TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PRODUÇÃO

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

SEGUNDA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO – 27/03/2020

NOME: GABRIELLA GONÇALVES VASCONCELOS

NOME: HELLEN ANTUNES ALVES SANTOS

  1. O que é a Gestão da Produção e quais os ambientes ela pode ser aplicada? Dê um exemplo e explique.

Gestão da Produção ou Administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à fabricação e à oferta de bens e serviços. Toda organização que produz algum bem ou serviço, precisa gerenciar e programar a produção.

A sobrevivência da indústria, por exemplo, depende de decisões estratégicas e operacionais. A administração da produção tem como objetivo suportar a tomada das seguintes decisões, essenciais no ambiente corporativo:

  • o que produzir e comprar;
  • quanto produzir e comprar;
  • quando produzir e comprar;
  • quais recursos serão utilizados para produzir.

  1. Explique cada item da hierarquia da Produção exemplificando:

  1. Operações: são formas das empresas operarem, podendo ser através das seguintes variáveis: volume, variedade, variabilidade ou visibilidade. Exemplo: empresa Johnson & Johnson (há uma extensa linha de produtos higiênicos, como: sabonetes, shampoos, cremes, talcos, protetores solar, etc).
  2. Processos: é a área onde são desenvolvidos produtos e serviços através dos insumos e de um sistema lógico. Ele abrange desde a entrada de recursos que serão transformados até o momento de sua saída, ou seja, do imput ao output. Exemplo: empresa Líder Interiores (chegada da matéria-prima, em seguida a fabricação dos produtos, como: móveis, sofás, colchões, e após serem fabricados, os mesmos são levados para a loja física e entregues ao cliente final).
  3. Rede de suprimentos: interface entre o fabricante e o fornecedor. Inclui os processos relativos à disponibilização de matéria-prima para fabricação. Exemplo: McDonald's (precisa de agilidade e estoques no nível ideal, nesse caso o papel do prestador de serviços é intermediar nos processos e ligar a necessidade das unidades da rede com os fornecedores que vão supri-las).
  1. Com base no slide “Exemplos de processo de transformação” apresente um processo de transformação de produto ou serviço a partir do local de trabalho de um dos elementos da dupla.

SISTEMA

INSUMO

COMPONENTES

FUNÇÃO(ÕES) DE TRANSFORMAÇÃO

RESULTADO DESEJADO

Empresa de Software

- Serviços Prestados à PJ

- Soluções Tecnológicas

- Agente de Prospecção

- Executivos

- Analistas

- Arquitetos

- Desenvolvedor

Customizar Sistemas de acordo com as necessidades do cliente

- Transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios

- Impulsionar o mercado através de tecnologia de ponta

  1. Explique, dando exemplo, a perspectiva da qualidade na gestão da produção, sob o aspecto da qualidade “percebida” e da qualidade por especificação técnica.

O SGQ de uma organização é uma ferramenta de gestão organizacional que traz formas de controlar e gerenciar processos e também permite a verificação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos. Em complementariedade, a esse processo existem selos de certificação como ISO 9001, o sistema de gestão da qualidade (SGQ) mais conhecido do mundo, com intuito de auxiliar as organizações a garantirem produtos e serviços conformes padrões de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com