TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Fábrica do Futuro

Segundo pesquisas e um relatório da Federação Internacional de Robótica, tem ocorrido um crescimento enorme na venda de robôs. A China e o Japão são países que mais tem investido em automação e exportação de robôs, respectivamente.

Com base nisso, o primeiro ponto acerca desse tema é que as fábricas do futuro contarão cada vez menos com a presença de seres humanos na linha de produção. 

A Flextronics, uma empresa de Cingapura mostra o segundo ponto acerca das fábricas do futuro, ela exemplifica uma transição que pode se espalhar por outras partes no país. Em 2006, as fábricas foram modernizadas para produzir eletrônicos de maior valor agregado, como peças para robótica ou indústria aeroespacial.

Para fazer isto, a empresa investiu em automação, instalou robôs industriais, treinou funcionários para trabalhar com as novas máquinas e ergueu um telão de LCD para criar um painel que mostra em tempo real informações de controle de qualidade.

O terceiro ponto é sobre outro campo que deve ganhar espaço crescente nas fábricas do futuro é o das impressoras 3D. Também conhecida como prototipagem rápida, a tecnologia é usada nas fábricas desde os anos de 1980, mas tem sido aplicada de maneira mais acelerada nos últimos anos.

Outros pontos importantes são:

  • Logística mais eficiente para diminuir perdas

É outra grande aposta para o futuro é o investimento massivo em TI na logística. A tendência é que o ganho de tempo e a redução de custos vindos de boas práticas e uso de TI na indústria serão essenciais para garantir a competitividade das empresas no mercado.

  • Organização da produção:

 Predominam a alta produtividade, Just-in-time, limpeza e organização na fábrica devido ao housekeeping e a gestão dos processos é feita pela utilização de indicadores de desempenho.

  • Projeto dos produtos e dos processos:

Ocorre a engenharia simultânea e há o uso de técnicas como o desdobramento da função qualidade (QFD) e  a análise de falhas (FMEA ) que prometem maior qualidade e confiabilidade aos produtos.Além disso, os produtos têm um menor número de componentes, o que diminui os riscos de falhas e os custos, sem que se perca a flexibilidade.

  • Layout: é um das principais pontos que determinam a fábrica do futuro. Esses  projetos contemplam áreas reduzidas para estoques de matérias-primas e produtos acabados, e não há previsão de áreas para retrabalho. Ocorre um tipo de processo de mudança que permite que possa se dobrar a produção utilizando-se a metade da área até então usada.
  • Comunicação visual: Ocorre uma mudança na era dos gerentes que guardam informações para deter o poder.  Na fábrica do futuro as informações são disponibilizadas em tempo real, como a utilização de painéis eletrônicos conectados a vários terminais de entrada de dados. A utilização de cores é explorada ao máximo, com cartões kanban, contêineres, bancadas, etc., coloridos de forma a transmitir uma ou mais informações sobre o andamento dos processos.
  • Posto de trabalho: 

É projetado tendo em vista  os conceitos de ergonomia, procurando o conforto, bem-estar e segurança dos colaboradores. Além disso, a fábrica do futuro é ecologicamente correta, não polui. São certificadas nos termos da ISO 14000 ou normas correspondentes. A preocupação em trabalhar com materiais recicláveis está presente em todas elas. Ou seja, a fábrica do futuro inclui inovação e sustentabilidade.

Referências Bibliográficas

  • http://delltecnologiasdofuturo.ig.com.br/para-empresa/como-serao-as-fabricas-do-futuro/
  • http://ajmoreti.blogspot.com.br/2012/04/fabrica-do-futuro.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com