TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS - PROJETO

Por:   •  26/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.559 Palavras (19 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Gestão em Recursos Humanos EAD

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE UMA GESTÃO EFICIENTE NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Grupo 21

Aline de Fátima da Cruz Souza Matos

Dayane de Jesus Vieira

Eliane de Jesus Pacheco

Juliana da Silva

Stefanio Oliveira Cavalcante

RESUMO

O propósito deste artigo é expor as práticas contemporâneas de atração e retenção de talentos nas organizações e também suas práticas de treinamento e desenvolvimento como foco para se conseguir produtividade, efetivar a conservação de colaboradores através das práticas realizadas de agregação de conhecimento, valorização de seus esforços e reconhecimento por méritos alcançados. Conduzindo-os pelas políticas empregadas na organização, referência no artigo. Os procedimentos metodológicos seguiram a linha qualitativa e descritiva de um estudo de caso. A empresa alvo foi a Nestlé, uma das maiores empresas alimentícias do mundo com aproximadamente 308 mil colaboradores que apresentam sua satisfação através das práticas aplicadas sobre a gestão de pessoas para reter os melhores talentos e continuar sendo referência no mercado. O desafio dos Recursos Humanos nas práticas atuais de reter talentos e desenvolvê-los, desperta o capital intelectual que, além de atrai-los possa mantê-los, através dos programas disponibilizados pela corporação a fim de trazer conhecimento e competitividade para o ambiente corporativo.

PALAVRAS CHAVE: Gestão de pessoas; competitividade; conhecimento.

INTRODUÇÃO

O tema central do presente artigo tem a finalidade de levantar as práticas atuais na atração, retenção e desenvolvimento de pessoas com o intuito de propor melhorias para à gestão de RH da organização estudada.

Nesse sentido apresenta-se um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e entrevista com gestores da empresa Nestlé, do ramo alimentício, com sede em Vevey, Suíça. Esse procedimento de pesquisa permite que seja respondida a seguinte pergunta relacionada ao tema central: Quais são as práticas de atração, retenção e desenvolvimento de pessoas na gestão de RH da organização estudada e como podem ser melhoradas?

Esta questão tem desdobramentos importantes, pois permite investigar a recrutamento e seleção de pessoal, remuneração e programas de incentivos oferecidos, bem como o treinamento e desenvolvimento de pessoal da empresa.

Com base na pergunta central foram definidos os objetivos desse trabalho, sendo o objetivo geral, levantar quais são as práticas atuais na atração, retenção e desenvolvimento de pessoas relacionadas à gestão de RH da organização estudada e que possam ser melhoradas.

Para que sejam demonstradas as etapas a serem cumpridas e, a fim de que o objetivo geral seja cumprido, os objetivos específicos delimitam-se em descrever o processo de recrutamento e seleção; levantar as estratégias de remuneração; compreender o programa de incentivo e de cargos e salários; apresentar os programas de treinamento e desenvolvimento; propor sugestões de melhorias no que se refere às ações de atração, retenção e desenvolvimento de colaboradores da empresa.

A análise dos dados coletados no estudo de caso é elaborada com base nos seguintes conceitos: recrutamento e seleção de pessoal, remuneração e programas de incentivos oferecidos, bem como o treinamento e desenvolvimento de pessoal da empresa.

O conhecimento ganhou ênfase no ambiente profissional como característica fundamental de competitividade e oportunidades para aqueles que assim conseguem obter êxitos com seu capital intelectual. Contudo, ao passar dos anos as empresas têm aumentado a concessão de atividades que possa explorar ainda mais o intelecto, a fim de prospectar mais e mais talentos para sua organização, tentando assim mantê-los por tempo indeterminado e motivando-os para que isso ocorra. Neste sentido, a empresa selecionada apresenta como característica, contratação de jovens talentos, pensando em um contexto jovial e acreditando no potencial de cada indivíduo oferecendo um pacote de benefícios cobiçado por jovens de todo mundo. Além de oferecer programas como, trainee, jovens veterinários, jovens nutricionistas, etc.

De acordo com PASCHINI 2006, as ações de Recursos Humanos devem contribuir diretamente para a estratégia do negócio. Então a empresa busca os melhores profissionais de acordo com a demanda da área que necessita do profissional capacitado para assim, contribuir para seus objetivos organizacionais.

A atração e retenção no âmbito dessa corporação atuam através dos benefícios que a empresa disponibiliza, tanto para crescimento profissional na corporação, como para crescimento pessoal. Foi assim, que foi definida a escolha do tema como objeto de estudo. Uma empresa com políticas sustentáveis, e que garanta ao seu funcionário total suporte para alcançar metas relacionadas aos projetos da empresa.

Foi feita uma pesquisa concisa, levando em consideração as práticas de atração e retenção na Nestlé, como eles levam em consideração a pratica de reciclagem de pessoal veterano, e quais práticas utilizam para desenvolver e treinar seus colaboradores futuros.

Em uma análise geral, pode-se dizer que a corporação investe em programas como educação corporativa, com intuito de promover conhecimento para futuras práticas de recolocação profissional dentro da empresa, disponibilização de descontos com universidades, cursos profissionalizantes, e línguas para ter em seus ambientes funcionários capacitados que, caso queiram possam participar de futuros processos para subir de cargo ou outras proveniências.

O artigo se estrutura em quatro capítulos, a saber: capítulo 1 – Revisão bibliográfica, quando são apresentados os conceitos que embasam a pesquisa; capítulo 2 – Metodologia, onde é apresentado o procedimento metodológico, caracterizado o objeto de estudo e apresentada a forma de análise dos dados coletados. No capítulo 3 – Resultados e discussão são apresentados e discutidos os aspectos levantados no estudo de caso sobre Recrutamento e Seleção de Pessoal, Remuneração de Pessoal e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal com uma análise feita à luz dos conceitos apresentados no referencial teórico. Finalmente, o capítulo 4 – Conclusão, no qual é retomada e respondida à questão de pesquisa e, também são indicadas limitações do estudo, além de sugerir caminhos futuros para outras pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com