TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Gestão Empresarial

Aluno:

Turma:

Introdução

Este trabalho tem por objetivo demonstrar os diferentes de tipos de lideranças que um líder pode se direcionar no empenho de sua função junto aos seus liderados, ele também irá expor os prós e contras desses modos de liderança.

Em um ambiente organizacional atual, o papel do líder tornou-se cada vez mais complexo, pois, com a globalização, a competitividade e a rapidez em que as mudanças ocorrem, as pessoas viraram um verdadeiro diferencial para a sobrevivência das empresas, porque elas possuem o poder de acompanhar essas mudanças. Dentro deste contexto das interações globalizadas, uma organização que quer sobreviver neste ambiente deve se saber que existe diferente tipos culturais.

Desta forma, as pessoas deixaram ser mais uma “peça” no processo produtivo, fazendo com que o ato de liderança tornasse muito mais complexo, e neste trabalho iremos abordar os tipos de ações de lideranças e as suas reações no ambiente organizacional.  

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Já foram realizadas diversas analises sobre quais seriam as características de um líder, inicialmente a Teoria dos Traços de Personalidade foi proposta, essa teoria refere-se a identificação de traços de lideranças, com base na composição físicas, de personalidade, vocal, extroversão, ou seja, traços que já nasce com a pessoa e quem não tivesse esses perfis, não poderia liderar.

Com a evolução das pesquisas foi constatado que com treinamento os indivíduos poderiam adquirir essas aptidões que antes eram consideradas algo natural, onde a Teoria dos Traços de Personalidade foi substituída pela Teoria dos Estilos de Lideranças.

Hersey e Blanchard propôs ainda a teoria da liderança com base na maturidade dos liderados.

Existem estudos feitos pelas Universidades de Ohio e Michigan que dizem que não existe um modelo correto de gestão, porem sim, um modo correto de gestão para cada momento ou situação exigida no cotidiano organizacional, essa é chamada Teoria Contingencial ou Situacional.

 Segue abaixo alguns dos tipos de modelos de lideranças e suas principais características (negativas e positivas):

Democrático:

Consegue gerenciar sua equipe por meio da cooperação dos seus liderados, tem confiança no seu grupo. Esse tipo de liderança exige uma equipe formada por pessoas maduras e com conhecimento das rotinas, mesmo assim, esse modelo pode causar indecisão para a gestão, essa é uma questão negativa deste modelo de liderança.

Coercitivo:

Esse modelo de gestão liderar pela coerção, ou seja, pelo amedrontamento, esse estilo muito presente nas organizações. Lider deste tipo tem facilidades de trabalhar com colaboradores problemáticos, por ter essa forma de gerir, esse gestor tem tendencia a dar mais feedbacks negativos para a sua equipe.

Autoritário:

Esse é o tipo de líder que motiva e engaja sua equipe buscar resultados, ele gostar de está a frente de tudo, ele provoca mudança nas pessoas, quem não consegue acompanha-lo, pode ser duramente criticado, essa é uma questão negativa deste tipo de líder.

 Marcador de ritmo:

Esse líder gosta de trabalhar com rapidez e com resultados visíveis, ele gosta de trabalhar dando o exemplo, porem nem sempre seus liderados estão na mesma sintonia que ele e isso pode gerar problemas.

Paternal:

Líder do tipo que gostar de criar laços pessoais com seus subordinados, isso pode trazer bom relacionamento entre sua equipe, mas, também pode torná-los emocionalmente frágeis e dependentes, e tornando a possibilidade de feedbacks negativos um problema para esse gestor.

Treinador:

Do tipo que gosta de motivar as pessoas e dar o melhor de si e sempre tentar de novo, caso algo saia de forma errada. Esse líder acredita no desenvolvimento das pessoas com treinamento, um problema é que nem sempre um treinamento resolve.

Centralizador:

Gosta de centralizar as decisões do grupo, esse modelo é ideal para equipes com menos maturidade e conhecimento técnico, uma falha deste modo de gestão é que pode causar desmotivação na sua equipe, por conta da gestão centralizada.

Líder liberal:

Esse tipo de líder delega poderes para os seus subordinados, ele deve manter um acompanhamento dos mesmo e ficar à disposição para ajudá-los. O nível de conhecimento e de maturidade desta equipe tem que ser alto. Um dos pontos fracos deste tipo de liderança é que se o líder não manter um certo acompanhamento dos seus liderados, a sua equipe pode ser perder.

Inspirador:

Esse líder é um exemplo a ser seguido, esse tipo de liderança raramente da ordem e se encaixa muito bem em equipes supermotivadas. Um problema deste líder é que ele necessita de status, por isso, dificilmente ouve os seus liderados e também podem ter problemas com subordinados experientes e funcionários jovens.

Visionário:

Tipo de liderança que tem facilidade de planeja o futuro da organização e fazer com que as ações do presente trabalhem para esse planejamento a longo prazo, mas, um dos seus pontos fracos é a fragilidade no trabalho de curto prazo e a dificuldade de manter sua equipe motivada.

Considerações finais

Portanto em todos os modelos de gestão apresentados exsitem pontos positivos e negativos, o que um gestor deve fazer para obter existo com os seus liderados é saber trabalhar com todos os modelos de gestão de acordo com que o seu cotidiano com os seus subordinados solicita. Mas, segundo o professor Jamil Albuquerque existem qualidades que devem ser constar em todos os modos de gerir, são eles "Um líder deve ser estudioso, empreendedor, ensinável, e ter uma confiança acima da média. Além disso, deve delegar bem para que cada membro da equipe realize com qualidade suas tarefas, ou seja, embora o colaborador não entenda sempre o que o líder fala, ele deve entender muito bem tudo o que faz".

Referências bibliográficas

FERREIRA, Victor et all. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2017, 2.ed.

 https://administradores.com.br/artigos/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal. Acesso em: Fev/2021.

NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Conteúdo online disponível em:  http//www.ls.cursos.fgv.br. Acesso em 20/02/2021. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com