TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA PRODUÇÃO IDALBERTOCHIAVENATO

Por:   •  2/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 10

ISABELLA MARIA PRADO NOGUEIRA – ADM04NA – 1800020025

YARA GABRIELLA MORAIS VALENTE – ADM04NA – 150020383

QUESTÕES DE 1 A 50 - GESTÃO DA PRODUÇÃO IDALBERTOCHIAVENATO

01 – DEFINA UMA ORGANIZAÇÃO.

As organizações são entidades sociais compostas de pessoas que trabalham em conjunto utilizando uma variedade de recursos para entregar resultados por meio de suas competências.

02 – O QUE SE PRETENDE DIZER COM SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES?

Sociedade de organização significa que tudo que o ser humano necessita – senão tudo – é criado e produzidor por organizações. É nelas que o homem nasce, cresce, come, aprende, pratica esportes e lazer, faz suas orações, trabalha e ganha a vida, compra, gasta, cuida da saúde e de seu dinheiro. E para tudo isso são necessárias diversas organizações que passam a se tornar sociedade de organizações.

03 – DEFINA UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL.

Para existir uma organização é necessário além do conjunto de recursos como edifícios, instalações, maquinas, equipamentos, dinheiro e etc. é necessário também a integração de pessoas, sem as pessoas, as organizações simplesmente não funcionaram. Fazendo com que sejam constituídas de pessoas que trabalham em conjunto em uma complexa divisão do trabalho organizacional, afinal o ser humano moderno passa a maior parte do tempo de sua vida dentro de uma organização.

04 – QUAL É O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES?

O papel das organizações é um aspecto fundamental para a sociedade pois as organizações são criadas e organizadas para produzir alguma coisa, elas não existem por acaso, são criadas para atender certas necessidades e demandas da sociedade, as organizações são essenciais para o ser humano moderno.

05 – DEFINA UMA EMPRESA.

As empresas são organizações sociais que reúnem e utilizam recursos para atingir determinados objetivos, exploram um determinado negócio visando alcançar um objetivo determinado e especifico. São um tipo de especial de organização e funcionam como sistemas.

06 – CLASSIFIQUE AS EMPRESAS QUANTO À PROPRIEDADE.

Empresas públicas, empresas privadas, empresas mistas.

07 – QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS E MISTAS?

As empresas são divididas como: empresas públicas, quando são de propriedade ou tem participação do estado, elas prestam serviço públicos diversificados.

Empresas privadas: são de caráter particular, tem o propósito de produzir bens e serviços gerando lucros remunerando o capital investido.

Empresas mistas é uma sociedade composta pelo estado na qual a União detém o controle total e uma empresa privada, constituída sem a participação do governo na administração.

08 – CLASSIFIQUE AS EMPRESAS QUANTO AO SEU TAMANHO.

O tamanho das empresas é setorizado em 3 partes: empresas pequenas, empresas medias e empresas grandes.

A empresa pequena tem a principal característica de possuir poucos funcionários sendo no máximo 99 funcionários para industrias e 49 funcionários para o comercio, e que tenha o seu faturamento anual de até 4.800.000,00.

As empresas médias tem o seu quadro de funcionários maior, sendo eles 499 funcionários para a área industrial e 99 funcionários para a área comercial, também tendo o seu faturamento bruto anual maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a 300 milhões.

As empresas grandes se caracterizam quando o seu quadro de funcionários excede mais de 500 funcionários para indústria e 99 funcionários para a área comercial, é o faturamento anual para uma empresa grande deve ser maior de R$ 300 milhões.

09 - QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EMPRESA GRANDES, MÉDIAS E PEQUENAS?

A diferença das empresas grandes, médias e pequenas é qualificado principalmente pelo seu quadro de funcionários e o faturamento bruto anual.

10 - DEFINA MINIEMPRESA, MICROEMPRESA E EMPRESA INDIVIDUAL.

Miniempresa:

Microempresa:

Empresa individual:

11 – CLASSIFIQUE AS EMPRESAS QUANTO AO TIPO DE PRODUÇÃO.

De acordo com a classificação do tipo de produção, as empresas podem ser primárias (ou extrativas), secundarias (ou transformadoras) e terciarias (ou prestadoras de serviços)

12 – O QUE SÃO EMPRESAS PRIMÁRIAS?

As empresas classificadas em empresas primárias ou extrativas desenvolvem atividades extrativas, como empresas agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, de prospecção e extração de petróleo, as salinas, etc.
São chamadas de primárias porque se dedicam basicamente a obtenção e à extração de matérias-primas, o elemento primário de toda a produção.

13 - O QUE SÃO EMPRESAS SECUNDÁRIAS?

As empresas secundárias ou transformadoras que processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados. São chamadas empresas produtoras de bem (ou mercadorias), isto é, produtos tangíveis ou manufaturados. Exemplos: Petrobrás, Vale, Philips, Cia, Fiat, Ambev, etc.

14 – O QUE SÃO EMPRESAS TERCIARIAS?

As empresas terciárias ou prestadoras de serviços que executam e prestam serviços especializados. Dentre elas, estão bancos, financeiras, comércio em geral, hospitais, escolas e universidades, serviços de comunicação (TV, rádio, imprensa, telefonia, internet, etc.) e toda a extensa fama de serviços envolvendo contabilistas, engenheiros, médicos, dentistas, consultores, etc.

15 – O QUE SÃO FATORES DE PRODUÇÃO?

E as empresas do terceiro setor que reúnem participantes que se dedicam a uma determinada missão cultural, filantrópica, social ou ecológica, como as ONG e outras, como Peaceworld, instituo Ayrton Senna, fundação Roberto Marinho, Fundação Bradesco, etc.

16 – O QUE SÃO RECURSOS?

O recurso é o meio pelo qual a empresa extrai, transforma ou produz algo. As empresas requerem recursos para funcionarem adequadamente.

17 – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS EMPRESARIAIS?

Os principais recursos empresariais são: Recursos físicos ou materiais, recursos financeiros, recursos humanos, recursos mercadológicos, recursos administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com