TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA ARMAZENAGEM NO ASSAÍ ATACADISTA

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  4.151 Visualizações

Página 1 de 16

A Gestão da Armazenagem no Assaí Atacadista de Juazeiro-BA

Introdução

A armazenagem mostra-se atualmente como fator complexo no sistema logístico, deixando de preocupar-se apenas com a utilização da área, e passando a buscar a otimização do espaço físico em suas três dimensões da forma mais eficiente possível. O mau aproveitamento do espaço é um comportamento que acarreta o aumento dos custos logísticos e prejuízo com a movimentação de materiais.

O Assaí Atacadista já é hoje um dos mais tradicionais atacadistas de autosserviço do Brasil, e com a crise econômica verificada nos últimos anos, este vem cada vez mais ganhando força frente ao comercio tradicional, por seus preços baixos oferecendo economia de até 25% em compras de maior volume.

A rede disponibiliza mais de sete mil itens de grandes marcas nacionais e importadas de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza e outros, e tem como objetivo oferecer ao cliente lojas de atacado com benefícios para quem compra muito e também para quem precisa de pequenas quantidades. A proposta é ser o estoque da pequena empresa, um lugar em que o empreendedor possa fazer a reposição diária de suas vendas sem precisar de compras para longos períodos e estoques.

A vantagem do autosserviço está no baixo custo operacional. O estoque fica disposto na própria área de compras, o que facilita a reposição e economiza espaço e despesa com transporte. O quadro de funcionários também é reduzido. Não existem, por exemplo, embaladores nos caixas. O cliente embala a própria mercadoria e leva para casa em sacolas retornáveis ou caixas de papelão. O conforto não é um ponto forte.

Este estudo está dividido em sete capítulos, além desta introdução. O primeiro trata do referencial teórico, que versa sobre a armazenagem, o Mercado de Autosserviço Atacadista e o Assaí atacadista – objeto deste estudo. O segundo trata dos objetivos gerais e específicos e o terceiro da relevância deste trabalho. O quarto trata da metodologia utilizada, descrevendo as ferramentas utilizadas na pesquisa de campo. O quinto expõe os dados obtidos com a pesquisa, e no sexto tais dados são analisados e interpretados. E por fim, no sétimo, há as conclusões da pesquisa, juntamente com sugestões para novos estudos.

2. Referencial teórico

2.1 Armazenagem

        A armazenagem compreende a guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir adequadamente as necessidades operacionais das unidades integrantes da estrutura do órgão ou entidade. A gestão da armazenagem é responsável pela determinação do local e do layout mais adequado, e pelas politicas de preservação, segurança, organização e limpeza no geral.

        Com uma boa gestão da armazenagem, será possível maximizar a utilização do espaço e dos recursos como também a proteção dos materiais, além de facilitar o acesso a estes e satisfazer a necessidade dos clientes.

        O planejamento do layout é extremamente importante, pois assim poderá ser alocado os materiais, os equipamentos e as pessoas da maneira mais eficaz possível, tendo em vista otimizar o fluxo na movimentação dos materiais. O planejamento deve estar atento tanto aos itens do estoque, como aos corredores, as portas de acesso, às prateleiras, às estruturas, e todos os fatores que estiverem interligados no processo de movimentação.

        O aproveitamento máximo do espaço de armazenagem pode ser mensurado através da taxa de ocupação volumétrica, ou seja, considerando a ocupação não só em relação a largura e comprimento (área), mas também em relação à altura, que é a utilização do espaço vertical. Para essa utilização, é necessário realização de estudos sobre as cargas, o nível de armazenamento, as estruturas e os equipamentos disponíveis, para que o espaço vertical seja utilizado, mas os itens continuem sendo acessíveis.

        A gestão deve ainda estar atenta a complexidade de armazenagem exigida por alguns produtos, que podem ser frágeis, voláteis, inflamáveis, explosivos, tóxicos, etc. Estes tipos de produtos irão demandar preservação, equipamentos, estrutura, meio ambiente, e manuseio especiais para mantê-los servíveis e evitar acidentes.

        Outros materiais que merecem cuidados especiais são os perecíveis, que merecem um controle maior pela gestão de armazenagem. Um sistema que seja alimentado pelas informações de data de fabricação, prazo de validade, fornecimentos de lotes mais antigos ou mais próximos do vencimento e localização de lotes será essencial para este controle das anormalidades do estoque de perecíveis, evitando que estes se tornem inservíveis.

        A conservação dos materiais, função mais importante da armazenagem, tem a preocupação de evitar transformações que acabem por inutilizar os mesmos, como a combustão, a compressão, a decomposição, o empenamento, a evaporação, a oxidação e outros. Geralmente, temperatura e umidade são os fatores de maior peso nessas transformações, e devem ser controlados de forma a adequada para cada item.

        Outra questão importante é a criação de um sistema de localização para facilitar a identificação do local de guarda do material, principalmente se tratando de estoques extensos e com muita variedade. Esse esquema também vai contribuir para o controle físico dos estoques, outra função importante da gestão de armazenamento, uma vez que todas as operações de entrada e saída precisam ser registradas para saber precisamente o saldo existente no estoque. Esse controle é feito preferencialmente por meios informatizados para evitar falhas, já que as operações são inúmeras e somam uma grande gama de informações.

2.2 O Mercado Atacadista de Autosserviço

Existem vários modelos de atacado no Brasil, e eles são classificados de acordo como é realizado seu atendimento aos clientes: atacadista distribuidor, distribuidor exclusivo, distribuidor especializado por categoria, atacadista de balcão, atacado de autosserviço, entre outros.

Para Kotler (2000, p.553), atacadista “inclui todas as atividades relacionadas coma venda de bens e serviços para aquele que compram para revenda ou uso comercial”. Já o Atacado de Autosserviço, também conhecido como Atacarejo, se diferencia por ser a modalidade na qual o cliente vai à loja, paga pelos produtos e transporta-os em veículo próprio, sem ajuda de atendentes, mesmo que ele seja o consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com