TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE MATERIAIS

Por:   •  16/1/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Em relação à classificação de materiais, a combinação da abordagem que leva em consideração o valor do item em estoque com aquela que se atenta para a criticidade operacional do mesmo item se mostra bastante positiva em termos gerenciais. A Figura a seguir busca combinar materiais pela sua criticidade operacional e o investimento financeiro.

A

B

C

Z

Muito Alto

Y

X

Muito Baixo

A Figura apresentada anteriormente foi adaptada de Corrêa e Corrêa (2012) (Administração da produção e operações: uma abordagem estratégica. São Paulo. Atlas). Por que os autores mencionados apontam para manutenção de níveis de estoque dos itens classificados como XA de “Muito Baixo” e para os itens ZC de “Muito Alto”?

R.: De acorco com Viana (2002), os materiais podem ser classificados em dois tipos: os produtivos e os de estoque. Esse último tipo recebe uma subclassificação de acordo com o seu valor de consumo anual e quanto a sua importância operacional. A classificação mediante ao valor de consumo anual vai de “A” à “C”, sendo que “A” corresponde ao grande valor de consumo, ou seja, necessita de um despendimento de dinheiro maior para consumir, enquanto os materiais tipo “C” detém um pequeno valor. Já a classificação quanto a sua importância operacional, os materiais são divididos de “X” à “Z”, no qual “X” corresponde a uma baixa aplicação a nível operacional, podendo haver subistituto disponível ou de fácil acesso, e “Z” já corresponde a materiais de importância ímpar uma vez que sua falta acarreta em complicações na operação.

Dessa forma, podemos analisar o crusamento apontado no enunciado. A manutenção dos níveis de estoque dos itens com classificação “XA” são dados como “muito baixo” uma vez que sua importância para a produção mostra-se pequena (classificação X) e seu valor de consumo muito alto (classificação A). Isso implica que mediante ao seu alto valor de consumo e a possibilidade de ter um substituto fácil, não há razões lógicas de haver um grande espaço no estoque para tais itens. Agora anlisando os itens de classificação “ZC” temos o cenário contrário. Tais materiais recebem a uma importância de estoque muito alta devido a sua grande relevância para a produção (classificação Z), uma vez que não há substitutos, e o seu valor de consumo é pequeno (classificação C). Sendo assim, torna-se imprescindível e, relativamente, fácil uma manutenção recorrente de tais itens no estoque já que seu valor é baixo e sua falta pode acarretar sérios riscos à produção.

  1. Comente sobre o macroprocesso de transformação em operações e como a gestão de materiais pode auxiliar a eficiência e eficácia de tal processo.

R.: Todos os processos de uma empresa devem visar a qualidade do produto/serviço para o cliente em todas as suas etapas. No que tange o macroprocesso de transformação podemos resumi-lo em 3 fases: input, a transformação e o output. Os recursos a serem transformados são os inputs, insumos os quais estão em seu estado ainda básico e necessitam de uma modificação. Posteriormente a essa chegada, passiva ou ativa, dos inputs, tais isumos são submetidos a uma transforção, a qual depende do setor da empresa tratada. Após todas as realização de todas as modificações, nós temos bens/serviços transformados, prontos a serem repassados ao cliente, os chamados outputs.

        A gestão de materiais tem um papel importânte nesse macroprocesso já que é ela quem organiza e otimiza os recursos internos para uma minimização de custos. Dessa forma, mediante a uma boa administração dos materiais é possível reduzir gastos nessa transformação, otimizando armazenamento, distribuição de recursos e estudando as operações, acarretando por exemplo a minimização do lead time, sempre visando as melhores condições para a entrega de um nível de serviço elevado ao cliente.

  1. Como uma estratégia de produção impacta no lead time de um determinado macroprocesso de transformação em operações?

R.: Através da constatação do tipo de pedido que foi realizado, é possível traçar estratégias de produção demaneira que possamos impactar o lead time. Ao reconhecer a natureza do bem/serviço, é necessário uma análise de tudo o que envolver a produção, inclusive os objetivos da empresa. Nesse caso é aplicado o trade-off, medidas de compensação no que tange tomadas de decisão para a entrega final. Mediante a trade-off o administrador poderá chegar a conclusão de tomar certes atitudes para minimizar o tempo de espera do cliente. Assim como todas as decisões tomadas dentro de uma instituição, essa também deve ser bem analisada uma vez que pode haver ganhos ou perdas posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com