TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Colatina

2014

[pic 11]

        

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL – UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO[pic 15][pic 16]

INTRODUÇÃO        3

1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL        4

1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA _        4

1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA        4

1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO        5

1.4 RISCO E RETORNO        6

1.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO        7

1.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO        8

2.NOÇÕES DE ATUÁRIA        10

2.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA        10

2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL        11

3.DIREITO EMPRESARIAL        13

3.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES        13

3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES SIMPLES        13

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


INTRODUÇÃO[pic 17]

Vem sendo comprovado através dos tempos que a sociedade depende de registros contábil, econômico e financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.

Para realizar esse diagnóstico é preciso mobilizar meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir ou prestar serviços. O vasto conhecimento dessas funções, papéis e objetivos, é de suma importância para o sucesso da empresa, e quem responde por tudo isso é o gestor financeiro. Cabe a esse profissional a responsabilidade de conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos para a sua tomada de decisão, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa.

O administrador financeiro pode ser um diretor, gerente ou apenas um controlador, mas cabe a esse profissional estar preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros, e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades. 

Sabiamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente as despesas financeiras. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos de sua receita operacional.

  1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL[pic 18]
  1. CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Dentre vários conceitos, pode-se afirmar que gestão financeira é um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e financeiros gerados pelas operações empresariais. A gestão dos recursos financeiros representa uma das principais atividades da empresa. Dessa forma, faz-se necessário um efetivo planejamento dos montantes captados e o acompanhamento dos resultados obtidos, com o objetivo de administrar tais recursos, possibilitando uma melhor operacionalização.

Ela é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis. Para isso concentra seu estudo em várias funções, dentre elas a operação e controle dos recursos financeiros; a determinação das necessidades destes recursos; o planejamento e inventário dos recursos disponíveis; a captação de recursos externos de forma eficiente; e a aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

Seu principal objetivo é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais na empresa, ou seja, uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empresa e registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

  1. GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Para obter-se uma boa gestão financeira, é necessária a utilização de ferramentas gerenciais, como o Fluxo de Caixa, entre outros, que visam orientar e planejar os recursos disponíveis na organização a partir da criação de cenários. Com isso, torna-se possível a identificação de necessidades ou oportunidades, para a aplicação dos excedentes de caixa em áreas rentáveis da empresa ou em investimentos estruturais.

O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira a situação financeira da empresa. Com a nova conjuntura econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios.  Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações.

Tal instrumento tem a finalidade de direcionar as ações dos coordenadores e gerentes financeiros na busca pelo equilíbrio das contas, a partir da visualização de períodos determinados e de um planejamento. Dessa forma, o controle de desembolsos de caixa, investimentos, análise dos melhores períodos para pagamento e da programação de prazos para venda, são algumas facilidades propiciadas por esta ferramenta gerencial.

A utilização do Fluxo de Caixa pode ser feita por qualquer empresa, sendo este diferenciado apenas pelas características peculiares existentes (prazos de recebimento e pagamento, sazonalidade de vendas, operações, etc). Com isso, torna-se possível a verificação das disponibilidades e a ordenação da movimentação financeira, independente do porte ou da área de atuação da empresa, propiciando, dessa forma, a reordenação em tempo hábil de deficiências na geração de caixa, bem como a análise posterior de possíveis distorções ocorridas entre o que fora previsto e o que foi efetivamente realizado, evitando que esses problemas voltem a ocorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com