TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espionagem Industrial

Por:   •  3/12/2022  •  Seminário  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 8

Espionagem industrial

O que é:

Espionagem é a prática de obter informações confidenciais ou sigilosas sem a autorização de quem detém esses dados. Ao longo dos séculos, esse recurso foi e ainda é muito utilizado por agências de inteligência federais e organizações militares, para descobrirem segredos de Estado. Mas não somente governos são alvos de espionagem: ela pode ser feita em empresas, instituições e até mesmo com pessoas físicas.

Algumas empresas recorrem à espionagem industrial ou corporativa para adquirir vantagem competitiva diante da concorrência, tática que tem se tornado cada vez mais frequente no mercado, com o avanço da tecnologia. Em geral, é utilizada com as seguintes intenções:

  • Descobrir resultados de pesquisas e estratégias de desenvolvimento;
  • Obter planejamento estratégico e planos orçamentários;
  • Adquirir informações privilegiadas sobre produtos e lançamentos;
  • Conseguir listas e dados de clientes.

Qual tática é utilizada?

A espionagem dentro de um ambiente corporativo pode acontecer de muitas formas:

  1. Remotamente, com ajuda de hackers, softwares espiões e escutas;
  2. Internamente, de duas maneiras:
  • Espião infiltrado, ou seja, alguém que passe por processo de seleção e seja admitido como funcionário. Também pode ser alguém que se passe por jornalista, pesquisador ou fornecedor e tenha acesso ao ambiente corporativo;
  • Cooptação de funcionário, por meio de recompensa financeira.
  1. Engenharia social: o espião faz amizade ou se envolve com um funcionário. Ao longo do tempo, consegue informações sobre a empresa de forma indireta, por meio de “desabafos”;
  2. Chantagem: descobre-se algum fato polêmico de um sócio ou funcionário de um setor-chave e, assim, utiliza-se de chantagem em troca de informações sobre a empresa;
  3. Emboscada: a vítima sofre ameaças, sequestro ou até tortura para contar informações.

Nas últimas décadas, muitos casos de espionagem da concorrência envolvendo grandes marcas ficaram famosos, como o da Pepsi em 1994.

EXEMPLO (NÃO VAI NO SLIDE, TEM Q FALAR) Em 1994, a Pepsi tinha feito um plano para partir para cima da Coca-Cola, que era a grandona do setor de refrigerantes, para isso, a Pepsi queria aumentar os pontos de venda, fábricas e caminhões. Porém, essa estratégia estava em fitas e um técnico de som levou as fitas para um amigo, que levou para outro, que levou para outro e chegou nas mãos do gerente de operações da coca-cola, que foram transcritas. Essa notícia veio à tona e a Coca-Cola negou e a Pepsi se lascou, pois não conseguiu concretizar sua estratégia, além de que suas vendas caíram drasticamente e a empresa foi vendida para a Brahma.  

É possível evitar esse tipo de espionagem?

Não existe um método 100% efetivo para evitar que a concorrência vigie seus negócios, mas algumas medidas podem ajudar muito a proteger informações confidenciais:

  • Invista em gestão de segurança e políticas internas de compliance, além de segurança da informação. Já vimos anteriormente que controles internos fracos são um prato cheio para os fraudadores. O mesmo vale para espiões;
  • Providencie termos de confidencialidade para funcionários, fornecedores e todos aqueles que lidem com informações consideradas sigilosas dentro da empresa. Esses termos devem dispor sobre como lidar com esses dados e também detalhar sanções em caso de descumprimento das regras;
  • Registre marcas, patentes e desenhos industriais;
  • Mantenha a equipe de TI treinada e as tecnologias de segurança sempre atualizadas.

Segredo Industrial

O que é?

O Segredo Industrial de um produto, marca ou empresa é uma informação sigilosa sobre algum aspecto dela. Geralmente, esse mistério é o que garante o sucesso e uma certa vantagem em relação aos concorrentes. Esse segredo é o que diferencia uma marca da outra. Por exemplo: a receita do famoso “molho da casa” de uma lanchonete. Dificilmente essa receita será amplamente conhecida. Assim ela se torna especial.

Na maioria das vezes, apenas quem produz tem conhecimento pleno da receita. Mantendo-se então um Segredo Industrial. O público geral não deve conhecer e nem decifrar o enigma da sua realização. Dessa forma, a invenção é protegida de possíveis reproduções. Permanecendo, portanto, distinguível e única.

Como utilizar essa estratégia?

A partir do que foi exposto anteriormente, foi possível entender qual a importância do Segredo Industrial para uma empresa. Por isso, é importante que, quem possui este tipo de produto e pretende protegê-lo, entenda como fazer.

  1. Segurança da Informação

Nos dias de hoje, existe uma possibilidade maior de que informações sejam vazadas. A tecnologia e a internet aumentaram a vulnerabilidade das empresas. Para que sigilos não corram risco de divulgação, existem empresas especializadas no serviço de Segurança da Informação. Essas empresas garantem que informações que não devem ser divulgadas caiam em mãos erradas. Impedem que dados sejam vazados e que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações sigilosas e importantes. Com isso, ajudam a evitar a espionagem industrial.

  1. Contrato

O criador ou dono de um know-how, ou modus operandi, tem a possibilidade de criar um contrato de confidencialidade. Com isso, a tecnologia de produção fica protegida de cópias ou surgimento de similares.Sendo esse o fator que diferencia um produto do outro, o criador pode pedir sigilo aos contribuintes e pedi-los para assinar um contrato. Dessa forma, se uma informação desse processo passar a ser de conhecimento geral, ele poderá pedir o auxílio da lei. Uma divulgação interna de um sigilo contratual é considerada Concorrência Desleal.

Patentes

O que é patente?

A patente é um documento pelo qual se confere e se reconhece o direito de propriedade e de uso exclusivo de uma invenção do requerente (aquele que entra com o pedido), que pode ser pessoa física ou jurídica.

Esse documento é expedido pelo INPI (autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Ou seja, o governo concede um privilégio aos inventores, que detêm o direito de invenção de determinado produto, de seu processo de fabricação ou do melhoramento de algo já existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (770.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com