TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Empresarial

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

Capitulo 6

Estratégia Empresarial

Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente da tarefa.

A estratégia empresarial é o primeiro e o principal passo para a empresa atingir essa capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável. Estratégia é um movimento integrado, é manobrabilidade, mudança, ação, reação e pro-ação, tudo isso reunido e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.

Noções de Estratégia

A noção de estratégia vem dos tempos militares há 2500 anos até os dias atuais. No conceito militar, estratégia é a aplicação de forças em larga escala contra um inimigo. Em termos empresariais, estratégia é a mobilização dos recursos da empresa em âmbito global.

Uma guerra requer uma ou mais estratégias: cada uma delas leva a proliferação de táticas, já em uma empresa o planejamento para cinco anos requer estratégia, a qual se ligam os planos táticos de cada ano compreendido nesse período.

A estratégia é um conjunto de objetivos e de politicas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa em longo prazo.

Abordagens da Estratégia

No fundo, estratégia é uma teoria sobre a realidade dos negócios. Ela consiste em selecionar, entre várias alternativas, qual a hipótese que se aceita sobre aspectos internos e externos da empresa. Há várias formas de se focar na estratégia.

Mintzberg Ahlstrand e Lampel apresentam uma classificação das escolas sobre estratégia empresarial:

  1. Escola do planejamento: estratégia como um processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e cada um destes é desdobrado em planos operacionais.
  2. Escola do design: estratégia como um processo de concepção no qual o executivo principal assume o papel de liderança estratégica.
  3. Escola do posicionamento: estratégia como um processo analítico em que o estrategista analisa a situação do ambiente externo para tomar dois tipos de decisão estratégica: a decisão de portfólio de produtos/serviçose a decisão de posicionamento.
  4. Escola de empreendedorismo: estratégia como um processo visionário. O executivo principal define uma visão de futuro como inspiração do processo e age como o líder estratégico.
  5. Escola cognitiva: estratégia como um processo mental em que a realidade ambiental dos negócios é interpretada subjetivamente para proporcionar modelos de decisão. Os executivos processam as informações vindas do ambiente externo e tomam decisões  estratégicas.
  6. Escola do aprendizado: estratégia de aprendizagem e construção incremental. A empresa aprende coletivamente com o tempo e passa a implementar mudanças que a tornam cada vez mais competitiva.
  7. Escola do poder: estratégia como um processo de negociação politica envolvendo persuasão, negociação, barganha para buscar equilíbrio interno de poder ou para buscar equilíbrio externo com as demais empresas que disputam o mesmo mercado.
  8. Escola cultural: estratégia como um processo coletivo e social que se baseia na cultura e nos valores internos da organização. As empresas bem-sucedidas são aquelas que se baseiam em uma forte cultura corporativa que define sua estratégia.
  9. Escola ambiental: estratégia como processo reativo e contingente em função das demandas ambientais. A estratégia representa uma gradativa adequação aos eventos ambientais.
  10. Escola da configuração: estratégia como um processo de transformação até que haja sua implementação. Estabilidade, crise, revolução e renovação é o ciclo vital das empresas. A estratégia significa o ponto de ruptura de status quo para lograr um novo patamar nos negócios que futuramente terá um ponto de ruptura para outro patamar.

Cada escola administrativa trata a estratégia segundo uma abordagem própria que privilegia certos aspectos que considera vitais. Estratégia representa um dos conceitos mais sofisticados na literatura administrativa.

Estratégia é muito mais do que um planejamento global, uma tentativa de compatibilização, uma decisão global, um processo visionário, empreendedor, cultural, um processo de aprendizagem, disputa de poder, ciclos de estabilidades, crise e renovação. Muito mais do que estes aspectos em conjunto.

O importante é que uma empresa sem uma estratégia definida é um barco perdido ao acaso no meio do imenso oceano.

As principais características da estratégia empresarial são:

  1. A estratégia é um comportamento global e sistêmico da empresa. Não é exatamente a soma das partes de um sistema, mas o comportamento global do próprio sistema que condiciona e integra partes. Se inicia com os objetivos táticos e operacionais.
  2. A estratégia representa o comportamento de uma empresa diante do seu ambiente externo. Indica a resposta empresarial face os estímulos, pressões, contingências, ameaças e oportunidades interpretadas no ambiente de tarefa. Estratégia significa o comportamento organizacional em seu contexto ambiental para fazer frente ao seu ambiente de tarefa e sob as influências genéricas do macroambiente.
  3. A estratégia está focada no futuro: isto é, no longo prazo. Embora formulada no presente, ela focaliza o futuro da empresa, o que ela pretende ser ou fazer dentro de um determinado período.
  4. A estratégia é discutida, formulada, definida e decidida no nível institucional da empresa: ela é igualmente apresentada, comunicada e cobrada intensivamente a todos os níveis empresariais. Todos os níveis e participantes precisam estar de acordo e inteiramente convencidos de sua adequação, totalmente engajados e imersos em sua execução e em seu sucesso.
  5. A execução estratégica requer esforço conjugado de todos os níveis e de todos os participantes da organização, para que ela proporcione um efeito global, sistêmico e holístico. Todos os participantes devem ter pleno conhecimento a fim de que possam contribuir para seu sucesso. A estratégias empresariais falham não por sua formulação mas principalmente por sua execução e implementação no cotidiano da empresa.
  6. A estratégia significa sempre um movimento de mudança organizacional, também significa uma ação conjunta, manobrabilidade, flexibilidade e alcance de resultados globais.
  7. A estratégia deve ser definida em um planejamento estratégico: a estratégia visa ao alcance de objetivos globais e o planejamento estratégico deve ser desmembrado em planos táticos e cada um deve ser igualmente desdobrado em planos operacionais.

Componentes da Estratégia Empresarial

A estratégia representa integração, adequação e compatibilização e possui três componentes básicos:

  1. Ambiente: são oportunidades encontradas no local de tarefas, bem como as restrições, limitações, contingências, coações e ameaças nele existentes.
  2. Empresa: sua missão e visão de futuro, os recursos por ele dispostos ou utilizados com vantagens, suas competências e habilidades, como seus pontos fortes e fracos, compromissos e objetivos.
  3. Adequação entre ambos: é a postura da empresa diante seus objetivos, recursos, competências, potencialidades, limitações com as condições ambientais, extraindo o máximo das oportunidades externas e explorando o mínimo as ameaças, coações e contingências ambientais. Essa adequação deve produzir alguma vantagem competitiva diante dos concorrentes.

Trata-se de uma atividade integrada que deve incluir arranjo interno, mapeamento externo do ambiente, formulação, execução e constante avaliação de resultados por meio de intensa retroação. Tudo isso envolve produtos, serviços, processos estrutura organizacional, cultura corporativa, valores, conceito como missão, visão de futuro e princípios para orientar a ação global e integrada da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com