TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Familiar

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A empresa familiar, MÓVEIS HEMEJAN, estava a enfrentar problemas quanto a sua gestão. Para administrar a empresa, a família aplicava o modelo Burocrático de Max Weber, no entanto tal modelo não estava a suprir as necessidades.

Um notório problema é o de agilidade nos processos, por conta da burocratização, as decisões teriam que passar pelas mãos do diretor geral, assim impedindo a flexibilidade e a tomada de decisões rápidas da empresa.

Este novo modelo capacitará a HEMEJAN a expandir-se futuramente, pois seus problemas quanto a administração será solucionada, podendo assim focalizar em um novo projeto, o de inserção por todo mercado brasileiro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MODELOS DE GESTÃO

O sociólogo, cientista político e economista Max Weber, desenvolveu a teoria Burocrática da Administração e as suas principais características se relaciona com a hierarquia e a autoridade. Com o poder centralizado, os projetos não resistem às mudanças e as necessidades do público são ignoradas.

Visto que para a empresa HEMEJAN o modelo burocrático já não é mais viável, deverá ser implantado um novo modelo que tem o nome de Contemporâneo, pois traz as mudanças necessárias. Equipe e colaboradores se tornam mais autônomos, possuindo mais responsabilidades e comprimentos com o projeto, o local de trabalho fica mais sociável possibilitando melhores resultados na produção e favorecendo as inovações, e o principal para a empresa HEMEJAN, acarreta em decisões rápidas através de conversas em reuniões e relações com todos (CANTÍDIO, 2017).

Para orientar os resultados de uma forma qualificada e eficiente no local de trabalho, o modelo de gestão que mais se encaixa é Gestão por Resultados, em que se trata de um método que os líderes e os liderados criam juntos as metas que devem ser alcançadas. O modelo de Empreendedorismo Corporativo também pode ajudar a maximizar os resultados e por meio da troca de informação, a missão de implantar na HEMEAJAN se torna mais fácil e acaba estimulando a criatividade de quem ali trabalha.

” Administrar um cargo, e administrá-lo de forma especializada, implica, geralmente, uma preparação cabal e experta. 12O QUE É A BUROCRÁCIA Isto exige-se cada vez mais do executivo moderno e do empregado das empresas privadas, bem como exige-se do funcionário público.” (WEBER, 1999, p.11).

2.2 GESTÃO DE PROJETOS

Um projeto de sucesso não é apenas alcançar metas e seguir os prazos, é necessário observar também as vendas e por isso, é preciso mais colaboração, agilidade, inovação, comunicação, gerar maiores reflexões para inovar e transformar os objetivos em metas para assim obter lucro nas vendas. Responsabilidade, habilidade e conhecimento são fatores fundamentais para que haja um entrosamento maior com o grupo, portanto:

-O diretor Rubens é responsável por dirigir, planejar, organizar e controlar as diversas atividades;

-Marcio que cuida das finanças faz o controle dos investimentos, dos riscos e o planejamento financeiro da companhia;

-Juliana do marketing, usa todo o seu conhecimento para que as vendas aumentem e cria estratégias para tornar o produto mais atraente para o cliente;

-Alberto que gerencia a produção, tem como objetivo deixar a produtividade maior e reduzir os custos e também de certificar a qualidade final do produto;

-Lauro fica responsável pelo departamento de RH e por coordenar, selecionar e orientar os colaboradores.

2.3 EMPREENDEDORISMO

Segundo o livro GEM, Global Entrepreneurship Monitor, os fatores limitantes para as aberturas e manutenções de novos negócios relatam os especialistas que é a corrupção (GROSELLI, 2008). Entretanto, os entrevistados mostram que a falta de educação e capacidade também são fatores limitantes para os mesmos.

“No Brasil, outro fator de destaque é a corrupção que, apesar das suas consequências, é considerada um fator limitante à atividade empreendedora por apenas 2,2% dos especialistas.” (SEBRAE, 2016, p.91).

Vem sendo difícil empreender no Brasil e para um melhor desempenho nesta área, os especialistas propõem a criação de política governamental que atendem aos empreendedores. A educação e capacitação da população também ajudam a alavancar o país. Nos planos das empresas, o grupo de maior impacto é a política governamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com