TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO – TG

                                                                  POLO

                                                                Itatiba- SP

2017

A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho

A população feminina vem sofrendo á décadas com a discriminação feminina no mercado de trabalho, os presentes contextos abordados notaram que até hoje é vivida, apesar de diversos avanços terem sidos conquistados há ainda a diferença de gênero no mercado de trabalho. O desenvolvimento do mercado de trabalho no Brasil está atrelado à dinâmica da economia. Uma vez que as variáveis macroeconômicas estão interligadas, oscilações na economia afetam o mercado na medida em que, por exemplo, uma queda de confiança no sistema leva credores a reduzirem a oferta de crédito, baixando o consumo, o que, por sua vez, desestimula o funcionamento e o desenvolvimento das empresas, levando à estagnação ou queda nos níveis de emprego. O mercado de trabalho brasileiro passou recentemente por algumas fases distintas, identificadas como um período de menor aceleração e menor incidência de vínculos formais (após a crise econômica mundial de 1997), recuperação (a partir de 2002 até meados de 2004) e de maior crescimento (2004 até 2008)

        

Para D’Alonso (2008) As mulheres deixaram de ser apenas meras donas-de-casa e passaram a ser não somente mãe, esposa e também operária, enfermeira, professora e mais tarde, arquiteta, juíza, motorista de ônibus, bancária entre outras das mais diversificadas profissões, ocupando um cenário que antes era masculino.

A entrada da mulher no mercado de trabalho ocorreu devido à necessidade de sua contribuição nos serviços que estavam ligados ao ganho financeiro da família, com inicio da Revolução Industrial absorvendo de forma importante a mão-de-obra feminina pelas indústrias com o objetivo de baixos salários e também pela maior facilidade de disciplinar esse novo grupo de operárias, onde trazendo definitivamente, a mulher na produção. Com o tempo mudanças importantes têm ocorrido na participação das mulheres no mercado de trabalho. Esse processo se consolida a cada dia deixando de ser apenas uma oscilação temporária, tornando o processo de incorporação do contingente feminino um fenômeno social contínuo e persistente (GARCIA & CONFORTO, 2012). Com o aumento da atividade feminina na economia brasileira, tem levado à um intenso crescimento da população reduzindo o número de jovens do sexo masculino no mercado de trabalho. Empregadores com a facilidade em aceitar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, o poder de convencimento levando a credibilidade de suas idéias, novos conhecimentos e trabalho em equipe vem mudando o autoritarismo, em forma de cooperativismo deixando de lado a competição, sem limites de cargos e salários. No entanto, pode afirmar  sob uma perspectiva de gênero, ainda há muita discriminação e desigualdade. Apesar da mudança que vem evoluindo e a força adquirida pelos movimentos e idéias feministas, de conquistas de direitos e equivalências, ainda são claras as diferenças entre homens e mulheres em diversos ramos da vida em sociedade. O mercado de trabalho, a suposta natureza inferior afasta as mulheres de ocupações que exigem esforço e resistência físicos e mentais e as direciona para áreas próximas tais como serviços e educação. A possibilidade de afastamento por uma possível gravidez também acaba inibindo a expansão de muitas mulheres no mercado. Em conseqüência de toda essa formação social, a população feminina acaba também sendo bem menos incidente em cargos de destaque que os homens, evidenciando a discriminação de gênero na medida em que as reais diferenças sexuais em nada interferem na qualidade e no tipo de trabalho que uma pessoa pode desempenhar em determinados cargos de chefia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com