TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabricação de Água Ardente

Por:   •  5/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Parte Experimental

Materiais:

Para tal experimento, foi necessário montar uma unidade experimental que consiste de um tanque cilíndrico com água, do qual partia uma tubulação com fluxo regulado por uma válvula. Ainda nesse aparato, acima do tubo que saía do tanque de água, havia um segundo tanque contendo corante azul. Desse tanque, saía um tubo capilar horizontal que se encontrava com a tubulação vinda do tanque de água e injetava um filete de corante no fluxo, facilitando a observação do regime de escoamento.

Metodologia:

Com os tanques de água e corante devidamente abastecidos e após medir a temperatura da água no primeiro tanque, abriu-se a válvula de escoamento da água. Inicialmente, a vazão foi baixa e, gradativamente, ela foi aumentando de modo a possibilitar coletas de vazões que abrangessem todos os tipos de escoamentos: laminar, de transição e turbulento. Simultaneamente, abriu-se a válvula de escoamento do corante, de modo a tingir a água que estava escoando e facilitar a observação dos regimes de escoamento. Ao abrir a válvula de escoamento de água, foi esperado um tempo para que o escoamento atingisse o regime permanente.

Para a coleta de dados, foi determinado um tempo de 10 segundos e aberto, primeiramente a válvula de fluxo de água seguida pela válvula de fluxo de corante. Durante esse tempo, recolheu-se a água em um balde e, posteriormente, pesou-se o conjunto balde e água. O procedimento foi repetido 5 vezes. Todas as informações foram devidamente registradas para análise posterior.

Com os valores de massa e tempo obtidos, foi possível calcular as vazões mássicas para cada abertura da válvula e, consequentemente, a vazão volumétrica. Obtidos esses dados, foi calculado o número de Reynolds para cada procedimento e compará-lo com aqueles disponíveis na literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (21.5 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com