TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Empresarial

Por:   •  7/5/2021  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia Empresarial

“O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações”.

 (PADILHA, 2001, p. 30)

                       Como se sabe surgem constantemente milhares de empresas novas no Brasil.

Com esses aparecimentos, muitos dos micros e pequenos empresários não têm a menor visão de como vai gerir esse empreendimento, sem saber quais seus riscos e nem sequer se obterão sucesso. Nesse caso e que entra a Estratégia Empresarial.

O mercado é eficaz e as empresas precisam acompanhar as constantes variações. Assim, periodicamente, os processos necessitam ser  reajustados. Alguns extintos e outros criados. É comum mudarmos a rotina de um processo, antes mesmo de formalizarmos as mudanças ocorridas. Contudo, é recomendado que o processo seja atualizado tão logo sofra alterações que já estão valendo na prática do dia a dia. É importante também que as alterações sejam devidamente informadas para toda a equipe de trabalho. Ao longo do tempo, empresas perdem um pouco da própria identidade. Alguns iniciam o negócio sem uma definição clara sobre o que é e o que querem ser ao longo prazo. Antes de tudo é preciso identificar quem, com suas virtudes e defeitos, para então definir uma missão que tenha sintonia com o que quer.

Antes de operar, desenvolver produtos, realizar investimentos, assumir riscos, é fundamental conhecer suas potencialidades e suas fraquezas. Fazer aquilo para o qual tem potencial e afinidade.

Uma empresa com missão, visão e valores tem muito mais chances de sucesso duradouro, além da realização de seus sócios e funcionários. O planejamento estratégico ajuda na definição da filosofia e na análise interna da organização.

 Sendo assim, a empresa deverá fazer algumas mudanças, logo revisando contratos com seus funcionários, para que haja uma nova mediação entre patrão/ funcionário.

Ao invés de demitir pessoal, cortar gastos, a entidade vai se inteirar de uma nova solução, treinamentos em capacitação de pessoal na área de assistência de manutenção de celulares e, assim gerando mais trabalhos a fazer, aumentando o fluxo do caixa, não precisando dispensar funcionários.

Como se sabe atualmente os preços dos smartphones disparou, e comprar um aparelho novo não é muito fácil, nem viável pela crise econômica que o Pais atravessa no momento, por isto também aumentou muito a procura de consertos e manutenções dos aparelhos

.O planejamento estratégico ajuda a pensar nos riscos que cada caminho oferece e planejar as ações, cada uma com o seu tempo e o seu responsável.

 Um plano estratégico ajuda a integrar os sócios e os funcionários, tornando a instituição muito mais forte e preparada aos desafios do dia a dia.

[pic 1]

“Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com