TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO

1) Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica? E como era a administração de pessoas nessa época?

R: O período pós Revolução Industrial e que se estendeu ate meados de 1950 envolvendo a primeira meado do século XX sua maior característica foi a intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados; nesse longo período de crise e de prosperidade, as empresas passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas. O mundo se caracterizava por mudanças vagarosa, progressivas e previsíveis que acontecia, de forma gradativa, lenta e inexorável; o ambiente que acontecia, de forma gradativa, lenta e inexorável; o ambiente que envolvia as organizações era conservador e voltado para a manutenção do “status quo”. O ambiente não oferecia desafios devido ao relativo grau de certeza quanto às mudanças externas, o que permitia que as organizações se introvertessem e se preocupassem com seus problemas internos de produção.

O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico da lógica do sistema fechado.

As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos e capital, na conjunção típica dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho.

2) Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Neoclássica? E como era a administração das pessoas nessa época?

R: Era da Industrialização Neoclássica – de 1950 a 1990, difundia-se ênfase na departamentalização por produtos e serviços, sob uma forma de estrutura mista e matricial. Entre 1950 e 1990 havia uma administração mista, matricial, com ênfase na departamentalização por produtos ou serviços ou unidades estratégicas de negócios.

Transição. Foco no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente.

Valor à renovação e revitalização. Intensificação e aceleração das mudanças ambientais. Pessoas como recursos organizacionais que devem ser administrados.

Ênfase nos objetivos organizacionais para dirigir as pessoas. Administração de Recursos Humanos.

3) Quais as características organizacionais da Era da Informação? E como está sendo feita a administração das pessoas nesta época?

R: Após 1990 adotou-se uma administração fluida, ágil e flexível, totalmente descentralizada. Total ênfase nas redes de equipes multifuncionais, na mudança, na inovação, na liberdade e no comprometimento para motivar as pessoas. Foco no futuro e no destino. Valor ao conhecimento e criatividade. Administração mutável, imprevisível, turbulenta, com grandes e intensas mudanças. Pessoas como seres humanos proativos e inteligentes que devem ser impulsionados. Na era industrial a alocação de recursos fora pura e simplesmente financeira e física. Utilizava-se de índices financeiros de produtividade para se mensurar o desempenho. Essas premissas, no entanto, tornaram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com