TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA DA FAMÍLIA CRISTÃ

Por:   •  2/4/2017  •  Monografia  •  11.798 Palavras (48 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 48

Ataulfo Monteiro Bustamante Sá

A GESTÃO FINANCEIRA DA FAMÍLIA CRISTÃ

CEFORTE – Centro de Formação Teológica

Guarulhos, Novembro/2007


Ataulfo Monteiro Bustamante Sá

A GESTÃO FINANCEIRA DA FAMÍLIA CRISTÃ

Monografia preparada sob a orientação do Prof. João C. Franco para apresentação à Mesa Examinadora do Centro de Formação Teológica – Ceforte, com vistas à obtenção do grau de Bacharel em Teologia.

CEFORTE – Centro de Formação Teológica

Guarulhos, Novembro/2007


MESA EXAMINADORA

1. _________________________________________________________________

2. _________________________________________________________________

3. _________________________________________________________________

4. _________________________________________________________________

5. _________________________________________________________________

Nota: __________________

CEFORTE – Centro de Formação Teológica

Guarulhos, Novembro/2007

DEDICATÓRIA

Dedico a todas as famílias que buscam o equilíbrio e submetem à Deus o direcionamento de suas vidas. E, aqueles que investem do seu tempo e ministério à disseminação dos conceitos bíblicos visando restauração de vidas por meio de uma vida financeira equilibrada e abençoada.


AGRADECIMENTOS

Obrigado Senhor pela salvação imerecida, mas real e pela transformação contínua que a Tua misericórdia me proporciona. A minha esposa Rosana, pelo apoio incondicional em todos os meus sonhos e aos meus filhos Brunna, Luccas e Sarah, inspiração de Deus para minha vida, família e ministério.

 


SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................    07


INTRODUÇÃO

Deus tem uma participação fundamental na vida do ser Humano em todos os aspectos, e nesta monografia focaremos a Sua participação na gestão financeira da família. Somos administradores daquilo que o Senhor tem colocado em nossas mãos.

Para Gustavo Cerbasi um dos maiores motivos de brigas na família são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa logo recai sobre alguém, que não verificou se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Ao invés de comemorar, a família pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia.

A causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. A comunicação é fundamental para o alinhamento de todos os familiares em busca de objetivos claros para todos.

A postura mais comum é a reativa, em geral a família só fala sobre o assunto quando “a bomba já estourou”. E, como não discute a questão em família, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro desconhece, não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, tomam decisões de compra sem refletir, investem mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar...

O século XXI traz em seus desafios a necessidade de termos uma postura pró-ativa frente a gestão financeira familiar. Esta postura tende a impedir crises por conta da falta de planejamento e comunicação.

A proposta é refletirmos juntos dos perigos da ausência da gestão financeira familiar e dos seus inúmeros benefícios para o Homem como um todo, cada componente da família.

A possibilidade de mudar esse quadro ocorrerá se houver vontade e compromisso da família, seja qual for o seu orçamento. É necessário pedir a Deus estratégia e muita graça para administrar as finanças da família.

Muitas famílias têm passado por desafios financeiros como dívidas, trabalho frustrante ou economias inadequadas. Pesquisas recentes revelaram que mais da metade dos divórcios resulta da pressão financeira no lar. O materialismo sufocante está roubando a vitalidade espiritual das pessoas.

Howard Dayton, estudioso de finanças, evidencia em seu título, O Seu Dinheiro, 1996,  a importância que há em atentar para Bíblia, pois tem muito a nos dizer sobre dinheiro, há mais de 2.350 versículos que tratam de tudo que precisamos saber sobre a forma de lidar com o dinheiro. A palavra de Deus nos revela um projeto de como gerenciarmos as nossas finanças.

É por isso que Jesus falou tanto sobre dinheiro. Dezesseis das trinta e oito parábolas tratam da forma de se lidar com o dinheiro e com as posses. Na verdade, Jesus Cristo falou mais sobre dinheiro do que sobre quase todos os outros assuntos.

O dinheiro e a relação do Homem com ele é um assunto espiritual e também emocional. Há na Bíblia quinhentos versículos sobre oração, menos de quinhentos sobre a fé, porém, mais de dois mil trezentos e cinqüenta sobre dinheiro e posses.

Se o Senhor falou tanto sobre isso é porque deseja que conheçamos Sua perspectiva desta área crítica da vida. Ele importou-se com a questão do dinheiro porque dinheiro é importante!

As Escrituras ensinam que há duas partes distintas na forma de se lidar com o dinheiro: a de Deus e a do Homem.  A maior parte da confusão relativa ao trato com o dinheiro surge da falta de um entendimento claro sobre essas duas partes.

A parte de Deus é o fundamento do contentamento. Nas Escrituras, Deus se autodenomina com mais de duzentos e cinqüenta nomes. Aquele que melhor descreve Deus nessa área do dinheiro é Senhor.

A forma como enxergamos Deus determina a forma como vivemos. Precisamos olhar exemplos como o de Jó, que  após perder todos os filhos e filhas e todas as suas posses, ainda foi capaz de adorar a Deus. Sua adoração independia do quanto possuía.

Ao conhecer a Deus e Seu papel como Senhor de nossas posses estaremos prontos para aceitar o Seu papel de Senhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.7 Kb)   pdf (374.1 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com