TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Empresarial

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  10.281 Palavras (42 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 42

        O autor Henry Mintzberg apresentou 5 (cinco) definições diferentes para o que é estratégia, conhecidas como os cinco Ps da estratégia. Podem ser empregados separadamente ou em conjunto:

  • Estratégia como Plano (plan): quando a organização define um conjunto de diretrizes, desenvolvidas propositalmente em um plano. Esse plano pode estar ou não explicitado em um documento formal, porém sinaliza como a organização pretende alcançar seus objetivos.
  • Estratégia como Pretexto (ploy): quando uma organização realiza uma manobra intencional, para enganar um concorrente. Esse tipo de estratégia é utilizado quando se quer que a concorrência pense que você fará algo na sua empresa, mas na realidade você está pensando em fazer outra atividade.
  • Estratégia como Padrão (pattern): quando uma organização apresenta um comportamento constante em um determinado período de tempo e esse comportamento acaba se tornando uma estratégia.
  • Estratégia como Posição (positioning): como a organização se posiciona em relação ao seu ambiente externo (os seus fornecedores, clientes, concorrentes, etc.).
  • Estratégia como Perspectiva (perspective): como a organização se posiciona para o seu público interno, por meio dos seus valores, normas, intenções e comportamentos compartilhados.

        A Matriz Produto/Mercado, também conhecida como Matriz de (Igor) Ansoff, considera, por um lado, o mercado em que a empresa atua, e, por outro, os tipos de produtos e serviços oferecidos. Partindo dessas duas dimensões, é possível formular 4 (quatro) estratégias: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos/serviços e diversificação.

[pic 1]

        Na década de 1960, Kenneth Andrews apresentou uma ferramenta de formulação de estratégia que é utilizada até hoje: a análise SWOT, que propõe a avaliação dos pontos fortes (strenghts) e dos pontos fracos da organização (weaknesses), à luz das oportunidades (opportunities) e das ameaças (threats) no seu ambiente.

COMPARANDO O MODELO DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL COM A ABORDAGEM DOS RECURSOS DA FIRMA

        O Modelo de Organização Industrial considera o ambiente externo como dinâmico e em permanente alteração. O sucesso do administrador seria demonstrado pela sua capacidade de ir adequando a empresa às mudanças que ocorrem no ambiente. Isso implica pensar estratégia, necessariamente, a partir do ambiente externo.

        Já a Abordagem dos Recursos da Firma dirá que estratégia consiste em fazer uso dos recursos empresariais – humanos, tecnológicos, financeiros e físicos –, gerindo e combinando-os, adequadamente, para transformá-los, se possível, em competências empresariais, capazes de constituir a base a partir da qual produtos e serviços surgiriam. Aqui, em vez de olhar primeira e predominantemente para o ambiente externo de negócios, olha-se para a própria empresa, fazendo dela a fonte de estratégia.

        Ambas perspectivas da estratégia empresarial têm os seus defensores e oponentes, contudo, na gestão das organizações são complementares.

[pic 2]

ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA

        Visão: Está ligada ao que se deseja ver realizado em uma empresa. Geralmente é traduzida em uma declaração que visa a orientar a empresa no médio e longo prazo. Essa declaração da visão perdura por um período de tempo, porém, em função de grandes mudanças de mercado, ela pode mudar. Exemplo de Visão da Gol: “Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir”.

        Missão: É uma declaração de um conjunto de ações e atitudes que uma empresa adota – ou gostaria de adotar –, a fim de realizar uma visão. Enquanto a visão define o que a empresa quer para o seu futuro e aonde ela quer chegar, a missão está relacionada à razão de existir da empresa. Exemplo de Missão do McDonald’s: “Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária”.

COMPONENTES DA MISSÃO

        A declaração da missão pode ter os seguintes componentes, ou uma combinação deles:

  • Mercado consumidor;
  • Produto e serviço;
  • Domínio geográfico;
  • Tecnologia;
  • Preocupação com a sobrevivência;
  • Filosofia;
  • Conceito próprio; e
  • Preocupação com a imagem pública.

        Valores: São costumes, posturas e ideias que direcionam o comportamento das pessoas. Os valores podem ser explicitados em poucas palavras e expressam os pressupostos básicos que são próprios das pessoas ou dos grupos. Nas organizações, podemos falar de valores culturais e valores estratégicos. Enquanto os valores culturais estão relacionados ao que um determinado grupo acredita, os valores estratégicos buscam definir como as pessoas que trabalham em uma determinada organização devem agir, como elas devem relacionar-se com os seus stakeholders. Os valores estratégicos geralmente são apresentados formalmente e auxiliam os funcionários da organização nos processos de escolha e de tomada de decisão. Os valores estratégicos podem ou não estar alinhados aos valores culturais. Quando estão, o apelo para agir conforme a estratégia é maior. Quando não, temos situações em que os valores estratégicos, muitas vezes divulgados publicamente, são totalmente divergentes do cotidiano da empresa. Exemplo de Valores da Microsoft:

  • Integridade e honestidade;
  • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia;
  • Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento;
  • Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final;
  • Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal;
  • Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

FORMAÇÃO DE VALORES

        Os valores estratégicos de uma organização resultam das próprias experiências e do aprendizado organizacional. Podem, também, ser muito influenciados por pessoas. Em organizações pequenas, onde o empreendedor está no centro do negócio, os valores pessoais dele influenciam e, em algumas situações, determinam os valores estratégicos. À medida que a empresa cresce, essa influência vai sendo dividida com outros executivos e grupos de pessoas.

ANÁLISE SWOT

        É aconselhável que a análise SWOT seja realizada por equipes de trabalho responsáveis por formulação e revisão de estratégias. Um dos principais desafios enfrentados em uma análise SWOT é a dificuldade de avaliar fraquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (661.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com