TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Empresarial

Por:   •  24/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

Estratégias são elementos chave da qual as organizações tem posse e que lhes permite distinguir-se de outras. Corresponde ao resultado de decisões tomadas para guiar uma organização com relação ao seu ambiente, estrutura e processos que influenciam seu desempenho organizacional. Contudo suas definições são quase tão diversas quanto os autores que a mencionam, existindo, intenção em aspectos que estão no fundamento do conceito, no conteúdo e nos processos de formação da estratégia.

Todas as definições de estratégia concordam na inseparabilidade entre o sistema organizacional, o meio ambiente e o desempenho organizacional que representa uma condicionante à sua atividade. É esta relação entre organização, ambiente e desempenho que dá o sentido ao conceito de estratégia.

Miles e Snow produziram uma taxonomia do que chamaram estratégias competitivas, em oposição às estratégias corporativas. Enquanto estratégias corporativas dizem respeito a decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar já as estratégias competitivas relacionam-se ao modo como a organização compete em determinado negócio.

O Modelo é baseado em três ideias centrais: o ambiente dá forma e é formado pelas ações organizacionais, segundo refere se as escolhas estratégicas feitas pela administração da empresa dão forma à estrutura e aos processos organizacionais e o terceiro que são os processos e estrutura que condicionam a estratégia.

Idéias dão consistência ao paradigma da escolha estratégica que, em essência, propõe: “a efetividade da adaptação organizacional depende das percepções de coalizões dominantes sobre condições ambientais e das decisões tomadas no que diz respeito ao modo como a organização lidará com estas condições.

 O processo de construção do ambiente se materializa através de uma série de escolhas que dizem respeito a mercados, produtos, tecnologia, escala desejada de operações etc, que levam à construção de um ambiente específico pelas organizações. Por outro lado, esta construção é restringida pelo conhecimento existente de formas alternativas de organização e pelas crenças dos administradores sobre como as pessoas podem ser administradas.

De acordo com o modelo de Miles e Snow , as empresas desenvolvem padrões de comportamento estratégico relativamente estáveis na busca de bom alinhamento com as condições ambientais percebidas pela administração. Sendo proposto a a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa. Eles propuseram categorias de estratégia competitiva, que diferenciam as empresas mediante a relação estratégia/estrutura e ambiente.

Estas se diferenciam nas respostas que as empresas dão aos três problemas que compõem o ciclo adaptativo:

 (1) problema empreendedor, com a definição de um domínio de produto/mercado;

(2) problema de engenharia, com a escolha de sistemas técnicos;

 (3) problema administrativo, relacionado à estrutura e aos processos organizacionais.

Para Miles e Snow o ciclo adaptativo deve ser visto como modelo geral da fisiologia do comportamento organizacional.

Uma Aplicação do Modelo de Miles e Snow e que se inicia pela fase empreendedora, seguida pela de engenharia e, depois, pela administrativa. Por fim, deve ser salientado que as decisões adaptativas tomadas hoje tendem a se solidificar como aspectos da estrutura de amanhã.

As duas categorias mais contrastantes são:

(1) estratégia prospectora, caracterizada por elevada busca de mercados e inovação de produtos e processos;

(2) estratégia defensiva, caracterizada por estreitos domínios de produtos/mercados e por ênfase muito grande em eficiência.

 A terceira categoria, a analítica, pode ser vista como um híbrido das estratégias prospectora e defensiva, possuindo área de negócios central mais estável, e componente de negócios mais dinâmico, tratado de forma prospectora. Finalmente, há empresas que parecem não apresentar nenhuma relação coerente entre estratégia e estrutura, e têm uma não-estratégia, com reações impulsivas diante de eventos do ambiente, denominadas reativas.

 Organizações prospectoras serão a fonte de instabilidade na indústria, por causa de sua constante geração de inovações, as empresas prospectoras tendem  a prosperar em ambientes dinâmicos e inovadores, pelo aproveitamento de oportunidades de crescimento, enquanto empresas defensivas prevalecem em indústrias menos inovadoras, mais estáveis e maduras.

Resumo:

• A tipologia MilesRaymond Miles e Charles Snow desenvolveram outra tipologia estratégica partindo do estudo de estratégias de negócios,sendo  baseada no conceito de que os gestores procuram formular estratégias que sejam congruentes com o ambiente externo. As organizações aspiram a um ajuste entre as características internas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com