TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escrituração Contábil

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 1: Escrituração contábil

Pode ser definida como um conjunto de lançamentos das operações da empresa. É o procedimento contábil que registra nos livros contábeis da empresa as movimentações ocorridas em seu patrimônio. Com a finalidade de cumprir a legislação e atender as necessidades dos usuários para o controle e o auxílio na tomada das decisões. A escrituração é efetuada em obediência ao art. 177 da lei n. 6.404, de dezembro de 1976, que diz: “A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.”

É através dos registros dos eventos que ocorrem no dia a dia das empresas que a contabilidade inicia seu processo de armazenamento de dados. A partir desses dados são elaborados os demonstrativos contábeis.

Métodos das partidas dobradas

Este método foi descrito pelo frade Luca Paccioli, e hoje é universalmente aceito, consiste em que para cada operação há um débito e um crédito de igual valor, ou seja o registro de qualquer operação implica que a um debito numa ou mais contas deve corresponder a um credito equivalente em uma ou mais contas. Portanto, não há débitos sem créditos correspondentes.

Partida Simples

É a contabilização de apenas um débito ou apenas um crédito. É método imperfeito, pois não revela dados suficientes para tomadas de decisões racionais. Por tal razão esse método não é utilizado.

Processo de Escrituração

Para obter os valores apropriados, que refletem a real situação do patrimônio, no balanço patrimonial, o contador realiza, diariamente os registros contábeis – os lançamentos – a isso chamamos de escrituração contábil.

Lançamentos: é o meio pelo qual se processa a escrituração no livro diário. Os lançamentos contém alguns elementos essenciais: local e data da ocorrência, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valor.

Existe uma coluna para débito e outra para crédito, todo lançamento feito do lado esquerdo do razão chama-se débito e todo lançamento efetuado do lado direito chama-se crédito.

Contas de resultado: são compostas pelas receitas, custos e despesas, que são confrontados ao final do exercício, com o objetivo de apurar o lucro ou prejuízo.

Livros Contábeis

Livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de Contabilidade. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos que ocorrem na empresa.

Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:

• Livro Diário

É um livro contábil de preenchimento obrigatório, onde primeiramente o contador começa a fazer o lançamento em ordem cronológica. Então assim sendo registrados em ordem de data sem deixar espaços em branco.

Umas das utilidades principais do livro é para pesquisa, pois permite uma pesquisa tendo como ponto de referência a data.

Também permite proporcionar rigidez nos controles patrimoniais, já que pondo em ordem de data sem qualquer linha em branco, isso não permite que, após algum tempo, alguém fraude os registros da contábeis.

• Livro Razão

Para o lançamento no Livro Razão o contador disseca o lançamento em todas as suas partidas. Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com