TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Empreeendedores

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PARAÍBA – CAMPUS JOÃO PESSOA

 DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR

UNIDADE ACADÊMICA DE GESTÃO

[pic 2]

UNIDADE CURRICULAR: FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES

Prof. dra. Maria de FátimaS. Oliveira

Período letivo: 2021.2

Carga Horária: 67 horas

Créditos: 4

PAINEL EMPREENDEDOR (Av. São Paulo, Bairro dos Estados)

Equipe: Pedro Ives Nunes Oliveira de Lima Simões

 Trabalho apresentado à                      Professora Dra. Maria de Fátima S. Oliveira como parte dos requisitos para aprovação da disciplina

Formação de Empreendedores

10 de Novembro de 2021

João Pessoa

SUMÁRIO

         Pág.

1 - Introdução…………………..……………………………………………….....02

2 - Descrição do Bairro/rua…………………………………………...….…….....03

3 - Perfil Empreendedor da rua ……………………………………………….....05

4 - Conclusão………………………………………..………………………...…....13

5 - Referências…………………………………………………………..….….…...14

  1. Introdução

O conceito de empreendedorismo foi usado inicialmente pelo economista austríaco Joseph Alois Schumpeter em 1942, ele publicou a teoria da destruição criativa no livro ‘Capitalismo, Socialismo e Democracia’. A teoria explica o empreendedorismo (criação de produtos, serviços ou empresas inovadoras) como uma resposta a uma necessidade do consumidor percebida pelo empreendedor, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Outra definição, bem mais recente, e que é amplamente aceita no mundo acadêmico e corporativo, é do estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro “empreendedorismo”. Segundo ele, "o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”, existem vários tipos de empreendedorismo.

Ao longo dos anos, empreender deixou de ser algo estritamente ligado à criação de uma empresa e ganhou novas formas, os mais conhecidos são os empreendedores natos que começaram a trabalhar desde muito cedo, com poucas condições, e acabaram criando grandes empresas, outro caso que mais vemos atualmente no Brasil são os empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias, se não optarem por esse caminho eles e suas famílias terão dificuldades de sobreviver

  1. Descrição do Bairro/rua (pequeno histórico)

O empreendedorismo possibilita não apenas mudanças na geração de renda de uma população possibilitando ganhos maiores e geração de empregos mais também há uma grande mudança estética nas regiões onde esse empreendedores agem como podemos ver na rua onde moro

[pic 3]

[pic 4]

Todas essas mudanças ocorreram em um espaço de 6 anos podemos ver a grande diferença que o empreendedorismo pode causar, nas imagens abaixo foi feita uma comparação da rua inteira podemos observar também outras localidades que houveram a ação direta empreendedora, gerando desenvolvimento para a região.

[pic 5]

[pic 6]

Todas as imagens foram retiradas do ‘‘Google Street View’’.

  1. Perfil Empreendedor da rua

Essa pesquisa das empresas foi realizada rua onde moro podemos observar que a um grande variedade de áreas em desde a área da saúde como por exemplos clínicas até a área de tecnologia como empresas de criação de softwares e datas centes essas empresas contribuem para a economia da região porque gera riquezas, aumenta a circulação econômica e cria mais oportunidades de empregos, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras é um ponto favorável ao desenvolvimento e a criação de novos inventos. De acordo com DOLABELA (2008)

O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente, essas invenções são frutos da inovação, de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém antes ousou olhar de outra maneira. Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais que são visionárias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos. (DOLABELA, 2008, p.5).

Também pode influenciar na melhora da qualidade dos produtos ou serviços que são oferecidos aos moradores, o perfil de empreendedorismo baseado nos pequenos negócios é o mais abrangente por isso podemos caracterizar dessa maneira o perfil empreendedor da rua.

TIPO

TAMANHO

FINALIDADE

1

PANIFICADORA

PEQUENO

VENDER ALIMENTOS E FRIOS

2

QUIOSQUE

PEQUENO

VENDER LANCHES

3

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

PEQUENO

SUPORTE TÉCNICO DE MARCAS PARCEIRAS

4

SALÃO DE BELEZA

PEQUENO

lidar com tratamentos que promovem a aparência das pessoas

5

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

PEQUENO

SUPORTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA

6

CRIAÇÃO DE SISTEMAS

MÉDIO

CRIAR SOFTWARES DIVERSOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO CLIENTE

7

CLÍNICA

PEQUENO

CUIDAR tratamento e prevenção de problemas e reduzir a dor e recuperar as funções normais das vértebras, dos músculos

8

CLÍNICA

GRANDE

cuidados gerais tratamento de doenças neurológicas e da coluna

9

UNIVERSIDADE

GRANDE

instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior

10

ESTÚDIO FOTOGRÁFICO

PEQUENO

local de trabalho utilizado para a realização de fotografias

11

ESCRITÓRIO

PEQUENO

fornece serviços de contabilidade e gerencia as finanças de uma empresa

12

OPERADORA

GRANDE

fornece serviços de internet e telecomunicações em geral

13

DATA CENTER

GRANDE

Data center é uma instalação física centralizada onde se encontram computadores corporativos, rede, armazenamento e outros equipamentos de TI que dão suporte às operações de negócios.

14

LABORATÓRIO

MÉDIO

onde se faz um conjunto de exames e testes realizados de análises clínicas visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).

15

ESCOLA

GRANDE

instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (797.8 Kb)   docx (695.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com