TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E INOVAÇÃO PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO

Por:   •  16/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.871 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

PROJETO INTEGRADOR

GESTÃO E INOVAÇÃO

PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO

NOME DO ALUNO

ALEXIA SUSAN ESMITIZ PEREIRA

2021

PROJETO INTEGRADOR

* INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo e proposta a análise da realidade organizacional, principalmente nos aspectos gestão e inovação, que foram estudados nos cursos: princípios gerais de gestão e gestão da inovação.

DESENVOLVIMENTO

A. Importância da gestão e da inovação para as empresas

B. Descrição Modelo Canvas

C. Apresentação e análise da empresa

D. Proposição de intervenção

REVISÃO TEÓRICA

A) Antes de falarmos sobre a importância da gestão, precisamos saber o que é um gestor e o que ele faz. O gestor é um administrador, ou seja, ele administra. Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) designa o desempenho de tarefas na direção dos objetivos de um grupo.

As 4 funções do gestor:

Planejamento – Definir objetivos e recursos.

Organização – Disposição e organização dos recursos.

Direção/liderança – Realização dos plano.

Controle/acompanhamento – Verificação dos resultados.

Além de funções o gestor deve ter vários tipos de habilidades:

Habilidades técnicas – Para execução do trabalho e domínio do conhecimento para executar o trabalho.

Habilidades humanas – são necessárias para ter um bom relacionamento interpessoal.

Habilidades conceituais – capacidade de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa no mercado, identificar oportunidades e ameaças e, tomar as melhores decisões para a organização.

 

A importância da gestão e da inovação para as empresas

Sabemos que a sociedade humana necessita de uma série de recursos e serviços em geral, para suprir essas necessidades existem as organizações que englobam esses recursos buscando atingir um objetivo,em geral somos dependentes de organizações, desde nascimento em “hospital” até na morte“funerária” tendo assim uma real noção da expansibilidade de utilidades erecursos essenciais que necessitamos delas ao longo da vida.

Para que se haja uma organização que se destaque entres as demais, é necessário que se contenha uma boa administração, contendo princípios gerais da gestão, sendo: divisão de trabalho, autoridade, disciplina, unidade de gestão,unidade decontrole, subordinação dos interesses individuais,renumeração,centralidade, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade, iniciativa e espirito. Sendo que atualmente a globalização visa a redução de custos, e a procura de novos mercados.

É necessário que se contenha um gestor, pois ele será responsável e encarregado do processo administrativo, terá que atingir as metas e objetivos da empresa com o máximo de eficiência e eficácia, desempenhar diferentes papeis desde planejamento e execução das tarefas até circulações de informações essenciais, as dimensões de seus papéis, variam de uma organização pra outra, possuindo então diferentes níveis de restrições, decisões e exigências, para que tenha um bom desempenho é fundamental ter conhecimento (adquirido com estudo), habilidade (através da pratica), conter atitudes e valores éticos em sua personalidade, contudo ter excelência na comunicação, administração dos recursos, relacionamento para networking e competência administrativa,mantendo assim uma relação informal com a parte interna e externa da empresa.

Gestores e pessoas que compõe a organização devem expor suas ideias e buscar novas formas de fazer melhor o que já vem sendo feito, seja implementando novo modelo de negócio existente ou buscando inovações que visam maximizar o processo de produção e lucros das empresas, em geral administrar requer a “Arte”.

Para que a organização se destaque em meio ao mercado, e aumente sua competividade, é necessário que tomem iniciativas modestas e revolucionarias,que surgem como uma novidade ao seu ambiente e a sociedade, visando novas fontes de receitas para empresa, gerando assim valor. Há diferentes formas de implementar inovações dentro das organizações,sendo principalmente: em produtos, formas de marketing, organizacional e de processos.

Em produtos, incluíssem melhoramentos significativos em suas especificações, componentes e materiais. Que visam em trazer maior autonomia,facilidade e funções, tendo novos recursos implementados, surge como uma inovação e novidade ao mercado, mediante ao seu aprimoramento .De processo, é quando se reformula e inova um método de procedimentode produzir e distribuir seu produto. Incluem-se mudanças técnicas e formas de execução, para atingir o objetivo final, sendo no processo de produção ou distribuição.

De marketing, quando a organização adota novas formas de divulgar seus produtos, seja na mudança de embalagem, fixações de promoções e novos canais de anúncios.Inovação organizacional, mudança em geral nos aspectos físicos da empresa, novas forma de como se administra os recursos sobre ela, além desuas mudanças ligadas as relações externas.Em mundo globalizado, tempo em o que predomina é a informatização, é preciso buscarmos sempre estar bem informado em relação a tecnologia e as inovações, promover encontros com pessoas de diferentes valores e atitudes,reavendo assim também seus próprios valores, sempre em busca de aprimoramento pessoal e ao mesmo profissional, isso facilitará que ideias de inovações ocorram em você.

Um sistema de inovação bem desenhado, desenvolve boas inovações.Para isso é indispensável:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com