TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas no ambiente escolar

Tese: Gestão de pessoas no ambiente escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTE ESCOLAR: O SUCESSO DE UM GRUPO É O REFLEXO DE QUEM OS ORIENTA.

Ana Cláudia

Fortaleza-Ceará

2013

INTRODUÇÃO

Pensar em gestão implica ampliar os horizontes históricos, políticos e culturais em que se encontram as instituições educativas, objetivando alcançar a cada dia mais autonomia. Quando se fala em autonomia, está-se defendendo que a comunidade escolar tenha um grau de independência e liberdade para coletivamente pensar, discutir, planejar, construir e executar seu projeto político-pedagógico, entendendo que neste está contido o projeto de educação ou de escola que a comunidade almeja, bem como estabelecer os processos de participação no dia-a-dia da escola.

A escolha do tema em pauta deve-se em defender que a construção da autonomia de uma gestão para que haja um trabalho conjunto é processual e se articula ao esforço mais amplo de democratização da escola, sendo que a participação efetiva é fundamental para que essa autonomia seja resultado da construção coletiva e democrática de projetos, na instituição educativa, que venham a atender aos anseios esperados pela comunidade. A garantia de efetivação da participação de todos que compõem a escola sugere, portanto, a vivência de dinâmicas coletivas de participação nas esferas de poder e de decisão, pois os processos de participação implicam o compromisso com o partilhamento do poder por meio de mecanismos envolvendo os atores e o seu papel nesse processo.

O problema que poderá responder a revisão da literatura que vem logo a seguir explanada em tópicos indaga qual a importância em ser uma gestão participativa para a obtenção de sucesso no ambiente escolar.

O objetivo geral deste artigo é averiguar a importância dos gestores, assumirem o papel de gerenciadores das atividades gerais da escola e, nesse sentido, assumem um conjunto de responsabilidades a serem partilhadas com os diferentes segmentos da escola, possibilitando um caminhar de sucesso de acordo com as atribuições e relações que possuem com todos que fazem parte do quadro escolar, tornando importante essa relação para uma gestão de sucesso.

CAPÍTULO I: RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO, O AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR E OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

Como um dos principais agentes socializadores, a escola é responsável não apenas pela difusão de conhecimentos, mas pela transmissão dos valores de uma cultura entre gerações (Martin-Baró, 1992). De fato, mais do que em palavras, a educação tem na ação concreta uma de suas principais bases, envolvendo atitudes e comportamentos que, repetindo-se e transformando-se no dia a dia, poderão vir a consolidar-se como prática socialmente aceita. Aliás, a diferença entre o discurso e a prática é considerada um dos motivos que justificam a dificuldade de assimilação e reprodução pela relação gestores e professores, vivências essas que precisam ter laços estreitados para que a escola tenha excelência em seu funcionamento e possa produzir aos seus alunos e comunidade uma aprendizagem significativa, pois a ação do grupo gestor tem impacto direto e simbólico sobre seus ocupantes, facilitando ou dificultando a execução do exercício de componentes que permeiam a educação e a permitem fluir em parceria dentro do estabelecimento educacional.Diante do papel que a escola possui, Taylor (1983), a significa como:

O ambiente escolar, a vibrante interação de criança, professor, currículo, ambiente, família e comunidade, é um microcosmo do universo: o espaço físico delimita o mundo; o sistema escolar e sua organização revelam a sociedade; as pessoas envolvidas na experiência de aprendizado formam a população.

(Taylor & Vlastos, 1983, s/p)

Segundo o autor, percebe-se a escola como um conjunto de valores e interação social, onde cada profissional e etapa da sociedade, desempenha um papel fundamental em sua construção e funcionamento, permitindo que a mesma possa caminhar em harmonia contribuindo para a formação de milhares de discentes.Por tanto, é necessário que o grupo gestor trabalhe em parceria com todos os funcionários para que haja um trabalho conjunto, possibilitando uma maior visão do contexto escolar como um todo em suas atribuições que muito são válidas na intermediação das famílias e professores.

Uma das atribuições das equipes gestoras é a gestão do ambiente físico e material da escola. Um dos primeiros passos para administrar o ambiente físico da escola é entender o significado desse conceito e quais as especificidades de uma escola em relação a outras instituições. De uma forma geral, quando falamos em ambiente físico escolar, é comum relacioná-lo a três ordens de conteúdos complementares: gestão do patrimônio, gestão de material e segurança.

A gestão do patrimônio envolve um conjunto de técnicas que permite ao dirigente e ao coletivo da escola planejar e executar ações de aquisição, registro, movimentação, manutenção, reposição e alienação de móveis e equipamentos de propriedade da escola e com longa vida útil. Nessa perspectiva, o patrimônio físico escolar é entendido como o conjunto de materiais permanentes utilizados pela escola e pelas comunidades escolares e locais, identificado basicamente como o mobiliário e os equipamentos.

A gestão de material trata da identificação de necessidades, compra e controle do estoque dos suprimentos usados cotidianamente na escola para o seu funcionamento. Nesse sentido, quando falamos em gestão de material na escola, podemos associá-la ao controle sobre material de higiene e limpeza, material de expediente, gêneros alimentícios, dentre outros.

A questão da segurança na gestão do ambiente físico escolar implica um conjunto de medidas para a proteção do patrimônio escolar, a existência de condições de higiene e salubridade, além de proteção à integridade física e moral dos membros da comunidade escolar. É evidente que cada uma das atividades relacionadas à gestão do ambiente físico possui repercussões imediatas na vida escolar e, por¬tanto, precisam ser monitoradas com esmero, para que não influen¬ciem negativamente a gestão pedagógica da escola.

CAPÍTULO II: ESCOLA UM LUGAR DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGENS

A valorização das pessoas, no mundo do trabalho, está mudando a tradicional configuração que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com