TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmácia Quinta Essência

Por:   •  10/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        4

2.2        MATEMÁTICA FINANCEIRA        5

2.3        RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL        7

2.4        GESTÃO DE PESSOAS        10

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

O desafio proposto neste trabalho é analisar a empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA e, através de uma consultoria, sugerir práticas para colocar a empresa em um patamar de vanguarda na gestão empresarial.

Através da consultoria fornecida será possível formular um planejamento estratégico, além de implementá-lo e exercer o devido controle. Também seria analisada formas de aumentar a competitividade da empresa no mercado, contando com o marketing e um possível empréstimo empresarial.

Para que a empresa cumpra bem com seu papel social, serão analisadas as ações praticadas por ela e o que esta pode fazer para melhorar mais ainda sua imagem empresarial.

Por fim, a consultoria também envolve incutir nos procedimentos da empresa a importante gestão de pessoas, fugindo do tradicional modelo de administração de recursos humanos, trazendo assim os funcionários para perto da empresa, criando uma simbiose de conhecimentos e experiências.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Inicialmente convém destacar a importância da empresa ter definido e informado a sua missão, visão e valores.

A missão definida pela empresa deve ser fundamentada a partir do seu propósito de mercado, para qual público alvo está destinado, o que a empresa tem a oferecer e as motivações que levam a empresa existir e quais são as responsabilidades sociais da empresa. A missão de uma empresa deve expressar um modelo de negócio que seja viável. Modelo no qual a organização entregará valor aos clientes atendendo seus desejos, necessidades, expectativas, inclusive nos planos emocional e espiritual. Precisa também ser um modelo de negócio que atenda as expectativas dos sócios, e possibilite o crescimento pessoal e profissional de todos os seus colaboradores (LIMA, 2012).

Em relação a Visão, a empresa determina suas expectativas para longo período de tempo, descrevendo o que a empresa pretende atingir referente as realizações que a organização pretende alcançar através dos esforços de todos os envolvidos. A visão está associada à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro (PINTO, 2016).

Os valores de uma organização preza inicialmente o caráter profissional da equipe perante fornecedores, clientes e as relações internas, guiando a conduta de todos os envolvidos para a execução dos objetivos da empresa, agindo com princípios éticos e morais, incluindo também a valorização de todos os profissionais da organização.

Uma vez estabelecida a missão, visão e valores da empresa isso impacta positivamente em seus objetivos organizacionais. É essencial para a organização que realize o planejamento estratégico, descrevendo de forma concisa a missão, visão e valores, pelo qual através desses pontos chaves será definido os objetivos da empresa e onde ela almeja alcançar. Através da missão a empresa defini quais as responsabilidades a oferecer tanto para o ambiente interno e externo, é de suma importância que seja claro e sucinto para que não ocorra falta de objetividade dos componentes da equipe. A missão da empresa; sua visão de futuro; e seus valores; precisam estar enraizados no DNA mesmo da organização para que suas ações possam refletir de forma permanente esse conceito, para que a prática de um marketing moderno possa construir a sustentabilidade do negócio a longo prazo (LIMA, 2012).

É possível determinar que a missão, visão e valores da Quintaessência atendem aos conceitos que esses termos carregam. A empresa é objetiva na missão ao descrever seus ideais e seu comprometimento em relação aos clientes e colaboradores.

Em relação a visão, a empresa deixa definido seu foco onde ela quer chegar referente ao crescimento dos seus produtos no mercado. Os valores são os quesitos que a organização adota para não desviar do foco principal, portanto a Quintaessência estabeleceu princípios que auxiliam nas atitudes, decisões e comportamento para todos que fazem parte da equipe, através da ética profissional, valorização da equipe e dos clientes, a procura de melhores resultados, apesar da organização ter enfatizado na missão que deseja promover a melhoria da qualidade de vida através da responsabilidade social a mesma poderia citar também suas convicções em relação a responsabilidade ambiental.

A empresa tem por objetivo desenvolver seus produtos de forma ética promovendo a responsabilidade social para seus clientes, funcionários e isso está ligado diretamente com a missão da organização.

  1. MATEMÁTICA FINANCEIRA

De acordo com Assaf Neto (2012), a matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. O seu objetivo básico é o de efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e de saída de dinheiro de caixa verificados em diferentes momentos.

Para que a empresa possa investir em marketing e assim evoluir é necessário adquirir um empréstimo empresarial, conforme propostas descritas abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (215.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com