TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Funções da Gestão

Por:   •  7/11/2020  •  Monografia  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Funções da gestão (recursos humanos, organização do trabalho, formação e informação, produção, aprovisionamento, manutenção, qualidade, ambiente, prevenção de riscos profissionais, sistemas de informação e comunicação)

Recursos humanos – Os recursos humanos numa instituição de ensino superior, são de vastos. Face a dimensão da instituição, justifica-se claramente a existência de um sector de segurança e ambiente, com uma equipa multidisciplinar com várias formações específicas.

Formação: Anualmente é desenvolvido, aprovado e implementado uma guia de orientação da “Gestão da formação de RH” que engloba, numa primeira fase do processo, o diagnóstico das necessidades de formação, e que tem, como fontes de referência os gaps de competências, a avaliação de desempenho, as políticas de desenvolvimento de recursos humanos, de inovação e modernização administrativas e as áreas estratégicas. Ao nível da SHST, a formação interna ou externa e muito importantes, no entanto, pela experiencia, considera-se que a formação em contexto de trabalho, resultante de aprendizagens/atualizações que ocorrem no posto de trabalho e pressupõe uma transferência de conhecimentos e saberes de um indivíduo para o outro, oferece melhores resultados.

Manutenção, produção e organização do trabalho: Na secção afeta a manutenção existe um conjunto de regras e requisitos específicos que é fundamental aplicar a todos os edifícios, sistemas e equipamentos. Para o efeito dispõe-se de um cadastro completo, disponível e atualizado dos equipamentos existentes em cada um dos edifícios, do histórico associado às intervenções neles realizados, planos de manutenção, bem como os resultados das auditorias regulamentares e inspeções legais efetuadas. A organização, registo, planeamento, compilação e comparação de resultados permite uma melhoria continua na execução das tarefas diárias e na correção de não conformidades (incluindo ao nível da higiene e segurança) permitindo a prevenção e a deteção de situações de risco antes de ocorrerem.

Qualidade: No âmbito da certificação ISO 9001, em vários processos, designadamente Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão do Edificado e Segurança; Gestão da Sustentabilidade Ambiental; Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação; Gestão de Projetos; Planeamento, Avaliação e Melhoria, ficam assegurados o cumprimento e as regras estabelecidas, incluindo os pontos afetos à higiene e segurança. Com estes procedimentos ficam assegurados

Tecnologia, Sistemas de informação e comunicação – Nessa área, refiro um bom exemplo aplicado na instituição onde trabalho, que foi relacionado com a segurança, foi criado o site “e-prevencao” que pretende ser um espaço informativo sobre regras de segurança, saúde e ambiente, desde como proceder no caso de um incêndio até como fazer ginástica em frente ao computador a fim de amenizar doenças profissionais que advém do uso das novas tecnologias.

Ambiente: O setor dos Serviços, do qual fazem parte os estabelecimentos de ensino, estão hoje sujeito a inúmeros regulamentos, desde as medidas de higiene e segurança no trabalho, à gestão de resíduos e tratamento de efluentes, à eficiência energética, qualidade do ar interior, segurança alimentar, segurança contra incêndios, entre outras. Neste item, uma das vantagens, é o facto de como instituição do ensino superior, existe obrigatoriedade no cumprimento das inúmeras obrigações legais em matéria de ambiente. As apostas nessa área permitem a adoção de políticas e sistemas formais no sentido do desenvolvimento ambientalmente sustentável. Também na escolha dos produtos de higiene e limpeza, bem como manutenção dos equipamentos são dados preferências aos salvaguardam os aspetos ambientais e que não prejudiquem os utilizadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com