TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estruturação formal das empresas

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas

BUROCRACIA

ERIVANDRO JUNIOR

LUIS CARLOS SILVA FILHO

LEONARDO KOBAYASHI

FELIPE MARKAKIS

CARAPICUÍBA

2018

Max Weber

Max weber nasceu em 1864, na Prússia. Em 1920, faleceu após ter contraído gripe, esta que devastou a Europa matando mais de 2,5 milhões de pessoas, mais até que a Primeira Guerra Mundial. Ele estudou Direito, Filosofia, história e sociologia; e utilizou essa diversidade de estudo dele para focar na sociologia; e ainda foi professor Heidelberg na Alemanha.

Na Primeira Guerra Mundial Weber aplicou seus conhecimentos e suas teorias na prática. Após este período foi conselheiro no tratado de Versalhes, para tentar amenizar os prejuízos que a Alemanha sofreu após a perda da guerra, com isto a Alemanha muda seu sistema político para República de Weimar e Weber um dos responsáveis por elaborar a Constituição da República.

As organizações formais modernas de acordo com Weber têm por base as leis, pois tem por diretiva que as pessoas aceitam por creem que são racionais, devido a isto a autoridade é a contrapartida da responsabilidade que têm essas pessoas de zelar pelo cumprimento da lei; estas organizações burocráticas, apresentam três características principais, como formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

Formalidade pode-se dizer que são as normas e regulamentos explícitos, os quais constituem as organizações e são denominados de leis por estipularem os direitos e deveres dos participantes. Em seu todo a organização é ligada em normas e regulamentos previamente estabelecidos que definem seu modo de funcionamento e pode ser inferido neste contexto que esta conta com um caráter formal em seu meio de comunicação e procedimentos.

Impessoalidade, tem por resultado numa burocracia que nenhuma pessoa é empregada de outra a não ser o chefe próprio. Essas relações que integram as organizações neste modelo são governadas pelos cargos que elas ocupam, e pelos direitos e deveres investidos nesses cargos. A pessoa que ocupa um cargo investido de autoridade é um superior e está subordinado a uma lei que define seus alcances de poderes, dentro das quais podem dar ordens e deve ser obedecido.

Profissionalismo significa que em geral os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes uma carreira profissional e meios de vida, o integrante deste mecanismo é um funcionário que faz do cargo um meio de vida, recebendo um salário regular em troca de seus serviços e a escolha para ocupar tal cargo deve-se as suas qualificações, que são aprimoradas por meio de treinamento especializado.

Em sua exemplificação caracterizou a sociedade em três tipos como tradicional; onde predominam características patriarcais, carismática e raciona. Apesar de elencar esses tipos Max Weber ligou essas características a lideres classificando-os entre tradicional, carismática e racional.

 

Estruturação formal das empresas

Na administração, há a burocracia para definir uma estrutura padronizada e normalizada a ser seguida pelas empresas. Para Max Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência, e para alcança-la é necessário detalhar ao máximo como as coisas deveriam acontecer na empresa. Segundo Weber, as organizações formais possuem três características principais. São elas: a formalidade, o profissionalismo e a impessoalidade.

  • Formalidade: São normas e regulamentos explícitos que moldam as organizações. São também leis que, definem os direitos e deveres dos participantes. Este aspecto possui caráter formal em seu meio de comunicação e procedimentos. As organizações são ligadas as normas previamente estabelecidas que especificam seu modo de funcionamento, ou seja, a organização deve ter regras formais que definem ações e atitudes corporativas.

  • Profissionalismo: A organização deve ser operada por quem trabalha por ofício, em troca de remuneração proporcional à riqueza criada. Os cargos oferecem aos seus ocupantes uma carreira, meios de vida e formação. Sua escolha fica dependente das qualificações e competência técnica do participante. Organizações burocráticas estabelecem os cargos seguindo os princípios de hierarquia que as regem. Relações informais não devem existir.
  • Impessoalidade: Se refere as relações entre aqueles que integram as organizações burocráticas. São governadas de acordo com os cargos que ocupam, e pelos direitos e deveres desses cargos. A distribuição de atividades também é realizada de acordo com os cargos e funções. A organização avalia cada membro com base em suas competências, atitudes, habilidades e mérito. Concursos, diplomas e exames são a base para a admissão e a promoção.

Apesar da má reputação que o termo burocracia traz, a organização burocrática foi um avanço na época por trazer maior justiça aos empregados e estruturar as organizações para o desenvolvimento.

Estudo da autoridade hierarquica

O que é hierarquia:

Hierarquia é uma distribuição sistemática dos poderes, com subordinação sucessiva de uns aos outros.

As hierarquias distribuem os elementos em uma série constante de escalas ou graus, conforme os poderes e conhecimentos obtidos, de maneira crescente ou decrescente. Dessa forma, a hierarquia permite que o indivíduo pertença e/ou compartilhe seus poderes e conhecimentos com outras pessoas que estão no mesmo patamar.

A hierarquia cria uma classificação ininterrupta de autoridades, estabelecida através dos patamares de importância e poder. A posição inferior sempre está subordinada às posições superiores. Pela origem do termo, pode-se apontar que a palavra hierarquia possuía um significado religioso e era exclusivamente usada para os círculos religiosos. Nesse caso, a organização social das igrejas era formada conforme a graduação intangível dos sacerdotes, que ficavam a mercê da autoridade transcendental existente em cada camada social.  Embora esse conceito foi sumindo ao longo do tempo, dois aspectos fundamentais ainda permanecem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (236.1 Kb)   docx (754.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com