TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Ética

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

JOHANN, Jorge Renato. Educação e Ética. Em busca de uma aproximação. Porto Alegre: EDIPUCRS,2009.

Jorge Renato Johann é Graduado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia N.S. da Imaculada Conceição (1973), mestrado em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Professor da Universidade Tiradentes - Aracaju - SE. Atua na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Educacionais (Filosofia geral e da educação, ética e metodologia científica).

Diante de uma sociedade carregada de ambiguidade e paradoxos, o texto do autor em comento merece importância. Sua análise trata buscar uma aproximação entre a educação e ética. Na primeira parte do estudo, o mesmo explicita e fundamenta a busca desta aproximação de forma simples, compreensível e de fácil leitura, sem a perda do aprofundamento que as questões éticas demandam.

Entre as principais premissas da obra, está a reflexão sobre educação e ética que busca um engajamento e comprometimento cada vez mais intensos por parte dos educadores. A razão de este esforço dar-se por conta da realidade atual, imersa em desencantos evidenciados em toda parte e sem referências importantes de orientação do comportamento humano. Nota-se uma humanidade a deriva de um mundo cheios de paradoxos: de um lado o potencial de desenvolvimento crescendo num ritmo vertiginoso e de outro o convívio com uma barbárie primitiva.

Diante desta realidade, nos perguntamos qual o papel da educação neste debate? Para o autor, a educação que se constitui no espaço e no instrumento, por excelência, de implementação de um engajamento ético. Será, portanto, através da educação que será possível tornar as pessoas capazes de fazer a sua diferença no tempo, contra a indiferença, a descrença, o pessimismo e a tentação da inocência. Mas, para que isso aconteça é preciso que os professores de profissão busquem valores que possam construir um novo homem e uma nova sociedade e assumam o alto risco de implementá-los. A construção desta realidade só poderá ser viabilizada com a aproximação entre a educação e a ética.

Assim, Johann busca aproximar a educação e a ética num desafio que resulta do contexto da realidade atual. Suas premissas refletem em mundo de infinitas possibilidades ao lado de processo de autodestruição. Para ele, é a escola que mostra essa equivocidade como um espaço e um instrumento de reflexão de reprodução. É preciso, que a educação se constitua de um engajamento ético para que para que se construa um novo sujeito e uma nova sociedade. Educar as futuras gerações para que assumam o compromisso ético da construção do novo amanhã mais justo e igualitário é a esperança de um mundo melhor para todos.

Sendo assim, entendemos que a educação e a ética analisam e fundamentam a possibilidade de reduzir as diferenças que implica a construção de seres humanos por inteiro. A educação não será o único caminho para solucionar os problemas atuais, mas é neste espaço educativo que se nasce à esperança de uma nova realidade. Impõe-se, assim, aos profissionais da educação a missão quase impossível de assumirem o seu papel de transformador e construírem seres humanos livres, responsáveis, competentes e autônomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com