TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabricação Mecânica

Por:   •  29/8/2018  •  Monografia  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Objetivo

Este procedimento tem por objetivo estabelecer a sistemática para o controle do processo de planejamento e fabricação - caldeiraria, de forma a garantir o atendimento as condições contratuais, de segurança, meio ambiente e os padrões estabelecidos pela RIP.

  1. Desenvolvimento

A fabricação envolve exclusivamente a parte caldeiraria e a parte estrutural de suporte da parte elétrica.

  1. Localidades com estrutura de unidade fabril – exemplo: Parauapebas

FLUXOGRAMA

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

RESPONSÁVEL

[pic 3]

1 – Receber solicitação formal de fabricação, cópia do instrumento contratual e as especificações técnicas (desenhos, croquis, descritivos, fotos, lista de materiais, etc.).

Esta solicitação pode ser diretamente do Cliente ou de outras unidades da RIP para atendimento ao Cliente. No caso de outras unidades da RIP, utilizar o formulário “Solicitação de Fabricação” (Anexo 1).

A lista de material pode ser fornecida pelo Cliente ou pode ser providenciada pelo Responsável pelo Orçamento Local em conjunto com o Responsável pela Engenharia Local.

Nota: A maioria das solicitações de fabricação estão ligadas a um Contrato principal, sendo que o Gestor efetua o acompanhamento de análise crítica do mesmo conforme PR G 03 01.

Responsável pelo Setor de Fabricação Local

2 – Analisar a documentação recebida e solicitar outras documentações em casos de necessidade. Disponibilizar toda documentação fornecida para os Responsáveis pelo Planejamento, Engenharia e Controle de Qualidade Local, que irão verificar as exigências do Cliente. Poderá ser efetuada uma reunião de alinhamento entre as áreas envolvidas.

Responsável pelo Setor de Fabricação Local

3 – Avaliar as informações e compor o planejamento:

Controle Global de Contrato (Anexo 2) – Identifica-se o projeto do Cliente/Solicitação de Fabricação com uma Ordem de Fabricação (OF+seqüencial, exemplo OF70, OF71) e se mantém controle geral gerencial. Constam informações gerais como produto, quantidade, Centro de Resultado, Ordem de Compra do Cliente, Cliente, datas previstas, datas realizadas, valor contrato, etc.

Ordem de Fabricação (Anexo 3) – contém informações do Cliente e do que será fabricado. Levará o código da OF estabelecido no Controle Global de Contratos.

Ordens de Pintura (Anexo 4): Gera-se a Ordem de Pintura conforme aplicável a cada projeto.

Caso a localidade tenha sistema implantado o mesmo gera as ordens automaticamente (fabricação e pintura), sendo que para o processo de pintura haverá a necessidade de complementação das informações relacionadas ao sistema de pintura aplicável (padrão de jateamento, especificações de tintas, EFS por demão, etc.

Cronograma – Utiliza-se a ferramenta Project para a distribuição e acompanhamento da mão de obra no tempo, quando aplicável.

EAP – Estrutura Analítica de Projetos somente é elaborada quando o Cliente exigir ou se for aplicável ao projeto. Poderão ser utilizadas outras ferramentas de planejamento, caso necessário.

Responsável pelo Planejamento Local

FLUXOGRAMA

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

RESPONSÁVEL

[pic 4]

4 – Analisar os materiais em estoque e providenciar as Requisições de Materiais para aqueles que necessitam ser adquiridos, conforme PR G 06 01 – Aquisição. Neste processo de análise incorporam-se as sobras de materiais (inclui análise da geometria da peça, quando aplicável), que fazem parte dos materiais constantes do estoque.

Responsável pelo Planejamento Local

5 – Efetuar a reserva dos materiais para a OF de Projeto uma vez que já se estabeleceram os prazos de fabricação.

Responsável pelo Planejamento Local

6 – Verificar, com base nas especificações técnicas se haverá necessidade de:

  • Desdobramentos de desenhos para fabricação, complementando as especificações fornecidas.
  • Caso haja necessidade de projeto poderá ser contratado serviço externo conforme PR G 06 01 – Aquisição.

Pode ser também fornecida uma simples especificação não necessitando de detalhamento.

Estes detalhamentos podem ser efetuados em formato adequado (exemplo: A1, A2, A3, etc.) dependendo da extensão dos desenhos, e contém informações como: dimensões, número de peças e listas de materiais e identificação do número dos desenhos. Utiliza-se software adequado neste processo.

Responsável pela Engenharia Local

7 – Elaborar plano de corte para todo material que necessite de corte (chapas, perfis, etc.). Este plano é utilizado na fase de preparação da fabricação.

O plano servirá tanto para processos manuais de corte utilizando, por exemplo, maçaricos, guilhotinas ou mesmo para operação em Máquina CNC que possui software específico.

Responsável pela Engenharia Local

8 – Providenciar que os desenhos / projeto tenham distribuição controlada conforme PR G 05 01 – Controle de Documentos e Registros, definindo quem deve receber os mesmos. Encaminhar toda esta documentação para responsável pelo Planejamento Local.

Responsável pela Engenharia Local

9 – Receber documentação, desenhos / projeto, plano de corte, OF, OP de pintura, etc. conforme aplicáveis, do Responsável pelo Planejamento Local.

Responsável pela Produção Local

10 – Distribuir as atividades / documentação recebida entre os componentes das equipes de produção, conforme as etapas de fabricação / pintura a serem executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (781.6 Kb)   docx (449.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com