TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Organização

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO:

ORGANIZAÇÃO

GOIÂNIA - GO

2013

INTRODUÇÃO

È clara a percepção de que as organizações, tanto em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história da humanidade. Graças às organizações é que os homens conseguiram concretizar suas idéias. Em toda a evolução de sua história, o homem tornou se cada vez mais dependente dos laços que os uniam às organizações, chegando ao ponto de compreendê-las como melhor recurso, para a concretização de seus objetivos de forma eficaz e eficiente, passando essa a ser fundamental para a sua sobrevivência.

Os primeiros estudos sobre a Teoria Geral da Administração (TGA), com o intuito de propor uma sistematização a respeito dos estudos das organizações, surgiram no início do século XX com as obras de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) e Henry Fayol (1941-1925).

Henry Fayol foi o primeiro estudioso a desenvolver uma abordagem que visualizava a organização como um todo, sendo essa visualizada de cima para baixo, ou seja, da direção para a execução, e do todo para as partes. (Chiavenato, 2000).

A fim de melhor definir as funções da administração, o referido autor, propôs quatro tipos de funções, as quais envolviam a organização, com a finalidade maior de alcançar a eficiência e a eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. São elas: Planejamento, controle, organização e direção.

Faz se notório que todas as funções acima citadas são de suma importância para o crescimento organização, vez que os referidos podem ser caracterizados como um ciclo, o qual, um depende do outro para que a organização alcance seus preceitos. Diante disso, este estudo visa tratar de uma das funções da administração, denominada “organização”, a qual perfaz de grande importância à organização, vez que essa é a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa.

  1. A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO

A organização de acordo com Faria (1997, p. 81) refere se ao “estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo”.

Em outros termos, a organização trata se de uma função administrativa que complementa a função de planejamento, vez que, para atingir seus objetivos, as organizações devem preparar a estrutura interna de forma a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da missão. (CHIAVENATO, 2000, p. 84)

O objetivo primordial da função organização nas organizações administrativas caracteriza se em agrupar e estruturar todos os recursos da empresa, tais como, pessoas e equipamentos, a fim de permitir o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível. (CHIAVENATO, 2000, p. 85).

As decisões definidas na função de planejamento são responsáveis por definir os objetivos da organização, e ainda, delinear as estratégias que permitam o alcance dos objetivos traçados na mesma. Assim, compreende se que o planejamento estabelece o que fazer, enquanto a organização estabelece como fazer.

De uma forma mais abrangente, Sobral (2008, pg. 165) define a função organização “como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões”. Ou seja, “a organização é a etapa do processo de adaptação que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente”.

O processo de organização de acordo com Sobral (2008) pode ser divido em três etapas, quais sejam, dividir, integrar e coordenar, com o intuito de desenhar de forma eficaz a estrutura organizacional.

Em detalhando melhor as etapas da função organização, Sobral (2008) as define:

Dividir: É um dos pressupostos básicos da existência das organizações, vez que essa possibilita sinergia na cooperação eficiente dos membros organizacionais na busca dos objetivos mais ambiciosos dentre aqueles possíveis de serem alcançados pela ação individual.

Integrar: consequência direta da divisão de trabalho e refere se ao agrupamento e associação das tarefas, atividades e recursos organizacionais em unidades de trabalho a fim de permitir melhor coordenação.

Coordenar: Corresponde à utilização de mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos, a fim de alcançar os objetivos globais da organização.

Os elementos que definem a estrutura organizacional acima citados são complexos e difíceis de serem transmitidos aos membros da organização. Assim, Sobral (2008, pg. 167) relata que os administradores fazem uso do organograma. O qual é definido pelo autor em sendo “instrumentos úteis de comunicação da estrutura organizacional, ele mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam”.

[pic 1]

     Estruturas Organizacionais- UNIFESPE – 2010

A organização trata se de uma função da administração presente em todos os níveis organizacionais e de acordo com Sobral (2008) a esfera de ação dos administradores é delimitada justamente pela estrutura organização, e cabe aos mesmos o dever de estruturar e organizar as tarefas no âmbito de sua esfera de responsabilidade.

Apesar de todas as mudanças nas sociedades contemporâneas, os princípios básicos do processo de organização formulados no início do século XX pelos autores Fayol e Weber ainda são utilizados, oferecendo contribuições importantes para o entendimento do processo de organização. Sobral (2008) relata que dos princípios estudados por Fayol e Weber, seis elementos estão presentes no processo de organização e envolvem a tomada de decisões, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (220.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com