TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da área de RH

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera de São Bernardo

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Camila Ribeiro Ferreira Pereira                                                               9857471934

Fernanda Aparecida da R. Lourenção                                                     6817449435

Gregory Pedrão                                                                                        9088468312

Solange Moura da Silva                                                                           8411147012

Verônica Sarraceni S. Pereira                                                                  8403997188

GESTÃO DE PESSOAS

A EVOLUÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

São Bernardo do Campo

2015

  1. INTRODUÇÃO

Antigamente a Área de Recursos Humanos era apenas um departamento de pessoal até se transformar em um departamento de grande importância para as transformações dentro de uma empresa. O departamento de recursos humanos tinha uma visão onde o empregado obedecia e executava tarefa do chefe centralizado de forma mecânica. Hoje em dia no mundo contemporâneo á diferenças, o chefe é denominado gestor e o empregado de colaborador. Visando a gestão de pessoas onde a valorização dos colaboradores, profissionais e do ser humano é a principal atividade, onde discuti e entende as necessidades de ambas as partes, sendo diferente de antigamente que visão era mecanicista, tarefa e obediência.

Diante do proposto , para o estudo da evolução da área de recursos humanos no mundo contemporâneo, tornando-se necessário entender a historia até os dias atuais , com o objetivo de esclarecer como se desenvolveu a evolução da área de Recursos Humanos .


  1. HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Antes da década de 30 não existia um departamento para tais tarefas ou função de Gestão de Recursos Humanos, tinha somente funções básicas como recrutamento e seleção e o único registro que o empregado tinha ao iniciar na empresa titulado como Livro de Escrita de Pessoal, sendo de fácil acesso para fraudes e até perdas.

Na década de 30 iniciou a primeira fase chamada de fase contábil, conhecida também como pré-histórica pioneira da gestão de pessoas, a principal característica era a preocupação com o custo da organização. Não tinha legislação para seguir e regularizar trabalho X capital.

Ainda na década de 30 iniciou a segunda fase conhecida como a fase legal, surge à preocupação com aspecto legal. Após 1930 foi o grande marco pra a área de Recursos Humanos, Getulio Vargas assumiu o poder e criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comérico (hoje em dia Ministério do Trabalho e Emprego) e o Departamento Nacional de Trabalho, a qual gerou um começo sistemático e regulado das práticas por documentos legais da Administração de Pessoal, a qual antigamente era feito pelos donos da empresa.

Na década seguinte em 1940 foi criado o imposto sindical e em 1º de maio de 1943 assinado o decreto nº 5.452, que resultou na CLT – Consolidação das Leis Trabalhista e a reformulação da Carteira de Trabalho. Um período marcado pelo inicio da gestão burocrática e legalistas de pessoas. Trazendo assim varias formas de conduzir essas tarefas, quando antes efetuadas diretamente pela chefia exigindo a fundo o conhecimento das leis trabalhistas, sendo necessário direcionar o departamento pessoal á advogados ou bacharéis em direito e assim foi até a década de 70.

Em 1950 á 1965 , iniciou a terceira fase conhecida como fase tecnista. O presidente Juscelino Kubitschek implantou a indústria automobilística no Brasil , mias precisamente no ABC paulista , trazendo um grande centro metalúrgico para nosso país .

Com as multinacionais e as empresas automobilísticas , se inicia a implantação do modelo americano de Gestão de Pessoas . É criado o departamento de Relações Industriais e o ( GRI) = Gerente de relações Industriais , embora naquela época aproveitava-se bastante o antigo chefe de pessoal .

Houve algumas mudanças na qualidade de capital e trabalho . Segundo MARRAS (2002, p.26) foi nesta fase que o Recursos Humanos começou a operar com serviços de treinamento e seleção , cargos e salários , higiene e segurança no trabalho , benefícios e outros .

De 1965 á 1985 , inicia a quarta fase , como fase administrativa , gerando um marco histórico nas relações entre trabalho e capital , sendo então um momento bem complicado devido à ditadura .

Porem deu-se inicio a fase , a uma revolução conduzida pela base trabalhadora . onde foi realizado o movimento sindical , chamado novo sindicalismo , nesta fase aconteceu uma grande mudança , apareceu o Gerente de Recursos Humanos , tomando toda e qualquer responsabilidade do Gerente Industrial transformando , procedimentos burocráticos em responsabilidades mais humanísticas entre relações indivíduos , sindicato e sociedade.

Nesta época os maquinários tomam conta de muitas funções com mais eficiência e baixo custo , sendo obrigados a ter novas técnicas de gerenciamento e gestão de pessoas .

A partir de 1985 , até os dias de hoje , tomando inicio a  quinta fase conhecida como: fase de estratégia por introduzir nas empresas os programas de planejamento na época , sendo esta a fase marcada como operacional segundo Albuquerque (1988), que foram registradas as primeiras preocupações a longo prazo por parte das empresas com seus trabalhadores .Iniciando assim o cargo de Gestão de Recursos Humanos.

Na crise de 1990 , com o governo Collor , as empresas abrindo falência e em concordatas , criou-se uma estratégia , diminuindo a quantidade de nível hierárquico e distribuindo algumas funções a terceiros , trazendo assim ao ambiente empresarial uma busca enfreada de competitividade com o objetivo de sobreviver e crescer em um ambiente não favorável de grande desenvolvimento ,mudança tecnológica e econômica .

Fazendo surgir organizações com características que privilegiavam a capacidade de aprendizagem tão necessária a nova realidade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com