TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  25/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CRISTIANO ALMEIDA ARRUDA – RA: 1024997

O BOTICÁRIO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

POLO VILA PRUDENTE

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CRISTIANO ALMEIDA ARRUDA – RA: 1024997

O BOTICÁRIO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Financeira apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Fabio Arten

POLO VILA PRUDENTE

2020

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar II da Unip permitiu que os alunos do curso de Gestão Financeira integrassem as teorias com as práticas em uma empresa objeto de estudo como o Boticário que uma das gigantes no segmento de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. Desenvolveu-se uma análise ponderada do Grupo coadunando o dados do setor de HPPC e os resultados desta empresa em 2019, além da representatividade do consumo em escala global e que a rede ainda precisa investir na tecnologia da plataforma digital que devido à crise sanitária, constatou-se a necessidade de mantê-la ainda mais ativa. Em seguida, foi apontada a gestão de estoque como algo primordial para evitar custos desnecessários e mesmo que o Boticário utilize o sistema ERP no inventário, ainda requer um investimento tecnológico que poderá ser através de etiquetas inteligentes ou drones para otimizar o tempo e quantidade de funcionários para desempenhar uma só função. A disciplina

Matemática Aplicada demonstrou como o cálculo com operações simples é de grande valia para contribuir com as decisões organizacionais e o desenvolvimento deste PIM foi amparado pelas metodologias por pesquisa bibliográfica e de campo.

Palavras-chave: Setor de HPPC. Sistema ERP. Cálculo.

Sumário

INTRODUÇÃO        5

1. ECONOMIA E MERCADO        7

2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        9

2.1. GESTÃO DE ESTOQUE        9

3. MATEMÁTICA APLICADA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

        O Boticário surgiu como uma farmácia de manipulação em Curitiba pelo farmacêutico Miguel Krigsner que investiu na produção de cosméticos manipulados de forma artesanal e fórmulas exclusivas, algo que foi considerado pioneiro na época. A primeira loja da rede foi inaugurada no aeroporto da capital paranaense no final dos anos 70 e isto fez com que o empreendedor Krigsner ampliasse os negócios com a segunda loja que veio a ser a primeira com produtos exclusivos da marca “O Boticário” tendo como diferencial o respeito e incentivo à conservação da natureza.

        A empresa recebeu diversos prêmios no decorrer dos anos e também inaugurou o Centro de Pesquisa e Inovação permitindo a empresa se consolidar no mercado em 2010 como o “Grupo Boticário” por ser o detentor de outras marcas como “Quem disse, Berenice?”, “Multi B”, “The Beauty Box”, “Eudora” e “Vult” com uma gama de produtos das categorias perfumes, cosméticos, maquiagens e higiene pessoal comercializados em mais de 4.000 pontos de venda, além de duas fábricas, escritórios e Centros de Distribuição que beneficiam mais de 13.000 colaboradores diretos e 40.000 nas lojas franqueadas. No entanto, com o crescimento impulsionado em 2019 pelas aquisições e inauguração de novas lojas, o Grupo Boticário obteve uma receita bruta de quase R$ 15 bilhões de reais com a inclusão do comércio eletrônico “Beleza na Web” que gerou uma alta de 11,5% e mesmo com uma presença tímida no mercado internacional, o Grupo está em 15 países com maior participação em Portugal.

        O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como propósito estimular o raciocínio do aluno através dos conhecimentos adquiridos das disciplinas bimestrais e aplica-los em uma empresa para oferecer melhorias no sistema de gestão ou evidenciar os pontos positivos. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica com investigação das temáticas em livros, website da empresa e publicações científicas, assim como a pesquisa de campo para averiguar se o que é apresentado na mídia virtual condiz com a realidade. Quanto à estrutura do PIM II envolve a disciplina Economia e Mercado com o panorama do setor de HPPC em escala mundial, além de apresentar os resultados de 2019 do Boticário e como a empresa vem lidando com a crise econômica provocada pela pandemia sanitária que colapsou todo o sistema financeiro. Em seguida, será vista a gestão de estoque como um planejamento imprescindível para garantir as operações comerciais, ao mesmo tempo que deve ser mantido um nível de estoque que não ocasione custos desnecessários.

        O último capítulo vai demonstrar como as operações simples da matemática poderão ser facilmente utilizadas nas empresas para construir cenários ou obter dados que serão acrescentados em relatórios para avaliação do caminho a ser seguido pelas empresas.

1. ECONOMIA E MERCADO

        A chamada indústria HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) se caracteriza pela atuação global e diante da acentuada concorrência do setor, isto requer um esforço das varejistas para apresentar novidades no menor tempo possível e isto demanda um grande investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para garantir as promoções e lançamentos dos produtos. Além disso, o setor se caracteriza pela segmentação do mercado consumidor que se diferencia pelo gênero, faixa etária e poder aquisitivo.

        Segundo dados estatísticos apresentados pela ABIHPEC (2020), o Brasil assume a quarta posição de consumo global de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos com 6,2% de participação de mercado e fica atrás de países como Estados Unidos, China e Japão (Gráfico 1):

  Gráfico 1 -  Participação global no consumo de HPPC

[pic 1]

  Fonte: Adaptação de ABIHPEC (2020)

        Ainda que o Brasil não tenha ultrapassado a crise econômica instalada em 2014 e minguada recuperação do mercado com retração no PIB brasileiro por dois ano seguidos, o Boticário alavancou os resultados em 2019 com uma receita líquida de R$ 14,9 bilhões e alta de 9% em comparação com o ano anterior e o resultado foi comemorado por ter ficado acima do crescimento do setor varejista (BOTICÁRIO, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com