TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

Por:   •  15/8/2018  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

                            Patricia Ferreira da Silva

Trabalho da disciplina: GOVERNANÇA CORPORATIVA

                                Tutor: Prof.Ricardo Barbosa Silveira                          

Belo Horizonte/MG

2018

Estudo de Caso de Harvard:

GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

Fraude Contábil na WorldCom

Referência:

Kaplan, Robert S .; Kiron, David;. Fraude Contábil na WorldCom. Harvard

Business Schoo l, 110 – P02, 2007.

Texto do Fichamento:

CONTEXO

O Caso relata a falencia da WorldCom Group, uma empresa do ramo de  telecomunicações de grande porte com faturamento superior a $30 bilhões, $104 bilhões  em ativos e 60.000 funcionários. Comandada por Bernard J. Ebbers(um dos nove investidores  originais) e  Scot Sullivan  (CFO que projetou a fusão com a MCI). Entre  os principais motivos da falencia destaca-se dentro do conceito de governança corporativa, a falta de controles internos e a manipulação de dados estatísticos.

A WordCom teve seu inicio em 1983, e foi originada pela junção da E mpresa LDDS com pequenas empresas de longa distancia. Porém Em 1999, a WordCom tentou adquir a Sprint, mas o departamento de justiça dos EUA não permitiu a fusão e a partir desse bloqueio, Ebber s perdeu a direção estratégica da empresa e a companhia começou a declinar. Ele havia criado na empresa uma cultura de que os funcionários tinham que obedecer a ordem de seus superiores sem poder questiona- las. O rápido crescimento da empresa e a divisão

de vários setores em cidades diferentes não trazia uma organização geral da empresa e cada departamento tinha suas regras e estilo de gerencia.

As operações comerciais continuaram a declinar, o CFO Sullivan decidiu usar dados contábeis para conseguir o desempenho almejado. Sullivan e sua equipe usaram duas táticas principais da contabilidade: reversão de provisionamentos (accruals) em 1999 e 2000, e a capitalização das despesas com linhas em 2001 e 2002.

AUDITORIA

Em agosto de 2001 iniciou-se uma auditoria interna conduzida  Cynt hia Copper na WordCom, onde ela constatou um gastos de bilhões de reais e por isso foi ameaçada por Sullivan para ficar longe da operação. Contratirnado a determinação ela seguiu com a investigação, e foi encontrado gastos de aproximadamente US$ 3bilhões com despesas questionáveis.

FIM DE JOGO

Conforme o Capítulo 11 do Código Americano de Falência, em 21 de julho de 2002, a WorldCom requereu proteção contra falência. Entre 1999 e 2002, a WorldCom superestimara seu lucro antes dos impostos em pelo menos $7 bilhões, um deliberado erro de cálculo se tornou, naquela época, o maior da história. Em seguida, a empresa deu baixa em cerca de $82 bilhões (mais de 75%) de seus ativos. O estoque da WorldCom, antes avaliado em $180 bilhões, tornou-se quase sem valor.

A falência da empresa também prejudicou os serviços prestados pela WorlCom a 20 milhões de clientes de varejo, a contratos governamentais afetando 80 milhões de beneficiários da Seguridade Social, ao controle de tráfego aéreo para a Associação Federal de Aviação, ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com