TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.202 Palavras (21 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

GESTÃO PÚBLICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Caesb/DF

Carolina Fonseca Azevedo Avelar – RA 0429211

Brasília

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

GESTÃO PÚBLICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Caesb/DF

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para conclusão do 3º Bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Paulista – UNIP EaD, sob a Coordenação do Prof. Esp. Rodrigo Marchesin.

Brasília

2021

RESUMO

O objetivo deste projeto é aprender na teoria e na prática para a formação de profissionais da área da gestão pública, aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e utilizar fontes de informação como livros, pesquisas de sites e informação a respeito da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O projeto multidisciplinar integrado PIM III do curso de Gestão Pública visa fornecer toda a informação sobre a forma como a companhia desenvolve trabalhos e projetos nas disciplinas de Recursos Humanos em Administração Pública, Contabilidade e Estatística. Para fazer face a estas questões, foram observadas as práticas organizacionais realizadas na Companhia, através da análise dos principais processos de gestão e operacionais da unidade, bem como através do estudo dos seus manuais e sistemas internos.

Palavras-Chave: Gestão pública, Recursos humanos, Contabilidade, Relações Interpessoais.

SUMÁRIO

1                INTRODUÇÃO ....................................................................................... 05

2                REFERENCIAL TEÓRICO .................................................................... 06

2.1         Contabilidade ......................................................................................... 06

2.2         Recursos Humanos na Administração Pública ....................................... 09

2.3         Dinâmicas das Relações Interpessoais.................................................. 14

3                ESTUDO DE CASO ............................................................................... 15

3.1        Descrição da Organização ..................................................................... 15

3.2         Aspectos Práticos das Disciplinas .......................................................... 17

4         CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................... 24

REFERÊNCIAS ..................................................................................... 25

1 INTRODUÇÃO

Este projeto multidisciplinar integrado visa analisar a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), com foco nos aspectos de recursos humanos em administração pública, contabilidade e dinâmicas das relações interpessoais; com base nos conceitos explorados nas disciplinas a que se referem.

Em 8 de abril de 1969, pelo Decreto Legislativo nº 524, foi criada a Companhia de Água e Esgotos de Brasília - Caesb. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é a empresa de saneamento do Distrito Federal. Atua em todos os distritos administrativos do Distrito Federal e em algumas comunidades do entorno. Sua organização segue os conceitos de empresa estatal na categoria Sociedade Empresarial Mista.

Dessa forma, investigação revela como a unidade conduz o planejamento estratégico e os processos, os princípios que norteiam os serviços, os prazos e as formas de cumprimento da meta e sua prática, e sua prática dentro da unidade é possível.

A empresa realiza os seus processos de concurso para os mais diversos requisitos e critérios, os quais são utilizados na seleção para a adjudicação de contratos públicos e desde que cumpram as disposições legais aplicáveis. No âmbito do planejamento urbano e ambiental, a atuação da empresa na área de preservação urbana e desenvolvimento urbano é vista como uma contribuição para a sociedade. Mostra também exemplos de estatísticas utilizadas nos módulos da Companhia e a sua importância para a organização institucional.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Contabilidade

Relatórios contábeis

A contabilidade é um sistema de produção que recebe os eventos econômicos e financeiros de uma determinada empresa que realiza o processamento e apresenta como resultado os relatórios contábeis.

Os relatórios contábeis também conhecidos por informes contábeis são as demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis que têm como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa, assim como seu desempenho financeiro e os seus fluxos de caixa. As demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis mostram os resultados da administração no que diz respeito à gestão responsável e os recursos a ela confiados.

A discussão relatório contábil pode ser considerado como uma exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade que tem por objetivo relatar aos usuários da contabilidade os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. São os dados colhidos pela contabilidade relativos as operações das atividades nas quais a empresa se envolve para buscar os objetivos para os quais ela foi criada.

Essas atividades realizadas pelas entidades vão gerar operações na empresa que vai incorrer em operações, transações que vão gerar fatos contábeis que devem, então, ser registrados pela contabilidade da entidade ou da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (383.4 Kb)   docx (220 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com