TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função dos Vereadores

Por:   •  2/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Meus caros, no ano de 2020 (o qual já se aproxima), nós eleitores brasileiros seremos chamados às urnas para efetivarmos a escolha daqueles que irão nos representar no poder público municipal (prefeito, vice-prefeito e vereadores). Mas antes de tudo deveríamos ter a plena consciência da importância e do papel de cada um deles, mas me aterei apenas aos vereadores!

Afinal de contas você sabe o que é um Vereador? O Que ele faz? Quais os poderes e limitações dele? Tenho quase certeza que a resposta é escusa, pois a maioria da população dirá que é apenas um político que foi eleito pelo povo para ser o seu representante.

Vamos lá então, o VEREADOR é um agente político, que fora eleito pelo voto direto e secreto dos cidadãos, para ocupar uma das várias cadeiras parlamentares da Câmara Municipal, razão pela qual é função primordial dos vereadores representar os INTERESSES DA POPULAÇÃO perante o poder público, fiscalizando o executivo (Prefeito) e propondo leis que beneficie todos os cidadãos e contribuam com a paz social.

De forma autoexplicativa são competências dos vereadores:

* Legislar- A principal função dos vereadores é elaborar leis de competência municipal

* Fiscalizar – Os vereadores também têm o papel de fiscalizar os atos administrativos do Poder Executivo e a aplicação de recursos pelo prefeito e seu secretariado, de acordo com o orçamento municipal.

* Auxiliar – Os vereadores também colaboram com o Poder Executivo na discussão e aplicação das políticas públicas e planos de desenvolvimento.

* Julgar – Cabe também aos vereadores analisar e julgar as contas públicas. Ao final de cada ano, a Câmara Municipal analisa os gastos da Prefeitura para verificar se tudo ocorreu como planejado, com base no orçamento foi antecipadamente autorizado por ela no ano anterior.

Entenda, portanto, que a responsabilidade também é nossa como cidadão eleitores, pois se os vereadores não cumprem seu papel é por que fizemos escolhas erradas, vamos pensar, refletir e nessa próxima eleição votar em quem realmente saberá cumprir com o papel de representar, legislar, fiscalizar, auxiliar e julgar de forma séria e comprometida, pelo bem do nosso município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com