que quando a gente gosta do que faz, podemos superar e ir a frente sempre mais fortes do que nunca.

O estágio dela foi diferente do que estamos tendo atualmente, mas também iremos ter grande experiências ao decorrer dos semestres, pois nosso estágio ira englobar um conteúdo geral que nos irá nos ajudar futuramente como profissionais.

A Beatriz também nos falou sobre questões de abordagens que ela tinha muitas dúvidas ao decorrer do curso, ela até brinca com nós que namorou quase todas as abordagens, mas que agora ela está em um relacionamento sério com a psicanalise rsrsrs (segundo Beatriz). Isso nos mostra que não devemos nos apressar para escolher uma abordagem, e sim tentar conhecer o máximo de cada uma e escolher com a que se enquadre melhor em você, e isso vira aos poucos com o tempo e com as experiências adquiridas nos estágios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com