TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução histórica do trabalho

Por:   •  9/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 1

Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.

Bibliografia complementar

• IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2. ed. Sao Paulo: Edgard Blücher, 2005.

PASSO 2

Responder as questões a seguir .

1→ Quais são os principais objetivos da Ergonomia ?

O principal objetivo prático da ergonomia é elevar a qualidade de vida do ser humano, e assim também elevar seu desempenho no trabalho, diminuir a fadiga, evitar doenças e acidentes, tendo por consequência um melhor resultado qualitativo e quantitativo das atividades realizadas e preservar a saúde que é o aspecto mais importante dentro da indústria, comércio e serviços, tendo em vista que aproximadamente 65% das patologias diagnosticadas nos consultórios médicos e hospitais tem origem no ambiente de trabalho, dentre as principais estão as L.E.R./ D.O.R.T. e o Stress.

LER/DORT

Consiste em uma síndrome de dor com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente por tarefas que desenvolvem movimentos locais repetitivos ou posturas forçadas. Também é conhecido por L.T.C (Lesão por Trauma Cumulativo) e por DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Contudo, como o nome LER se tornou comum e até popular, esta é a denominação adotada noBrasil, e representa exatamente do que se trata a doença, pois relaciona sempre tais manifestações com certas atividades no trabalho. O diagnóstico diferencial pode incluir as tendinites e tenossinovites primarias a outros fatos, como reumatismo, esclerose sistêmica, gota,traumáticaosteoartritediabetesmixedema etc., uma vez que estas também representam frequentes lesões causadas por esforço repetitivo.

As lesões inflamatórias causadas por esforços repetitivos já eram conhecidas desde a antiguidade sob outros nomes, como por exemplo, na Idade velha, a "Doença dos Quibes", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo com a invenção daimprensa. Já em 1891, De Quervain descrevia o "Entorse das Lavadeiras".

STRESS

Um dos aspectos que mais afeta a qualidade de vida, o cansaço físico e mental combinados.  Stress não é um estado de espírito, é a reação do indivíduo a uma adaptação e pode causar um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais.

Em pesquisa realizada pela ISMA do Brasil com 1000 profissionais, constatou-se que 70% dos brasileiros, economicamente ativos, sofrem as consequências do excesso de tensão no dia a dia.

Hoje não podemos viver sem stress, por vezes tem função benéfica servindo de impulso para as pessoas conquistarem seus objetivos, quebrando a acomodação. O segredo está na forma que se gerencia o stress e ergonomia tem papel fundamental, pois serve para aliviar as tensões sofridas pelo homem, tanto físicas como psicológicas.

2→Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Analisando que a Ergonomia surgiu quando o homem começou a criar e utilizar ferramentas e objetos que facilitavam o seu dia a dia. Na produção artesanal via-se a necessidade e a preocupação de adaptar os objetos utilizados ao meio ambiente e ao homem.
No século XVIII o  homem começou a utilizar as maquinas como meio facilitador na produção. Inicia-se a Revolução industrial onde as fábricas eram sujas, barulhentas, perigosas e escuras. A jornada de trabalho ultrapassava às 16 horas, e o regime chegava a quase semi - escravidão.
No inicio do século XX, surge o movimento da Administração Cientifica, que hoje conhecemos como relação do custo beneficio dos sistemas produtivos.
O Taylorismo popularmente chamado teve inicio nos Estados unidos e nada mais era que uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo com que o colaborador desse mais lucro, ou seja, produzisse mais e em menos tempo sem elevar os custos para tal tarefa.
A Europa, principalmente países como Alemanha, França e países escandinavos foram percussores nas pesquisas na área de Fisiologia do Trabalho na tentativa de transferir para pratica todos os conhecimentos em fisiologia desenvolvidos em laboratórios.
Por meados de 1939 a 1945 explode a Segunda Guerra mundial, onde foram construídos instrumentos bélicos complexos como tanques, submarinos, aviões, etc. Por tanto os aspectos que caracterizam os estudos percursores da Ergonomia ate a segunda Guerra Mundial era a grande necessidade de adaptar os instrumentos bélicos a características e a capacidade do operador visando melhorar o desempenho reduzindo a fadiga e os constantes acidentes.

3→Como evoluiu o enfoque ergonômico ate hoje, desde a sua origem ?

Historicamente, o termo ergonomia foi utilizado pela primeira, em 1857, pelo polonês W. JASTRZEBOWSKI, que publicou um "ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza".
Quase cem anos mais tarde, a ergonomia veio a se desenvolver como uma área de conhecimento humano, quando, durante a II Guerra Mundial, pela primeira vez, houve uma conjugação sistemática de esforços entre a tecnologia e as ciências humanas e biológicas. Fisiólogos, psicólogos, antropólogos, médicos e engenheiros, trabalharam juntos para resolver os problemas causados pela operação de equipamentos militares complexos. Os resultados desse esforço interdisciplinar foram tão frutíferos, que foram aproveitados pela indústria, no pós-guerra.
A partir de então, a ergonomia tem evoluído de forma significativa e, atualmente, pode ser considerada como um estudo científico interdisciplinar do ser humano e da sua relação com o ambiente de trabalho, estendendo-se aos ambientes informatizados e seu entorno, incluindo usuários e tarefas.
O desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado, então, segundo quatro níveis de exigências: as exigências tecnológicas, as exigências organizacionais, as exigências econômicas e as exigências sociais.

O enfoque ergonômico tende a desenvolver postos de trabalhos que reduzem as existências biomecânicas e cognitivas, procurando colocar o operador em uma boa postura de trabalho. Os objetivos a serem manipulados ficam dentro da área de alcance dos movimentos corporais. As informações colocam-se em posições que facilitem a sua percepção

Posto de trabalho consiste em proporcionar de forma adequada todos os materiais necessários para a realização da tarefa de forma confortável, eficiente e principalmente com segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com