TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO

Por:   •  28/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

BACHARELANDO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professor Dr. Luís Miguel Dias Caetano

Discentes: 

Sandra Nzage Muondo

Júlio Auxilio Muiocha Júnior        

Tema: A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO

REDENÇÃO, CE

MARÇO, 2019

        

Índice

Introdução        4

1.Objectivo geral        5

1.1.Objectivos específicos        5

2.Metodologia        5

3.Fundamentação Teórica        6

3.1. AS ORGANIZAÇÕES        6

3.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        7

3.2.1. Fundamento da Estrutura Organizacional        7

3.2.2. Grupos Formais e Informais        8

Referências Bibliográficas        12


Introdução

O presente trabalho, tem como o tema sobre a estrutura organizacional como um instrumento específico para análise de fontes de instabilidade dos grupos formais e informais. Na verdade, o tema em si é um ramo do comportamento organizacional que estuda questões associadas aos comportamentos nas organizações, e seu papel na estrututra organizacional, forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

Sendo um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas, onde devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria.

1.Objectivo geral

  • O principal objectivo deste trabalho é proporcionar ao académico o conhecimento dos principais fundamentos da Estrutura Organizacional e seus grupos formais e informais.

1.1.Objectivos específicos

  • Propiciar o conhecimento acerca das diferentes relações entre os grupos formais e informais dentro da estrutura organizacional.

  • Permitir a compreensão do afastamento dos grupos informais quanto ao factor de ameaças  para as organizações.

  • Ampliar os recursos  de análise do futuro  das organização na gestão dos grupos formais e informais dentro das organizaçoes, inteirando-os aos cenários produtivo  e social.

2. Metodologia

Para elaboração deste trabalho foi feito uma revisão bibliográfica. Também, foi usado o método indutivo, que é um método responsável pela generalização, isto é, partimos de algo particular para uma questão mais ampla, mais geral. Para Lakatos e Marconi (2007:86), Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.

Portanto, o objectivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais nos baseia-mos.

3. Fundamentação Teórica

3.1. AS ORGANIZAÇÕES

Organização é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.

Uma organização de acordo com Robbins é a contribuição planejada das atividades coletivas de duas ou mais pessoas que, funcionando em uma base relativamente contínua e através da divisão de trabalho e da hierarquia da autoridade, buscam alcançar um objetivo comum ou um conjunto de objetivos".

De acordo Chiavenato (2001, p.126), a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação é essencial para a organização, segundo o autor citado uma organização só existe quando:

  •  Pessoas capazes de se comunicar entre si (interação);
  • Elas estão dispostas a contribuir com ação (cooperação);
  • Elas cumprem um propósito comum (objetivos).

No entanto, há que acrescentar que não existe organização sem pessoas com suas contribuições estruturadas, contínuas e planejadas coletivamente, através da divisão do trabalho e da hierarquia, na busca por alcançar um objetivo comum ou um conjunto de objetivos.

Segundo Maximiano (2000, p. 92-93), em uma organização, cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições especificas que contribuem para a realização de um objetivo, além das pessoas, as organizações empregam dinheiro, tempo, espaço e recursos materiais, como instalações, máquinas, móveis e equipamentos. Desta forma, com objetivos a curto, médio e longo prazo, uma organização luta para alcançar sua missão, fazendo com que as organizações se transformem de forma dinâmica e complexa, com influências mútuas, de forma controlada e coordenada, agindo em uma determinada situação ou ambiente. Nas organizações, a divisão de tarefas contribui para a distribuição metódica do trabalho, conduzindo a organização a um crescimento natural, e as organizações, portanto, estão passando intensas influências do mercado competitivo, obrigando-as a estarem sempre alertas, com ajustes e adaptações às condições ambientais para manterem sua sustentabilidade (SCARIOT et. al, 2006). A competitividade, inerente de qualquer mercado democrata, solicita que para as empresas manter-se no mercado se utilizem de um planejamento estratégico, absolutamente necessário para alcançar-se o sucesso.

Dentro das organizações formam-se grupos sociais, que podem ser divididos em duas categorias, grupos sociais primários (informais) e grupos sociais secundários (formais) (MAXIMIANO, 2000).

3.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas (OLIVEIRA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com