TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Bicicleta

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.522 Palavras (19 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 19

A EVOLUÇÃO DA BICICLETA[pic 1]

VON HOLLEBEN,  João Luiz1 

RESUMO

A bicicleta atualmente é tida como um meio de locomoção ecologicamente correta, pois não polui o meio ambiente, pedalar faz bem a saúde e é acessível a qualquer individuo independente da classe social. Por isso este estudo teve por objetivo demonstrar a evolução da bicicleta, a consonância desta com o meio ambiente assim como a sua importância, além de averiguar quais tipos de bicicletas são mais vendidas, as peças mais vendidas por meio de uma entrevista realizada em uma loja especializada na venda de bicicletas e peças desta no município de Dourados/MS. Foi observado que a lucratividade maior da empresa é devido a vendas de peças, reforme e manutenção das mesmas.

Palavras chave: Ciclistas. História. Meio de Transporte.

ABSTRACT

The bicycle currently is had as a way of ecologically correct locomotion therefore not pollution the environment, to peddler makes the health well and is accessible to any independent individual of the social classroom. Therefore this study it had for objective to demonstrate the evolution of the bicycle, the accord of this with the environment as well as its importance, beyond inquiring which types of bicycles more are vended, the parts more vended by means of an interview carried through in a store specialized in the sales of bicycles and parts of this in the city of Dourados/MS. It was observed that the profitability biggest of the company must the sales of parts, remodels and maintenance of the same ones.

 keywords: Cyclists. History. Half of Transport.

1Professor do Curso de Administração da Universidade Anhanguera-Uniderp de Dourados (MS)

1 INTRODUÇÃO

A evolução da bicicleta tem sido no seu desenvolvimento de suma importância para a sua utilização de um meio de transporte barato, ecológico e saudável. Com a preocupação com a mudança climática, o transito caótico das grandes cidades fazem com que a bicicleta se torne uma opção viável, além de fornecer bem estar e contribuir para uma vida saudável.

De acordo com Wikipédia (2009) a bicicleta foi inventada no século XIX na Europa. Com cerca de um bilhão de unidades em todo o mundo, a bicicleta é usada tanto como meio de transporte no ciclismo utilitário, como objeto de lazer no ciclo turismo e para competições desportivas de ciclismo. É sabido que esta bicicleta afetou consideravelmente a história tanto no campo industrial como no cultural. No início, a bicicleta inspirou-se em tecnologias pré-existentes. Hoje, no entanto, tem contribuído para outras áreas. Além de lazer e transporte, as bicicletas estão sendo adaptadas para outras utilizações, na área militar e em esportes.

Portanto a realização de um estudo a respeito da evolução da bicicleta é importante, visto que este é um meio de transporte relativamente barato, com enorme vantagem, pois a bicicleta pode ser considerada como meio de locomoção ecologicamente correta. E atualmente devido ao aquecimento global, as poluições causadas pelos automóveis nas grandes cidades, causam sérios problemas à atmosfera.

Logo o objetivo deste estudo é descrever a evolução da bicicleta, assim como a sua importância, além de averiguar quais tipos de bicicletas são mais vendidas, as peças mais vendidas por meio de uma entrevista realizada em uma bicicletaria no município de Dourados/MS.

2 HISTÓRIA DA BICICLETA

Existem muitas controversias quanto a data de “nascimento” da bicicleta, pois para alguns esta foi criada pro Leonardo da Vinci, já para outros pelo Conde Sirvac. Por isso Vieria; Freitas (2007) destaca que o parente mais antigo da bicicleta seria o celerífero a união de duas palavras latinas (celer- fero que significa transporte rápido) surgiu no século XVIII, em 1790, pelo Conde Francês Méde de Sirvac, entretanto este transporte era bastante rudimentar e precisava ser impusionada por batidas sequencias dos pés no chão. Não havia guidom, corrente, muito menos pedais, e mesmo assim o equipamento faz sucesso.

[pic 2]

                                      Figura1- Celerífero

                                  Fonte: Pequini (2000)

Por isso por iniciativa de um alemão o Barão Karl Drais Von Sauerbronn foi realizada uma melhoria deste equipamento que passou a ser chamado de draisiana (figura 2) ele acrescenteu molas ao assento e guidão, sendo considerada a pirmeira pidicleta dirigivel vale ressaltar que esta era de madeira (PEQUINI, 2000).

[pic 3]

                                        Figura 2: Drasiana

                                            Fonte: Alegria (2007).

Linhares (2006) acrescenta que barão Drais apresenta o seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde fez o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15km/h, primeiro “recorde ciclístico”. Em 1839, o escocês Kirkpatrick Mac Millan (figura 3) um humilde ferreiro do interior, fez o que Drais tinha testado sem sucesso: criou pedais que, ligados por barras de ferro ao eixo da roda traseira, movimentavam o velocípede, porém como este equipamento não era muito estável foi logo esquecido.

[pic 4]

                            Figura 3: foto da bicicleta da época

                            Fonte: Alegria (2007).

O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o invento ficou conhecido como “Velocípede”. Já em 1861, o francês Pierre Michaux (1813-1883) construiu outra bicicleta com pedais, mas agora adaptados à roda da frente. Pierre e seu filho Ernest fundaram, com sucesso a primeira fábrica de bicicletas do mundo. A sua máquina, apesar da estrutura de ferro e madeira lhe ter valido a alcunha de “Chucalha-ossos”, rapidamente conquistou grandes entusiastas. Num ano, Pierre e Ernest Michaux produziram 142 máquinas (BARROS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (363.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com